Depois que o Clube Atlético Portal (CAP) saiu da Terceirona (Segunda Divisão do Campeonato Mineiro), o CANAL UEC deixou de falar deste campeonato, já que não havia mais nenhum time uberlandense na disputa. Porém, esta semana aconteceu uma reviravolta e isto pode afetar o início do módulo II 2013 e, por consequência, o Uberlândia Esporte Clube. Vou explicar.
O Nacional de Uberaba jogou a partida contra o CAP com o jogador Thiago Carvalho de forma irregular, pois este deveria ter cumprido suspensão de terceiro cartão amarelo tomado em campeonato anterior. No primeiro julgamento, o Nacional foi absolvido. Em recurso para o Pleno do Tribunal de Justiça Desportiva, o Nacional foi condenado em perda de seis pontos, o que daria a vaga para o time do Montes Claros na segunda fase da competição, tirando o Nacional de Uberaba.
Ontem, a Federação Mineira de Futebol publicou notificação à equipe do Montes Claros para que ela manifeste interesse em disputar a sequência da terceirona. O prazo vence hoje às 18 horas. Por outro lado, caso o Montes Claros queira continuar, o que é provável, já que a equipe continua treinando, o presidente do Nacional já afirmou que irá recorrer ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para reverter esta decisão.
Resultado de tudo isto é que a segunda divisão pode paralisar novamente e atrasar o seu término, refletindo assim no início do módulo II de 2013, com previsão anterior de iniciar em fevereiro do ano que vem. Para começar em fevereiro, a Terceirona tem que acabar no máximo até o final de novembro deste ano, já que tem ser realizado o arbitral e depois a publicação da tabela tem que ser com 60 dias de antecedência.
Analisando superficialmente, parece que não é problema nenhum o adiamento do módulo II. Mas financeiramente é um estrago e tanto para equipes como a do Uberlândia, que terá que segurar um plantel para uma competição que pode demorar a começar. Isto é óbvio, porque o Verdão não pode esperar o anúncio do módulo II para contratar, pois pode perder vários bons jogadores que ficam a disposição no mercado em novembro e dezembro deste ano. Como o Verdão anda deficitário e apesar das contas estarem sendo pagas em dia (parceladas, mas estão), o aumento no tempo de contrato de atletas afetará substancialmente o caixa do clube.
A única forma de se evitar tudo isto seria a desistência do Montes Claros. Aguardem as cenas da novela Avenida Bagunça nas próximas horas ...
Renato, a sorte da FEDERAÇÃO METROPOLITANA foi que o IPATINGA caiu para a SERIE C do Brasileiro e de acordo com o calendário da CBF para 2013 a serie C começa somente em 02 JUNHO, dando assim + tempo para ela ir levando com a barriga, eles são adeptos daquele ditado: DEIXAR COMO ESTA PRA VER COMO É QUE FICA.
ResponderExcluirNova sorte da FEDERAÇÃO METROPOLITANA , consta no site da FMF uma nota oficial onde o Montes Claros abre mão da vaga, sendo assim o campeonato da terceirona irá continuar normalmente. Já era esperado pois o Montes Claros não iria ficar quase um mês pagando os jogadores aguardando uma decisão que poderia não ser favorável a eles. Infelizmente esta é a realidade do futebol mineiro, onde a FEDERAÇÃO METROPOLITANA só preocupa com os seus queridinhos: ATLETICO, CRUZEIRO e AMERICA , o resto é o somente o RESTO.
ResponderExcluirMUITO ESTRANHO TUDO ISSO!!!
ResponderExcluirSe não fosse um campeonato organizado pela FMF, ou seja, está tudo NA MAIS "PERFEITA" NORMALIDADE.