domingo, 13 de novembro de 2011

Cerveja nos estádios


A discussão sobre a venda de bebidas alcoólicas, ou melhor, de cerveja dentro dos estádios de futebol foi reacendida pela imposição da Fifa para que, durante a Copa do Mundo 2014, seja permitia a comercialização delas. Todas as copas do mundo são vendidas cervejas e até para poder atrair os turistas, já que é um evento mundial, a imposição da Fifa tem dado o que falar.

Na opinião do secretário geral da Fifa, Jérôme Valcke, a venda das cervejas deveria ocorrer em copos de plástico, para que estes não possam ser usados como armas.

Bom, este assunto já foi comentado pelo CANAL UEC e merece ser novamente debatido. No nosso entendimento, a venda de cerveja ocorre em qualquer evento, sendo discriminatória a sua proibição somente em jogos de futebol sob a desculpa da segurança. Aliás, em Minas Gerais a alegação do Ministério Público é de que os clássicos entre Cruzeiro e Atlético sempre foram muitos violentos, desculpa esta que caiu por terra há dois anos quando há somente torcida única nestes jogos.

Nos jogos do Verdão, então não há nem o que se comentar. Com exceção dos jogos contra o Uberaba, há apenas torcida única do Uberlândia nestes jogos e mesmo contra os chifrudos, o estádio Parque do Sabiá oferece condições de que seja impossível o confronto de torcidas dentro do estádio. 

O vice-presidente do Conselho Deliberativo do Uberlândia Esporte Clube, Fernando Luís Pereira Lima, vê a questão como uma omissão do Poder Público. "Aqui em nosso país, não dão conta da segurança pública e e fazem leis para deixar os bandidos fora da cadeia. Da mesma forma, meia dúzia de torcedores bandidos de torcidas organizadas se matam entre eles, e aí, ao contrário de controlar isso, fichá-los, prendê-los e proibi-los de entrar no estádio, proíbem cerveja, bandeiras e rádios de pilha. Outro dia, barraram meu pai de 70 anos no estádio porque estava com o rádio de pilha dele. Daqui uns dias vão proibir os torcedores de ir ao estádio, ou melhor aqui em Minas Gerais já estão proibindo, pois o clássico Cruzeiro x Atlético agora é jogo de uma torcida só. Veja só, acabaram com o clássico, com as piadas, com a guerra boa das torcidas nas arquibancadas. A questão é cultural. Deixamos demais o Estado invadir a esfera privada  e a CBF é conivente com isso", afirmou Fernando Lima.

Fica a sensação mesmo é que a intenção é realmente espantar os torcedores dos estádios, porque se nos bares onde passam jogos o consumo de cerveja é liberado e nestes lugares não há qualquer controle de segurança, por que proibir a venda no estádio? Quer dizer que a cerveja só causa problema nos bares dentro dos estádios? O único estádio no Brasil que se podia vender bebida alcoólica era o Serra Dourada, em Goiânia(GO), mas teve a liminar derrubada. 

A incompetência do poder público em dar conta da segurança e o excessivo número de leis protetoras dos bandidos é a causa da insegurança, mas não só nos estádios, em qualquer lugar que se ande. A sensação de insegurança é imensa. O que vemos hoje é um esvaziamento dos estádios em todo Brasil. A televisão está tomando conta. Tudo leva a crer que jogo de futebol passará a ser apenas um evento televisivo. 

É mais fácil para as autoridades simplesmente proibir a cerveja, penalizando milhares de torcedores apreciadores moderados da bebida, do que identificar e punir os marginais que vão ao estádio arrumar confusão, consumir drogas ilícitas e depredar o patrimônio público.

Para a Fifa vão liberar, já que se encontram interesses milionários dos patrocinadores. Mas Copa do Mundo não é para o povo e nunca será. É outro evento televisivo para a o brasileiro, porque a extorsão nos ingressos e a dificuldade de se encontrá-los serão poucos os privilegiados em presenciá-la ao vivo. Estes terão as benesses de poderem assistir a partida de futebol tomando uma cerveja sem serem tratados como marginais.

Não vou alongar o assunto, que já está ficando grande para um blog. Mas fica a crítica contra a atitude das autoridades em buscaram uma solução grotesca de analogicamente para acabar com os carrapatos da fazenda, mandam matar os bois. Este o Brasil !!! 

Um comentário:

  1. eu bebo a cerveja la no tesoura ainda do uma força para o amigo $$$$$$$
    e entro ja chapado...
    para ver o verdao da mogiana..toma cocô

    ResponderExcluir

Não serão tolerados comentários que contiverem ofensas, calúnias, difamações, injúrias, denúncias infundadas (existe Ministério Público pra quem quer denunciar), palavras chulas e aqueles totalmente impertinentes à matéria. Siga estas regras e terá sua postagem publicada.

IMPORTANTE: Os comentários feitos não retratam o pensamento dos autores do blog.