quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Incentivo à times de futebol por parte de prefeituras

Vejam quem era o patrocinador do time do Ipatinga
Eu sei que o assunto é polêmico e existe uma sensibilidade por parte de alguns em Uberlândia no tocante à destinação de verba pública para uma equipe de futebol profissional. Aceito democraticamente as críticas em contrário, mas o que vemos hoje é que equipes como Boa (ex-Ituiutaba), Ipatinga (hoje Betim) e Araxá chegaram onde chegaram com forte ajuda do Poder Público.

Infelizmente alguns malditos, dentro da própria cidade de Uberlândia, gostam de comparar Uberlândia Esporte com os citados clubes e fazem aquela comparação fraudulenta de que uma cidade deste "tamanhão" não tem um time a sua altura. Ah, tenha dó. O que a cidade faz parte ter um time do seu tamanho? Não me venham comparar com Boa, Araxá e Ipatinga, sem querer citar os times do Tupi (Juiz de Fora), América (Teófilo Otoni), Patrocinense (Patrocínio), Formiga, entre outros por estes rincões de Minas Gerais que só existem porque tem apoio público. Não falo de patrocínios arrumados pela prefeitura, mas de verba pública, através de leis aprovadas.

Precisamos acabar com a hipocrisia de que se tirarmos uma verba mensal para o Uberlândia Esporte, estaremos afetando a saúde, educação, infra-estrutura... A gestão do dinheiro público envolve isto, mas existem muito mais coisas, como lazer, turismo e publicidade que tem verbas destinadas dentro do orçamento público.  Um grande exemplo é o carnaval de Uberlândia, que sempre contou com verbas polpudas, maior até do que o festejado patrocínio que conseguimos do Banco BMG.

Não me entendam mal. Não estou criticando o nosso patrocínio, aliás, eu estou sorrindo até na orelha e com muito orgulho do meu Verdão conseguir, ufa, depois de muitos anos, um patrocínio master decente. E acrescento: devemos agora favor para a Mota Serviços, queiramos ou não, e caso precisemos de dinheiro emprestado, a primeira opção tem que ser a nossa patrocinadora.

"Venha para Varginha"
Mas não é o cerne deste meu texto. Eu fico nervoso cada vez que vejo cidades que não são do "tamanhão" de Uberlândia aprovando projetos de ajuda pública para seus times de futebol e sabem qual foi o primeiro projeto aprovado pela Câmara Municipal de Varginha/MG, uma cidade com quase 130 mil habitantes?


Por isto que só a aumenta a geração pay per view, que é crítica algoz do Uberlândia Esporte. Eles sonham com um Barcelona e moram numa cidade de um time que, pra eles, é um pesadelo. Eu sei que o prefeito Gilmar Machado, declarado e conhecido por ser um torcedor do Verdão, pode ajudar muito mais e eu estou acreditando nisto, já que ainda não temos o time que sonhamos para conseguir o acesso para o módulo I. A realidade nos mostra que Betim/MG, Governador Valadares/MG, Sete Lagoas/MG, Patrocínio/MG, Formiga/MG, Três Corações/MG terão seus times fortes e com ajuda substancial do Poder Público.

Por fim, conversando com um jornalista de Itumbiara/GO esta semana, ele me falou que a cidade está "puta de raiva" com o prefeito que reduziu a verba para o time de futebol de 4 milhões para 1,3 milhões somente para a disputa do campeonato goiano. 

Fiquei com pena deles, e de mim também !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão tolerados comentários que contiverem ofensas, calúnias, difamações, injúrias, denúncias infundadas (existe Ministério Público pra quem quer denunciar), palavras chulas e aqueles totalmente impertinentes à matéria. Siga estas regras e terá sua postagem publicada.

IMPORTANTE: Os comentários feitos não retratam o pensamento dos autores do blog.