quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Tapetão na Terceirona pode prejudicar início do módulo II 2013


Depois que o Clube Atlético Portal (CAP) saiu da Terceirona (Segunda Divisão do Campeonato Mineiro), o CANAL UEC deixou de falar deste campeonato, já que não havia mais nenhum time uberlandense na disputa. Porém, esta semana aconteceu uma reviravolta e isto pode afetar o início do módulo II 2013 e, por consequência, o Uberlândia Esporte Clube. Vou explicar.

O Nacional de Uberaba jogou a partida contra o CAP com o jogador Thiago Carvalho de forma irregular, pois este deveria ter cumprido suspensão de terceiro cartão amarelo tomado em campeonato anterior. No primeiro julgamento, o Nacional foi absolvido. Em recurso para o Pleno do Tribunal de Justiça Desportiva, o Nacional foi condenado em perda de seis pontos, o que daria a vaga para o time do Montes Claros na segunda fase da competição, tirando o Nacional de Uberaba.

Ontem, a Federação Mineira de Futebol publicou notificação à equipe do Montes Claros para que ela manifeste interesse em disputar a sequência da terceirona. O prazo vence hoje às 18 horas. Por outro lado, caso o Montes Claros queira continuar, o que é provável, já que a equipe continua treinando, o presidente do Nacional já afirmou que irá recorrer ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para reverter esta decisão.

Resultado de tudo isto é que a segunda divisão pode paralisar novamente e atrasar o seu término, refletindo assim no início do módulo II de 2013, com previsão anterior de iniciar em fevereiro do ano que vem. Para começar em fevereiro, a Terceirona tem que acabar no máximo até o final de novembro deste ano, já que tem ser realizado o arbitral e depois a publicação da tabela tem que ser com 60 dias de antecedência.

Analisando superficialmente, parece que não é problema nenhum o adiamento do módulo II. Mas financeiramente é um estrago e tanto para equipes como a do Uberlândia, que terá que segurar um plantel para uma competição que pode demorar a começar. Isto é óbvio, porque o Verdão não pode esperar o anúncio do módulo II para contratar, pois pode perder vários bons jogadores que ficam a disposição no mercado em novembro e dezembro deste ano. Como o Verdão anda deficitário e apesar das contas estarem sendo pagas em dia (parceladas, mas estão), o aumento no tempo de contrato de atletas afetará substancialmente o caixa do clube.

A única forma de se evitar tudo isto seria a desistência do Montes Claros. Aguardem as cenas da novela Avenida Bagunça nas próximas horas ...

3 comentários:

  1. Renato, a sorte da FEDERAÇÃO METROPOLITANA foi que o IPATINGA caiu para a SERIE C do Brasileiro e de acordo com o calendário da CBF para 2013 a serie C começa somente em 02 JUNHO, dando assim + tempo para ela ir levando com a barriga, eles são adeptos daquele ditado: DEIXAR COMO ESTA PRA VER COMO É QUE FICA.

    ResponderExcluir
  2. Nova sorte da FEDERAÇÃO METROPOLITANA , consta no site da FMF uma nota oficial onde o Montes Claros abre mão da vaga, sendo assim o campeonato da terceirona irá continuar normalmente. Já era esperado pois o Montes Claros não iria ficar quase um mês pagando os jogadores aguardando uma decisão que poderia não ser favorável a eles. Infelizmente esta é a realidade do futebol mineiro, onde a FEDERAÇÃO METROPOLITANA só preocupa com os seus queridinhos: ATLETICO, CRUZEIRO e AMERICA , o resto é o somente o RESTO.

    ResponderExcluir
  3. MUITO ESTRANHO TUDO ISSO!!!

    Se não fosse um campeonato organizado pela FMF, ou seja, está tudo NA MAIS "PERFEITA" NORMALIDADE.

    ResponderExcluir

Não serão tolerados comentários que contiverem ofensas, calúnias, difamações, injúrias, denúncias infundadas (existe Ministério Público pra quem quer denunciar), palavras chulas e aqueles totalmente impertinentes à matéria. Siga estas regras e terá sua postagem publicada.

IMPORTANTE: Os comentários feitos não retratam o pensamento dos autores do blog.