quinta-feira, 9 de agosto de 2012

"Fi-lo porque qui-lo"



A repercussão do fato do Uberlândia Esporte Clube não ter participado da fase seletiva do campeonato mineiro infantil e juvenil tem sido chamado por muitos de incompetência, falta de leitura, despreparo e tudo quanto é adjetivo para qualificar o que tem sido entendido como um erro, pois partem do pressuposto de que queriam participar dos certames, porém, erraram e acabaram se dando mal. Está é a teoria inicial, até mesmo porque ninguém, senão somente aqueles que participaram dos fatos, podem esclarecer e estes, pelo que parecem, não querem falar absolutamente nada sobre o assunto.

Nós que gostamos muito deste manto sagrado alviverde e que torcemos para que as categorias de base do Verdão produzam novos talentos, vimos esta não participação das equipes infantil e juvenil no mineiro como um verdadeiro retrocesso. Era a oportunidade de trabalhar bem estes jogadores, dar mais cancha e colocá-los frente a frente com equipes que investem pesados nas bases como é o caso de Cruzeiro, Atlético, América e Funorte.

Mas nada me tira da cabeça e insta frisar que é apenas uma teoria minha, não confirmada por ninguém no UEC, de que esta não participação foi totalmente proposital. Não é loucura minha, está provado documentalmente (ou digamos, "internautalmente"). Na convocação dos clubes para o conselho técnico  do campeonato mineiro infantil e juvenil, realizado pelo Boletim nº 001/012 da Federação Mineira de Futebol (FMF), foram chamados vários clubes, inclusive o Uberlândia Esporte Clube. Este tipo de convocação não se faz apenas por internet, como também via fax para as equipes. 

A reunião do arbitral foi marcada para o dia 19 de abril de 2012, às 14 horas, na sede da FMF e obviamente o UEC sabia deste arbitral. Se não foi, foi porque não quis. Deveria ter mandado um representante para participar, até mesmo porque foi convocado e está bem claro no termo que é "primeira e única convocação".

Não se trata de leitura mal feita de edital ou interpretação errada. Houve a convocação e deveriam ter mandado alguém lá. O motivo da decisão de não comparecer, eu desconheço por completo e acho até estranho ser uma surpresa para alguns no UEC, o fato de que agora, em agosto de 2012, não terem sido chamados para participar da primeira fase do mineiro do infantil e juvenil. Já sabiam faz tempo !!!

Engraçado que houve um esforço muito grande para que o time de júnior participasse da fase seletiva e completo descaso com o infantil e juvenil, onde realmente os jogadores são formados.

De qualquer forma, lamentável sob todos os aspectos. Eu sei que tem gente que não está nem aí com categorias de base, mas todo clube que quer ser grande tem que investir e muito neste tipo de trabalho, porque a formação de jogadores com o perfil que o clube quer, facilita e muito na construção de uma equipe profissional quanto na busca de receitas para o clube.

Mas o erro de não querer participar já foi decidido em abril deste ano e lamento se o pressuposto para esta decisão tenha sido o financeiro, porque o prejuízo maior será no futuro, num breve futuro...

------

P.S.: confiram o link da convocação dos clubes para o conselho técnico do infantil e juvenil: clique aqui 

2 comentários:

  1. caro amigo acompanho a categoria de base desde o começo do craque do futuro ea minha humilde opiniao e que meteram a mao no dinheiro sabiam de tudo e para nao gastar fingiram NAO SABER deixando os meninos na espectativa. VÇS SABEM QUE ISSO TEM MAO DO EVERTON ELE CONTINUA NA BASE DOS JUNIORES ENCHENDO O SACO DOS ATLETAS QUE SO JOGANDO PORQUE O FILHO DELE JOGA SE NAO TERIA ESQUECIDO TAMBEMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM.

    ResponderExcluir
  2. Renato,se isso for mesmo a verdade,acho que essa diretoria passa da categoria incompetente,a categoria MAL CARÁTER!!!
    Imagina só,os jogadores do infantil e juvenil do UEC com certeza estavam sonhando em jogar esse camp mineiro e ir bem,para que eles possam seguir na carreira do futebol,e são iludidos pela diretoria,que dizia que participaria,quando na verdade não iriam participar.Isso pra mim é caso de polícia!!!
    Que fique claro que os novos dirigentes do UEC como o Ângelo,o técnico "Cavalo" e os que chegaram agora,nao tem NADA A VER COM ISSO,espero que isso nao influencia no trabalho deles,e que o profissional possa se sair bem nessa taça MG e manter a base para ano que vem.
    E as categorias de base do UEC,fica a pergunta,será que algum garoto vai querer permanecer no time?acho dificil,e isso é péssimo para nós,pq um grande time,tem que ter uma categoria de base que revele bons jogadores.
    LAMENTÁVEL ESSA DIRETORIA!!!

    ResponderExcluir

Não serão tolerados comentários que contiverem ofensas, calúnias, difamações, injúrias, denúncias infundadas (existe Ministério Público pra quem quer denunciar), palavras chulas e aqueles totalmente impertinentes à matéria. Siga estas regras e terá sua postagem publicada.

IMPORTANTE: Os comentários feitos não retratam o pensamento dos autores do blog.