sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Chave A do módulo II 2013: grupo da morte?


Por Sérgio Kennedy (*)

No arbitral, os dirigentes dos clubes classificados se reuniram na Federação Mineira de Futebol (FMF) e juntos discutiram sobre o campeonato mineiro módulo II de 2013. Ficaram acordados que seriam chaves regionais e a chave A, em principio, ficou definida assim: Uberlândia, Uberaba, URT, Mamoré, Patrocinense e Guaxupé. 

Porém, a primeira mudança já aconteceu. O Democrata de Sete Lagoas conseguiu perante o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) o seu acesso, rebaixando o Guaxupé, através de interpretação do regulamento. 

Já é sabido que os principais clubes mineiros procuram elaborar o campeonato principal de acordo com seus interesses e neste caso a FMF sempre apoia afinal clubes como Cruzeiro, Atlético e América, que são considerados elite do futebol nacional (embora o América figure na série B). Até ai tudo bem. O preocupante é o acesso a este campeonato. Os times de Belo Horizonte que disputam o módulo I preferem viagens curtas ou vantagens nas viagens longas. Desse modo, clubes como Mamoré e Democrata (que estão na nossa chave) levam expressiva vantagem e eu explico por que:
 
Democrata de Sete Lagoas: conseguiu sua primeira vitória (desbancou o Guaxupé) e por estar perto da capital e da FMF é fácil ver a preferência pelo clube na elite, isso sem levar em conta o estádio, que até a pouco tempo serviu os principais clubes mineiros já citados.
 
Mamoré: muito foi divulgado que o Nacional de Nova Serrana será Nacional de Patos, que tem parceria com o Cruzeiro, que por sua vez mantém forte influência junto à FMF, tanto é que já está marcado para o dia 27 de janeiro de 2013 um amistoso entre Mamoré e Cruzeiro, onde a equipe de Patos de Minas pagará uma cota de participação, de valor não divulgado, ao Cruzeiro. Além de fornecer fretamento aéreo no trecho Belo Horizonte/Patos de Minas/Belo Horizonte, ônibus para transporte dos atletas, hospedagem e alimentação para uma delegação de 35 pessoas. 

Desse modo e por tais motivos os clubes da nossa chave podem pôr as barbas de molho e, digo sinceramente, que não basta ficar de olho aberto porque politicamente já perdemos feio. Caberá ao nosso Verdão apresentar um bom futebol, ganhar seus jogos e ainda torcer para que os árbitros não estejam mau intencionados.
 
Se não bastasse isso, teremos fortes adversários proporcionando grandes clássicos regionais onde sairão bons espetáculos de futebol. Será uma verdadeira batalha onde (possivelmente) os melhores (talvez) não vençam, afinal estamos no grupo da morte – “ao quadrado”. 

(*) Sérgio Kennedy é colunista do CANAL UEC e membro da Associação Amo Verdão 

3 comentários:

  1. Mais isso eu já falei aqui tem uns 2 meses.Eu disse que era melhor fazer as chaves sem ser regionalizadas,eu prefiro que o time faça longas viagens(é só ir uns dias antes pra descansar)mais pegasse adversarios menos fortes e com menos rivalidade,menos torcida no estadio etc...
    Mais a diretoria do UEC preferiu nem pensar nessa possibilidade,alegando que viagens curtas é melhor.Isso é lamentavel,pq o nosso grupo é TERRIVEL.Além dos times como Mamoré,URT estar com MUITO dinheiro em caixa,e estao montando ótimos times(pelo menos em nome),ainda tem o patrocinense que sempre monta bons times pela parceria com o santo andré,e tambem tem dinheiro em caixa.Ainda tem o democrata que com certeza terá beneficios,já que é do lado de BH,e já mostraram que sao capazes de fazer qualquer coisa pra alcançar os objetivos,mesmo que nao consiga dentro de campo,eles tem outros meios.E por fim tem a mimosa,que pode até nao montar um bom time,mais querendo ou nao,nós temos que assumir,é sempre ruim jogar contra eles devido a rivalidade,por mais forte que nós sejamos,no clássico as coisas se igualam e tudo pode acontecer.
    Vai ser dificil com certeza,mais tenho fé que consiguiremos subir.Confio na montagem do elenco que está sendo feita,e confio principalmente no Angelo,mais tenho minhas duvidas quanto ao Ze humberto.
    Vamos esperar o mes de janeiro dirá muitas coisas pra nós...

    ResponderExcluir
  2. Temor,insegurança é assim que os Torcedores do UEC começam tdos Campeonatos, nos últimos 6 anos.

    ResponderExcluir
  3. Rapaz...Que conversa fiada! Saindo do foco para depois ter em quem por a culpa pelos próprios fracassos. Conversa mais antiga do futebol...Vocês se lembram muito bem de 2012...tentaram manipular o campeonato desde o regulamento até decorrer das partidas...e ainda assim...
    Boa sorte pra vocês dentro de campo, porque fora dele vocês se lançam ao azar!

    ResponderExcluir

Não serão tolerados comentários que contiverem ofensas, calúnias, difamações, injúrias, denúncias infundadas (existe Ministério Público pra quem quer denunciar), palavras chulas e aqueles totalmente impertinentes à matéria. Siga estas regras e terá sua postagem publicada.

IMPORTANTE: Os comentários feitos não retratam o pensamento dos autores do blog.