Para os corneteiros que acham que fazer futebol no interior é fácil e que é possível fazê-lo sem ajuda do Poder Público, está para acontecer mais uma prova de que sem ajuda de dinheiro de um ente estatal, dificilmente se consegue sair do lugar.
A cidade de Nova Serrana, na administração do prefeito Paulo César de Freitas, investiu forte na construção de um estádio (Arena do Calçado) e conseguiu patrocínios que junto com verbas da Prefeitura alcançaram cifras de 3 milhões de reais para o Nacional. No site oficial da equipe, o presidente Amarildo confirmou que a equipe deixará a cidade de Nova Serrana pelo fato do prefeito eleito, Joel Martins, "não gostar de futebol".
Já está praticamente fechada a transferência do Nacional para a cidade de Betim/MG, há 100 quilômetros de Nova Serrana. O prefeito de Betim que estava em dúvida se traria o Nacional ou o Ipatinga acabou decidindo pela vinda da equipe de Nova Serrana.
A partir de janeiro de 2013, o Nacional (até então "de Nova Serrana") se chamará Nacional de Betim, e assim a cidade da região metropolitana de Belo Horizonte terá de cara um time da primeira divisão do mineiro e o mais provável que os seus jogos sejam realizados no estádio Independência, na capital mineira. Cruzeiro, Atlético e América agradecem, já que nem terão que se deslocar para jogar contra o Nacional no mineiro.
Mas o intuito desta matéria foi justamente mostrar aos nossos internautas que é impossível fazer futebol de qualidade sem ajuda do Poder Público. Temos exemplos de equipes mudando de cidade (Boa e Grêmio) e outras fechando (Rio Branco de Andradas/MG) por falta de apoio do poder público municipal.
Dentro ainda de Minas Gerais, vale lembrar que o Corujinha, atual prefeito de Varginha, não se reelegeu e os irmãos Moraes estão trabalhando forte junto com o deputado federal Wellington Prado no sentido de agilizarem a obra da construção do novo estádio de Ituiutaba e um centro de treinamento para que a equipe volte ao pontal do Triângulo Mineiro. E sabem por que? A prefeitura de Ituiutaba nunca negou recursos públicos ao time do Boa. Todos campeonatos tiveram verbas de 600 mil reais para o time.
Mesma situação encontra-se o Araxá. A equipe da Dona Beja está sendo agraciada com 500 mil reais, através de lei votada na Câmara Municipal de Araxá, aprovada por maioria, para a disputa do mineiro módulo I. As prefeituras de Patrocínio/MG e Patos de Minas/MG também sempre colaboraram e muito com suas equipes profissionais de futebol.
Só aqui em Uberlândia que somos sensíveis demais e acreditarmos que se direcionarmos uma pequena verba mensal para a equipe de futebol que representa a cidade teremos dinheiro desviado da saúde, segurança e educação. É mole?
Renato, vc sabe se na décado de 80 o UEC tinha ajuda da PMU?
ResponderExcluirDécada de 80 a Prefeitura simplesmente cedeu toda a área para o Uberlândia Esporte Clube construir a Vila Olímpica. Além disto, o grupo Algar, na época chamado Grupo ABC, patrocinava forte a equipe.
Excluirse for para gastar dinheiro público em time do futebol,então deve se municipalizar a equipe,deixando a merce do prefeito a escolha do seu gestor,tornando o time um orgão público,se não for assim,esquece,o município tem outras priores,dinheiro publico é do povo,e devemos salientar que a nossa cidade não é composta somente de uma torcida,e um conjunto que abrange clubes de futebol de todo país!!!
ResponderExcluirEntendedor, entendo seu pensamento e eu mesmo já pensei assim. Mas depois que você vê a Prefeitura de Uberlândia bancando vários eventos para entidades privadas, bancando carnaval e outras coisas mais e sabendo que existe dentro do orçamento definições para onde o dinheiro tem que ir, ou seja, tantos milhões será gasto com saude, outros tantos com educação e outros tantos para publicidade, eu não vejo como usurpação do dinheiro público a destinação simbólica de 600 mil anuais para um orçamento de publicidade de 20 milhões anuais para ajudar uma equipe de futebol que hoje "envergonha" a cidade.
Excluirconcordo,porem não se justifica um erro com outro erro!!!
Excluirmeus idealizadores deste blog,devemos trabalhar e para moralização dos gastos públicos,e não apoiar mais estravagâncias com o nosso dinheiro,por exemplo ,cidade precisa demais vias de acessos sobre o rio uberabinha para desafogar o fluxo de veiculo no hiper centro,precisamos moralizar,e dar um basta nesta pouca vergonha!!!!baseado na lógica,é inconsebivél esta idéia!!!
ExcluirEntendedor, a cidade por ser composta por torcidas de vários times, mas só um leva o nome dela e tem sede aqui.
ResponderExcluirInfelizmente os times que não tiverem uma parceria forte com o poder público, não necessariamente colocando dinheiro no time, sucumbirão.
Marcos Alves, mais um sensato na torcida...
ExcluirO Uberlandia nunca teve esse tipo de apoio da Prefeitura.
Voce e mais um que poderia se intitular de verdade de ENTENDEDOR.
o time e uma entidade privada,e num vem com essa conversa que não tem fins lucrativos,isso e balela,uma coisa e torcer ,e a outra coisa e sermos racionais,não podemos falar pela paixão,afinal se nem as empresas querem investir,porque eles devem ter seus motivos ,não acham???eu apoio a prefeitura ,tem tantas coisas de mais importância para se preocuparem,nossa cidade precisa de muitas bem feiturias,como -educação,creches,pavimentação em muitas ruas,investimento na saúde,então meus companheiros apaixonados e irracionais,e preciso pensar num todo,futebol e coisa secundária,e ate mesmo irrelevante diante tantos compromícios do poder público com a sociedade como um todo!!!!
ResponderExcluiresqueci de um detalhe seu marcos,or qual objetivo deve ser propagado o nome de uberlândia??investimentos de empresas?ou vinda desenfreada de mais pessoas ,aumentando o caus,e trazendo consequências,tais como desemprego,aumento da violências ,ou satisfazer o ego das grandes empresas,aumentando a mão de obra no mercado,e com isso gerando a diminuição da renda percapita do muncípio,mais talvez seja pra satisfazer o ego,só para acharmos que somos mais que os outros municípios brasileiros,grande bosta!shua shua,e de chorar!!!
ResponderExcluirEsse Marcos Alves e um sonhador virou conselheiro do Uberlandia e agora acha que deus que sabe tudo suas opinioes por aki enche o saco viu
ResponderExcluirSilva (é seu nome mesmo?), tenho muito orgulho de ser conselheiro e trabalhar junto com outras importantes forças, como a Amo Verdão, em busca de tempos melhores para o NOSSO clube.
ResponderExcluirNão aceitar opiniões contrárias, além de anti-democrático, é uma demonstração clara de falta de argumentos.
Esse aí que se intiula "ENTENDEDOR", na verdade não entende merda nenhuma.....ou é torcedor de outro time, ou detesta futebol, ou então quer ser moralista demais, e aí, vamos correr atrás da ficha de muitos moralistas que temos por aí...
ResponderExcluirOlha só, entendedor, todo município possui verbas destinadas a determinados setores, inclusive a esporte, lazer, e o principal, publicidade, onde pagamos muito caro para alguns atores globais fazerem propaganda de uma coisa que nunca viram.....então, não venha com essa balela de desvio de verba.....ou vc é a fovor só de liberação de verbas para o nosso "lindo" carnaval de rua?
seu candim,eu sou contra tanbém,dinheiro publico tem que ser gasto de uma maneira coesa,e você sabe tão bem quanto eu,que o nosso time tem mais problemas adiministrativo do que financeiro,e alem do mais cometeram um grande erro de passar o Juca ribeiro para o bretas,se eles tivessem feito dali um estacionamento teriam mais retorno do que com este hipermercado,então meu amigo dinheiro publico não e privado,esquece essa idéia maluca!!!!
ExcluirConcordo que o dinheiro publico é dos moradores que pagam impostos,porém eu tambem pago,e eu DETESTO carnaval,e a PMU banca o carnaval da cidade(que por sinal é um fracasso).Ta na hora de algumas pessoas pensarem um pouco antes de falar asneiras não é mesmo "entendedor"?
ResponderExcluirE eu tambem concordo que a cidade precisa melhorar a educaçao,saude,infra-estrutura,porém ninguem aqui quer que se desvie dinheiro de um lugar para investir em outro,do mesmo jeito que nao se pode desviar o dinheiro da publicidade,do esporte,do lazer,da cultura,e se destinar a saúde,segurança,educaçao e etc não é mesmo?
Seja racional,pense um pouco e perceba,o orçamento da cidade é suficientemente grande para TODOS os setores,inclusive para um patrocinio ao time de futebol que leva o nome da mesma.
Só ignorante acha que aporte de prefeitura para time tira dinheiro da educação e da saúde. Tira do ESPORTE, fico imaginando a prefeitura fazendo o mesmo que Ituiutaba, colocando R$ 600 mil por campeonato, enquanto Morumbi, Canaã e Shopping Park não tem campos poliesportivos. A cidade é tão rica em esporte em esporte que em mais de 10 anos de basquete profissional, qual o jogador formado na cidade??? Me fala um jogador de futebol de ponta de Uberlândia.
ResponderExcluirA função da prefeitura é cuidar pela qualidade de vida da população, e qualidade de vida não é sentar na arquibancada e comer cachorro quente, batata frita e beber refrigerante. No ESPORTE a prefeitura tem muito a fazer ao invés de enriquecer um ou outro, não me venham com conversa fiada de Boa e Nacional, não são clubes esportivos, são empresas privadas, que tem cara lucrando e muito as custas da inocência dos outros.
Eu quero o UEC grande e forte, no lugar que o clube e a cidade merecem estar, mas sem esmola ou politicagem barata.
Se o problema do UEC fosse só dinheiro, teriamos sido semifinalistas em 2010, com a 4ª maior folha, ou então teriamos subido em 2011 e 2012, sempre entre os dois maiores investimentos. Aqui é sempre assim, a culpa é sempre externa.
Não entendo quem quer comparar uma equipe com quase 100 anos de tradição com uma "loja" sem história (e sem divida, afinal nunca fez nada) e que sobe de divisão as custas de jogadores emprestados.
O dinheiro da prefeitura de Ipatinga e de Nova Serrana foi todo pro bolso dos donos, pois só tinham jogadores emprestados.
A inocência (ou fanatismo) de alguns é algo incrivel.
Obs.: Propaganda para a cidade é aparecer no jornal com 99% de esgoto tratado, seria aparecer com indice baixo de criminalidade, sistema de saúde bom (e a saúde passa pela participação da população no esporte)
ALGUEM AQUI TEVE VONTADE DE MORAR EM VARGINHA PQ TEM UMA FAIXA NO ESTADIO DE LA???? FRANCAMENTE....
ate que enfim alguém sensato,parabens danilo voce foi perfeito em sua explanAção!!!
ExcluirDanilo, também sou contra tirar dinheiro do esporte. Como um especialista em administração pública, posso lhe garantir que é possível patrocínio da Prefeitura sem tirar dinheiro da saúde, segurança, educação, esporte, desenvolvimento e infra-estrutura. Não é simples, mas é totalmente viável.
Excluirah,deixa eu ver se eu entendi bem,a prefeitura tem direito de pagar atrizes globais,para vim aqui na nossa cidade e fazer uma propraganda de 30 segundos que vai ao ar somente na tv integraçao,e esse ator receber um ABSURDO de dinheiro PÚBLICO.Por outro lado a prefeitura nao pode pegar esse mesmo dinheiro gasto ATOA,e investir no clube de futebol que leva o nome da cidade?
ResponderExcluirDanilo e "Entendedor",francamente,só nao me exauto por que sei que voces nao sao torcedores do UEC e duvido que até mesmo morem na cidade de uberlandia,e estao aqui apenas para tentar perturbar e encher a paciencia.Fazer oq né,o espaço é publico(eu sou a favor de que seja publico mesmo).
Parabens ao canal UEC por aceitar todos os tipos de opiniões,por mais insanas que elas são.
HAJA PACIENCIA COM PESSOAS IGNORANTES!!!
joão paulo,opinião insana é lesar os cofres públicos,tirando dinheiro de impostos de muitos cidadãos, que nem mesmo de futebol gosta,insana e você agir com emoção e deixar de lado razão,insano e comparar o erro com certo pra justificar outro erro,olha eu também condeno essa falsidade do poder publico com este exagero de propagandas com atores que não sabem nem onde e o morada nova!!!se os verdadeiros torcedores quiserem ajudar sejam sócios torcedores da equipe e ai cada um faz o que quer com seu dinheiro!!!!
ResponderExcluirNovidades. Destino pode ser Pouso Alegre http://www.jornaldiario.com.br/?p=680
ResponderExcluir