sábado, 25 de dezembro de 2010

Força de um verdadeiro gigante

Em um dos muitos livros de direito que já li, me lembro de ter deparado com um prefácio de uma jurista que escrevia sobre direito comercial, de quem neste momento injusta e lamentavelmente esqueço a autoria, mas que dizia: “se eu tivesse de falar de literatura, falaria sobre Hemingway. Se tivesse de falar sobre música, falaria de Beethoven... Se tivesse de falar de amor, citaria minha mãe...” Parafraseando a jurista, absolutamente, se eu tivesse de falar sobre um homem honesto, de valor e honorável, falaria do meu pai, dr. José Aparecido Martins, e se fosse falar sobre futebol, outro não seria o assunto senão as sendas do nosso Uberlândia Esporte.

O filósofo e teólogo argelino Santo Agostinho, em sua imensa sabedoria, ensinou: “Pregue, pregue sempre. Pregue muito a todo o momento. E..., quando precisar..., fale!”. Ou seja, o exemplo é muito mais importante do que são as palavras. 

Acontece, entretanto, que em algum momento temos que falar! E eu, em todo fim de ano, tenho tido a honra de ver nesse CORREIO de Uberlândia publicadas algumas linhas sobre o nosso Uberlândia Esporte Clube. 

Passado o choque de uma triste e dolorida derrota para o nosso arqui-rival (Machado de Assis disse que “as feridas da alma são tratadas com carinho, atenção e paz”), foi com muita alegria que testemunhei, recentemente, a inauguração das instalações do “Ninho do Periquito”, na Vila Olímpica do Uberlândia Esporte, obra de imenso valor financeiro e, principalmente, esportivo, que muito nos orgulha. 

A batalha empreendida e enfrentada pelos abnegados Everton Magalhães, Guto Braga, Roque Bridi, Fernando Luis Pereira Lima, Wilfrefinho, Breda, Paschoal Lorecchio, José Hamilton e Adnílson, Alessandro Marques, Kadmus Oliveira, Renato Rodrigues, Flaviano, Márcio Reis Maia, José Luiz Rodrigues, vários políticos, patrocinadores, além de inúmeros outros colaboradores que, neste momento, injustamente, deixo de citar, ainda não está vencida, mas sua vitória, acreditem, está bem próxima.

Importante também citar a oposição justa, necessária e inteligente que tem sido elegantemente conduzida pelos mestres dr. Sebastião Lintz, Odomires e Mário Borges. As questões que os mesmos entenderam por tornarem públicas só servem para lapidar e melhorar ainda mais as gestões que têm sido elaboradas pelos atuais comandantes do Verdão. Ademais, toda organização ou instituição política, social ou desportiva precisa de pessoas atentas e desprendidas, tornando-a mais forte após o debate. 

O título do artigo, portanto, não é por acaso. O Uberlândia Esporte é um gigante e assim deverá sempre ser tratado. Se o seu gigantismo é de nascença, se o seu gigantismo foi conquistado ou se, por fim, o seu gigantismo lhe foi imposto, fica para a análise de cada um. De cada jovem, de cada homem e mulher desta imensa cidade, que dela queira o de bom e o de melhor. E o futebol, esta incrível e fascinante festa popular, não pode ficar de fora desta legítima agenda. Viva Verdão! Você é força e tradição!

Luiz Martins Netto
Advogado – Uberlândia – MG - luiznetto@netsite.com.br

Fonte: Jornal Correio - Edição de 21/12/2010

7 comentários:

  1. RENATO,

    VAMOS LANÇAR O MOVIMENTO CONTRATA O TULIO MARAVILHA...

    O CARA JOGA MAIS QUE QUALQUER UM DO VERDÃO...

    O CARA QUER CHEGAR A MARCA DOS 1000 GOLS A TODO CUSTO...

    ABRAÇOS, RUI

    ResponderExcluir
  2. Rui, o Túlio vai jogar pelo Botafogo-DF em 2011. Já está contratado.

    ResponderExcluir
  3. o cara gosta de $$$$

    quem paga mais leva o cara...

    Abraços, Rui

    ResponderExcluir
  4. José Aparecido, que saudade de você...
    Foi presidente do Verdão. Honesto e competente amava ou ama o Verdão com toda a força do seu coração.
    Amigo e pessoa querida de todos nós, diferente de certas pessoas.
    Jamais levantou a voz contra a torcida, sempre tratou a imprensa com carinho e respeito. Humilde costumava assistir os jogos junto a torcida, deu exemplo honestidade e amor.
    Que DEUS te proteja...

    ResponderExcluir
  5. anonimo (puxa vida, você poderia ter se identificado!),

    agradeço de coração as palavras ditas com relação ao meu pai.

    grande consideração. Muito obrigado. Quem tem consideração para com o meu pai também considero como grande amigo.

    agradecidamente,

    Luiz Martins Netto

    ResponderExcluir
  6. Dr. Luiz Matins Netto, o que mais me impressiona não o amor pelo futebol, esse esta presente no coração de muitos homens. Já o amor pelo time que leva o nome da sua terra, esse sim louvavel. Essas palavras sao extensivas ao. Dr. Renato Rodrigues, filho que adotou e foi adotado por essa terra maravilhosa.... Uberlandia hj eu entendo porque seus filhos, naturais e adotivos sao tao orgulhosos de te pertencerem.

    ResponderExcluir
  7. Dr. Luiz Matins Netto, o que mais me impressiona não o amor pelo futebol, esse esta presente no coração de muitos homens. Já o amor pelo time que leva o nome da sua terra, esse sim louvavel. Essas palavras sao extensivas ao. Dr. Renato Rodrigues, filho que adotou e foi adotado por essa terra maravilhosa.... Uberlandia hj eu entendo porque seus filhos, naturais e adotivos sao tao orgulhosos de te pertencerem.

    ResponderExcluir

Não serão tolerados comentários que contiverem ofensas, calúnias, difamações, injúrias, denúncias infundadas (existe Ministério Público pra quem quer denunciar), palavras chulas e aqueles totalmente impertinentes à matéria. Siga estas regras e terá sua postagem publicada.

IMPORTANTE: Os comentários feitos não retratam o pensamento dos autores do blog.