sábado, 25 de dezembro de 2010

Verdão é a segunda opção dos torcedores de Uberlândia


O Instituto Veritá realizou uma pesquisa em 2008 e apontou que o Uberlândia Esporte Clube é a segunda opção dos torcedores de times de futebol na cidade de Uberlândia.

A pesquisa apontou que Flamengo (28,5%), Corinthians (15,5%), São Paulo (14,5%), Vasco (10,6%), Palmeiras (,2%), Cruzeiro (6,3%) e Atlético-MG (3,9%) são os times com maior torcida.

Realmente são pouquíssimos os torcedores que tem o Verdão como o único time do coração, pois a imensa maioria torce para um outro time. Isto reflete os vários anos com falta de títulos e equipes competitivas do Uberlândia Esporte, que teve seu grande título de expressão há 26 anos, quando foi campeão da Série B em 1984.

O resgate do torcedor do Uberlândia para os estádios é um processo demorado, que demanda um forte trabalho de marketing junto à crianças e jovens, mas principalmente a solidificação de um competente departamento de futebol, com montagens de times altamente competitivos, que é o produto a ser "vendido" pelo clube.

No segundo semestre de 2010 houveram avanços no que tange a contratação de uma excelente comissão técnica, liderada por Moacir Júnior e que coroou com a contratação do diretor de futebol Marcelo Araxá. Mas no que tange ao tratamento ao torcedor, infelizmente, ainda estamos longe de um ideal.

A começar pela venda antecipada de ingressos, que acontece somente na Boutique Verdão Mania. Pelo tamanho da cidade de Uberlândia, onde é possível andar mais de 20 km de um canto a outro, é logisticamente inviável que os ingressos antecipados sejam vendidos em apenas um lugar na cidade. Entendo que deveriam ser disponibilizados mais locais de venda, nos cinco setores de Uberlândia. Isto, inegavelmente, aumentaria o volume de vendas dos ingressos e o torcedor ficaria mais estimulado em comparecer aos jogos.

Depois vem outro problema, o horário dos jogos. Continua-se marcando jogos no horário das 10h30, horário típico de times amadores e altamente não recomendado por especialistas em atividade física a prática de esportes nesta parte do dia. Pra piorar, o torcedor é obrigado a ficar "cozinhando" debaixo daquele sol quente, numa falta de respeito e total despreocupação com aquele que é o maior patrimônio do clube.

Por fim, a compra de ingressos no estádio Parque do Sabiá sempre com poucos vendedores, principalmente quando há a expectativa de bom público, o que transforma num grande tumulto, como aconteceu no jogo entre Uberlândia x Uberaba, que também teve graves problemas com a entrada, já que haviam somente duas catracas abertas no setor da arquibancada comum (azul).

Claro que o torcedor quer é um time bom, mas muita gente fica desanimada em ir ao estádio e apoiar o Verdão, se este é relevado e é precariamente atendido, seja para comprar ingresso e comodidades para assistir uma partida de futebol. 

Por isto, o Verdão é a segunda opção dos torcedores de Uberlândia. A primeira opção, a TV, se assiste o jogo sentando em um bar (ou na poltrona de casa), sem sol esturricando a cabeça e sem confusão para entrar ou sair. Lógico que assistir um jogo no estádio é muito melhor, mas dificuldade para comprar ingresso, dificuldade para entrar no estádio e dificuldade para permanecer um jogo inteiro tem desanimado muita gente.

O torcedor do Verdão é o maior patrimônio do clube e ele merece ser mais bem atendido e respeitado.



8 comentários:

  1. Isto é obvio.

    O MENGÃO sempre estara nos corações dos uberlandenses.

    Feliz Natal a todos os flamenguistas (uberlandenses) e rumo ao Heptacampeonato.

    ResponderExcluir
  2. o torcedor não entende que o flamengo não precisa da aposta dele

    ResponderExcluir
  3. Avaliação correta sobre a situação por que passa o torcedor do Verdão. Ele não sofre apenas com os péssimos resultados em campo e com a longa ausência de títulos. Sofre com a falta de condições de acesso ao estádio, com a escassez de bilheterias nos dias de jogos, com a falta de outras opções onde comprar o ingresso antecipado e com o horário dos jogos: ruim para os atletas, péssimo para o torcedor que fica "tostando" sob sol escaldante.

    ResponderExcluir
  4. concordo em parte com o comentário do Rafael.

    apenas discordo referente ao acesso ao estádio.

    o sabia tem um dos melhores acessos do Brasil. Largas avenidas, estacionamento facil e grande comodidade.abraços, Rui

    ResponderExcluir
  5. Nós da nação rubro negra Uberlandenses e Uberlandinos amamos também o Verdão.
    O problema são os ditadores que estão sentados no trono da diretoria que atrapalham nosso crescimento.
    O Everton tem que conscientizar que não tem competência para administrar nosso Verdão.
    Nunca ganhou nada, acabou com nosso Juca Ribeiro e até hoje não teve coragem para informar aos Beneméritos como está a situação financeira do clube e onde está sendo aplicado o suposto um por cento do Bretas. Administra sem transparência, não publica o balanço financeiro e ainda teima em continuar sentado no trono de presidente.
    FORA EVERTON...

    ResponderExcluir
  6. O Verdão é como o América do Rio, ou o Juventus de São Paulo. Tem torcedores, mas normalmente são a segunda opção dos mesmos.

    Sinceramente, não conheço nenhum torcedor que tenha o UEC como único time do coração!

    ResponderExcluir
  7. Num sei não, mas acho que a torcida do Cruzeiro cresceu muito nos últimos anos aqui no triângulo....Haja vista os jogos que fez aqui no Brasileirão...A do Flamengo e Corinthians são as maiores, mas penso que o Cruzeiro vai crescer consideravelmente nos próximos anos.

    Dá-lhe Zero. Sou Mineiro Uai, Sou Cruzeiro.

    ResponderExcluir
  8. estou querendo ir embora para uberlândia e gostaria de torcer também para o verdão,sou torcedor do cruzeiro,gosto muito do triángulo mineiro,pretendo ir embora o mais breve possível.

    ResponderExcluir

Não serão tolerados comentários que contiverem ofensas, calúnias, difamações, injúrias, denúncias infundadas (existe Ministério Público pra quem quer denunciar), palavras chulas e aqueles totalmente impertinentes à matéria. Siga estas regras e terá sua postagem publicada.

IMPORTANTE: Os comentários feitos não retratam o pensamento dos autores do blog.