terça-feira, 11 de outubro de 2011

Milton Leite fala ao CANAL UEC sobre o futebol mineiro

Nosso produtor Welison Silva entrevistou Milton Leite, narrador esportivo da Globo e do SporTV, considerado por muitos como o provável substituto de Galvão Bueno para os jogos da seleção brasileira. Confiram:

Outro dia você veio aqui em Uberlândia para fazer o jogo entre América x Santos. O que achou da estrutura da cidade? Assim como o estadio, você chegou a visitar algum dos centros de treinamentos, já que a cidade é candidata a Sub sede da copa?
Não tive muito tempo de conhecer muita coisa. A cidade está muito grande, bem diferente daquela em que morei quando era adolescente. O estádio é bonito, boa estrutura, pena que seja tão pouco utilizado para grandes jogos. Não conheci os centros de treinamento.

Você morou em Uberlândia em um certo periodo correto? Hoje a cidade é completamente diferente, conseguiu se lembrar de algo de sua época aqui?
Foram dois anos, na década de 70. Não reconheci nada, mas também rodei muito pouco pela cidade.

Falando de futebol, como explicar uma cidade do porte de Uberlândia, não ter um time de futebol de alto nível?
Difícil explicar sem estar aí para investigar as razões. Existe muitas cidades no interior de São Paulo com muito potencial econômico e sem grandes equipes.

O Uberlândia Esporte Clube nunca conseguiu ser campeão mineiro. Com a Federação Mineira que só prestigia Cruzeiro, Atlético e América, o torcedor do UEC pode sonhar com um título estadual?
O futebol hoje é um negócio que exige muito investimento, muito dinheiro. Se o clube conseguir um forte apoio financeiro, por que não?

O que fazer para que equipes pequenas, do interior, que não tem cota de televisão e nem grandes patrocínios não acabem no ostracismo e quebradas?
Talvez o caminho seja investir pesado nas categorias de base, formar seus próprios jogadores, tentar crescer com eles e, também, ganhar dinheiro com eles. Mas é preciso ter claro que o futebol hoje em dia é um negócio que requer muito dinheiro. Por isso, está havendo uma seleção natural, eliminando quem não consegue esse respaldo. Se isso é bom ou ruim, o tempo dirá, mas que está acontecendo, está.

Em Minas Gerais, Cruzeiro e Atlético pegam 80% do bolo da cota de televisão para o campeonato estadual e o restante divide para outros 10 times. Como disputar em condição de igualdade se a repartição é totalmente desigual?
Realmente é difícil, mas os clubes precisam aprender a não depender tanto da verba de TV.

Você concorda que órgãos públicos (leia-se prefeituras, estatais, autarquias, ...) patrocinem times de futebol?
Não. Sou absolutamente contra o investimento de dinheiro público em equipes de rendimento, seja no futebol ou em qualquer modalidade esportiva. Dinheiro público deve ser investido em esporte nas escolas, em educação e em tirar crianças que estão nas ruas.

Como fazer para que pequenos clubes que revelam grandes atletas não fiquem no prejuízo, já que somente a partir de 16 anos se pode profissionalizar?
Conseguir apoio empresarial para financiar as categorias de base.

Porque você acha que o futebol mineiro está na pior fase no brasileiro depois da implantação dos pontos corridos?
Por falta de administração competente.

Você é a favor dos campeonatos estaduais?
Se acabassem não acredito que fariam grande falta. Mas eles poderiam continuar apenas como um torneio de pré-temporada. Deveriam ter um número muito menor de clubes e ocupar um espaço muito menor no calendário. Não é possível que eles tenham quatro meses de duração.

Acredita na queda dos 3 de BH?
Não acredito que os três caiam. Mas dois é provável. E, em minha opinião, o América já caiu.

Hoje o Brasil já consegue nivelar salários com times da Europa, porque mesmo assim o jogador brasileiro quer ir embora?
Porque além do dinheiro tem o sonho de vestir a camisa dos grandes clubes da Europa, a chance de disputar competições mais organizadas, em estádios mais bem cuidados, além de o calendário de lá exigir menos que o nosso.

Sem levar em conta o dinheiro onde a carreira de jogador é melhor que outras como a Medicina, Engenharia, Direito, ....?
Difícil responder. Nem sei se ela é melhor que as outras. Todo mundo que trabalha no que gosta deve achar a sua carreira o máximo.

Time de empresários faz bem ao futebol Brasileiro?
Acho que há coisas positivas e coisas negativas. 

Se o Brasil é o país do Futebol porque não tem bons estádios?
Porque o futebol por aqui ainda é muito pouco profissional apesar do dinheiro que movimenta. Os clubes só agora começam a perceber o potencial de arrecadação de um estádio.

Copa do Mundo no Brasil está na realidade do país?
Não, um país que tem educação, saúde e moradia nas condições brasileiras, não deveria gastar tanto com Copa e Olimpíada, mas como isso é irreversível, que pelo menos gastem direito o nosso dinheiro – o que dificilmente vai acontecer.

Você não acha que a FIFA e CBF estão exigindo demais?
Na verdade, o país não deveria abrir mão de muitas questões interna e dar à Fifa condições de exceção.

O que você acha do Srº Ricardo Teixeira?
Nenhum dirigente que fique tanto tempo no poder é saudável para o esporte que dirige.

Falando da profissão, para narrar futebol precisa nascer com dom ?
Eu, pelo menos, trabalhei muito para chegar até aqui. Estudei muito sempre, me preparei muito sempre, então não posso acreditar que seja apenas um dom. Tem muito esforço e trabalho por trás disso.

Para nós que não temos dom, existe alguma dica que possa nos dar? Nós transmitimos jogos do CAP time novo da cidade e do juniores do UEC pelo nosso site em video.
Estudem muito, trabalhem muito, não se preocupem em saber tudo de futebol e não saber nada do resto. O bom jornalista não é o que sabe tudo de uma área só. É o que sabe um pouco de todas as áreas.

3 comentários:

  1. Muito legal a entrevista. O Milton se mostrou um cara equilibrado. Só não concordei com a extinção dos campeonatos estaduais, como ficariam os torcedores de times pequenos? O Estadual é a Copa Libertadores deles!

    Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  2. Legal a entrevista, gostei muito! Milton Leite é uma figura... Um dos poucos que realmente narra o jogo, falando o nome dos jogadores e dizendo o que está acontecendo e deixa os comentários e opiniões para os comentaristas... Já vi muitos jogos em que o comentarista erra mas ele deixa quieto, não se intromete, narrador é narrador.

    ResponderExcluir

Não serão tolerados comentários que contiverem ofensas, calúnias, difamações, injúrias, denúncias infundadas (existe Ministério Público pra quem quer denunciar), palavras chulas e aqueles totalmente impertinentes à matéria. Siga estas regras e terá sua postagem publicada.

IMPORTANTE: Os comentários feitos não retratam o pensamento dos autores do blog.