quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

TJD deu ganho de causa ao Itaúna no caso dos juniores



O Tribunal de Justiça Desportiva deu ganho de causa ao recurso apresentado pelo Itaúna, com decisão publicada nesta quarta-feira (30.11), quando em vez de tirar três pontos por escalação irregular de jogador, apenas tirou-lhe um ponto, indo claramente contra o Código Brasileiro de Justiça Desportiva, em seu artigo 214, que afirma que colocar jogador irregular na partida ocasiona a perda de três pontos.

Mas, infelizmente, já era esperado. A fase hexagonal do campeonato mineiro de juniores já acabou, com o Cruzeiro sagrando-se campeão e seria um despropósito, pelo menos aos olhos da Federação Mineira de Futebol, obrigar todos os times a jogarem contra o Uberlândia em substituição aos jogos do Itaúna.

Olhem a decisão:

"Processo nº 389/11 – Uberlândia EC X EC Itaúna, júnior de 01.10.11 
Recurso Voluntário
Recorrente: Esporte Clube Itaúna
Recorrido: Procuradoria de Justiça Desportiva
Decisão: A unanimidade deram parcial provimento ao recurso, para apenar o clube com a perda de um ponto, com também reduzindo a multa pela metade, já aplicado o art. 182 do CBJD,e revogaram o feito suspensivo concedido."

O jogador do Itaúna jogou com três cartões amarelos e olha o que prevê o art. 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva:


"Art. 214. Incluir na equipe, ou fazer constar da súmula ou documento equivalente, atleta em situação irregular para participar de partida, prova ou equivalente.

PENA: perda do número máximo de pontos atribuídos a uma vitória no regulamento da competição, independentemente do resultado da partida, prova ou equivalente, e multa de R$ 100,00 (cem reais) a R$ 100.000,00 (cem mil reais).."


Pra mim está clara a penalidade que o clube deve ter se escalar atleta irregular: o Itaúna tinha que perder 3 pontos. Mas acho que eu não sei interpretar as leis direito e o certo é como TJD decidiu: tira um ponto só !!! Oh céus !!!

5 comentários:

  1. Já era esperado está decisão, visto que o campeonato até terminou.
    Se o Uberlândia quisesse estar lá, que conseguisse a vaga dentro de campo.
    Paulo Maia

    ResponderExcluir
  2. Vergonhoso isso. O Uberlandia Esporte também estava com time desmontado, mas de qq forma, que sirva de motivação para a diretoria, como mais um cartucho queimado da FMF, que não inspira confiança, nem tem interesse voltado para o UEC. Vamos anotando na agenda, porque na hora de perguntar porque somos tão revoltados com a FMF, temos mais um motivo, dentre vários.

    Federação Mineira de Futebol, a federação mais incompetente e tendenciosa do Brasil.

    ResponderExcluir
  3. Sinceramente, acho que não seria uma boa mesmo refazer todos esses jogos. Porém a gente vê claramente, que na vida comum ou no esporte, as leis, regras, regulamentos servem de acordo com o interesse. E se não for do interesse, elas são contornadas, desrespeitadas de uma forma natural, como se ela não existisse.

    ResponderExcluir
  4. querem saber, na minha humilde opinião é mais um descaso e competencia dessa diretoria do próprio UEC, p/ com os meninos do verdinho, pq se tivesse interesse de verdade e competencia corria atraz disso até o fim, pq a lei é clara e as regras tem que ser cumprida, na "minha" opinião "se realmente o jogado do Itauna estava irregular isso não tem como perder". Tem que dar a favor do verdão, não tem como dar a favor ou tirar um pontinho só do Itauna. Falta de "COMPETENCIA".

    SOAID disse...

    ResponderExcluir
  5. Eu acho que o Uberlândia tinha de montar time para ganhar dentro do Campo,,êsse time do Itauna veio aqui e ganhou fácil...e provou ser o melhor time de juniores de MG, só não foi campaeão pq roubaram deles em vários jogos para beneficiar os times da capital.

    ResponderExcluir

Não serão tolerados comentários que contiverem ofensas, calúnias, difamações, injúrias, denúncias infundadas (existe Ministério Público pra quem quer denunciar), palavras chulas e aqueles totalmente impertinentes à matéria. Siga estas regras e terá sua postagem publicada.

IMPORTANTE: Os comentários feitos não retratam o pensamento dos autores do blog.