quarta-feira, 15 de junho de 2011

Por onde anda: Celso José, ex-zagueiro do XV de Novembro e do UEC na década de 80


A opção por deixar o futebol profissional em 1986, nunca tirou o sono de Celso José de Lima que, hoje aos 49 anos, trabalha como supervisor esportivo no Poliesportivo do bairro Alvorada, onde coordena escolinhas de futebol, futsal, vôlei e natação.

Celso é natural de Ituiutaba, mas se mudou para Uberlândia no começo de 1971. Aos 12 anos, começou a jogar futebol no extinto América (do bairro Brasil), depois passando pelo Cevada, outra equipe amadora da cidade.

O começo da carreira do jogador, que atuava em todas as posições de defesa, aconteceu em 1976 pelo XV de Novembro, antigo time profissional de Uberlãndia, pelo qual ele jogou até a sua extinção, em 1986.

"Foi uma pena o XV ter acabado, porque era um time que tinha tudo para se tornar muito conhecido e fazer sucesso. Acho que a cidade precisa de um novo time profissional, principalmente para reativar uma rivalidade com o Uberlândia Esporte, o que seria muit obom", disse Celso, que é torcedor do Atlético-MG e do uberlândia.

Em 1986, depois de deixar o XV de Novembro, Celso se transferiu para o Uberlândia Esporte, mas com poucas oportunidades, resolveu parar com o futebol profissional. "Na época, o Pedro Naves, então diretor do Uberlândia, queria me negociar com o Paraná Clube, mas eu não autorizei e decidi parar. Mas agradeço ao futebol tudo o que eu tenho", afirmou.

DEPOIS DO FUTEBOL PROFISSIONAL, ELE SE DEDICOU AO AMADOR

O ex-jogador do XV de Novembro e Uberlândia Esporte Clube, Celso José de Lima resolveu, por vontade própria, deixar o futebol profissional. Depois de tomar essa decisão, ele passou a se dedicar à função de vendedor. 

Nessa mesma época, ele passou a escrever sua história no Campeonato Amador. Pela categoria amadora, ele conquistou vários títulos, mas já nem se lembra mais de todos.

"Fui campeão pelo Estrela Dalva naquela grande equipe dirigida pelo Fernnado Diarara. E, no Campo Amador, fiz muitas amizades", afirmou Celso, que é pai do jogador Gustavo, ala do time de futsal do Praia Clube.

Além do Estrela Dalva, Celso passou ainda por A&P, Grêmio, Rio Branco, Roda Viva e Ypiranga.

Fonte: Jornal Tudo Já - Repórter Éder Soares - edição de 24/05/2011

6 comentários:

  1. sinceramente, embora eu respeite (com a mesma sinceridade), eu não consigo realmente entender como uma pessoa pode torcer pelo Clube Atlêtico Mineiro e para o Uberlândia Esporte Clube, ao mesmo tempo?

    por questões históricas, nós aqui do Triângulo fomos influenciados pela televisão e acabamos por torcendo ou simpatizando por um time grande ou do estado de são paulo ou do estado rio de janeiro... até aí, vá lá... mas torcer para 2 times do mesmo estado.., não compreendo.

    ResponderExcluir
  2. algumas pessoas querem ditar quem o sujeito deve torcer ou não. Já ouviram falar de livre arbitrio?

    ResponderExcluir
  3. não. eu não quero estabelecer ou ditar para quem você deva ou não torcer.. (se eu tivesse esse poder Divino, faria com que todos torcessem para o nosso Verdão!!rsrsrs).

    apenas não ENTENDO (eu não disse que concordasse ou deixasse de concordar) como é que uma pessoa torça para dois times do mesmo estado. Talvez um dia eu compreenda essa incrível façanha. Apenas isso. Agora, se o sujeito quer torcer para cruzeiro e atlético ao mesmo tempo, para Corinthians e Palmeiras, UEC e Uberaba simultaneamente, o problema, real e exclusivamente, é apenas dele.

    ResponderExcluir
  4. sou vizinho dele há muito tempo, e nem me passava pela cabeça que ele é atleticano... sua familia toda é gente boa, seu pai foi uns dos primeiros funcionários no martins. pessoas como o celso, é quem deveriam cuidar do futebol em uberlandia, mas com certeza já esta dando sua contribuição.

    ResponderExcluir
  5. Eu também não consigo entender como pode o torcedor do Verdão torcer também para times de Belo Horizonte. Não temos nada a ver com Belo Horizonte, aliás a FMF toda vida prejudicou o Verdão. Tem mais nossa tradição sempre foi São Paulo pela facilidade de comunicação, melhores rodovias e aerovias.
    Afinal de contas somos TRIÂNGULINOS, pelo menos para mim, Belo Horizonte é meramente a capital nada mais.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom rever o Celso depois de praticamente 30 anos cara é mt tempo, tb joguei pelo xv de novembro amador ao lado do Coutinho, Cebolinha, Banga, e etc. quero rever estes meus amigos e que estejam todos bem e batendo ainda aquela bola legal.
    Amo esta cidade e sou verdão desde que mudei de Goiânia para Udia em 1977, foi amor a primeira vista, hoje estou de volta em Goiania mais meu coração e minas.
    O meu primeiro treinador no xv foi o fernando de arara, no juniores depois fui desputar o amador onde conheci varias feras da bola meu treinador foi Sebastião e na época o diretor se não me engano foi Paulo Cesar.
    Tb joguei em varios times, como por exemplo: Penharol, Rei do Rayon, Vasco da Gama, Discolandia, Gremio esportivo amizade, hospital sta genoveva.
    Joguei mt bola aí no clube da AABB, PELO TIME do gremio esportivo amizade e hospital sta genoveva.
    Um abraço a todos e espero rever essa massa de uberlandenses e feras do esporte.
    Valeu WILTAMAR.

    ResponderExcluir

Não serão tolerados comentários que contiverem ofensas, calúnias, difamações, injúrias, denúncias infundadas (existe Ministério Público pra quem quer denunciar), palavras chulas e aqueles totalmente impertinentes à matéria. Siga estas regras e terá sua postagem publicada.

IMPORTANTE: Os comentários feitos não retratam o pensamento dos autores do blog.