Imagem: Blog do Ribamar |
Para quem acompanha o futebol mineiro sabe que atualmente o único grande atrativo da Taça Minas Gerais é uma vaga para a Copa do Brasil, campeonato este em mata mata que é muito pouco atrativo para pequenos clubes, como é o caso do Uberlândia Esporte Clube, porque suas chances de chegar em fases mais distantes nesta competição são muito pequenas.
Em 2008, o América/MG conseguiu a vaga para a série C pela Taça MG, numa jogada da Federação Mineira de Futebol, que criou a regra para ajudar o time belohorizontino. Menos mal que o Coelho aproveitou a chance dada e hoje está na série A do Brasileiro. Em 2009, foi o único ano em que foi disponibilizada uma vaga no recém criado campeonato brasileiro da série D. Neste ano, o campeão optava entre a série D ou a Copa do Brasil. Já em 2010, o campeão só tinha vaga na Copa do Brasil.
Esta única vaguinha para a Copa do Brasil, com sinceridade, é muito pouco para estimular as equipes para disputar um campeonato caro como é esta Taça Minas Gerais. Se pelo menos fossem criadas chaves regionalizadas, seria mais fácil e mais econômico. Mas o estado de Minas Gerais é de dimensões enormes. Se um time igual a Tombense resolve disputar esta competição, a viagem do Uberlândia de ida e volta seria de mais de 1800 km. As viagens para o sul de Minas, para jogar com equipes como Boa, Poços de Caldas, Caldense, Tricordiano, etc.. ultrapassariam os 1200 km ida e volta. Quanto mais longe, mais gastos, porque tem que sair com bastante antecedência, rodar mais, o que aumenta gasto com transporte, alimentação e hospedagem dos atletas e comissão técnica.
Porém, a Federação Mineira de Futebol não faz nada para ajudar as equipes do interior. Na hora de recolher a verba relativa à renda do jogo, ela está lá, firme e forte. Mas para conseguir um patrocínio, dar um apoio financeiro para as equipes, como a isenção do pagamento de arbitragem, por exemplo, não vemos qualquer reação neste sentido.
Por isto que esta Taça Minas Gerais está ficando cada vez mais um campeonato fraco. No ano passado, tivemos apenas seis equipes disputando. E este ano, será que teremos as seis novamente? Tenho minhas dúvidas. É muito prejuízo para pouca motivação. Se ao menos valesse uma vaga para a série D do Brasileiro, mas nem isto não vale mais. Jogar Copa do Brasil com os orçamentos que estes times do interior de Minas tem é igual cair um porco num rio cheio de piranhas, são devorados logo no começo.
E o pior é que os clubes se submetem silenciosamente a estas imposições da FMF. Ora, para conseguir patrocínio do BMG para a camisa dos juízes e para o seu campeonato mineiro do módulo I, a FMF foi eficiente, mas para apoiar os clubes do interior, nada. Além do mais, como o investimento dos times para a Taça MG é muito pequeno, os times nem servem de base para o campeonato mineiro do próximo ano, porque a motivação psicológica e financeira das equipes é totalmente outra, pois as prefeituras costumam ajudar apenas nos campeonatos mineiros.
Está na hora de repensar a disputa desta competição e cobrar do senhor Paulo Schettino, presidente da FMF, que consiga tornar a Taça MG mais atrativa. Vários estados estão com dificuldade de preencherem as vagas na série D. Por que não trazer uma destas vagas e jogar para a Taça Minas Gerais?
Blog CANAL UEC - www.canaluec.com.br
renato como vc sabe que nosso verdão dificilmente vai ir longe na competiçao se o time ainda nem foi formado vc sabe se as eleiçoes vao ser antecipada e se a nova diretoria vai formar uma equipe forte,e olha que vc faz parte do conselho e de pessoas como vc que nosso verdão este nesta situaçao sao pessoas pesimistas e que não trabalha em pro do verdão so querem sugar nosso time e se promover a seu custo,vejo em varias materias vc criticando um e outro porque vc nao se junta com outros opositores e voto a favor da antecipaçao das eleiçoes isto sim é trabalhar em pro do verdão e nao dizer que o time nao vai chegar sem nem mesmo saber qual time sera formado,eu ate gostava de vc me disculpa a sinceridade mais não vejo vc trabalhar para ajudar nosso verdão bote a bouca no mundo chame a imprença e provoque as eleiçoes antecipada isto sim vc vai conquistar nossa torcida de novo ,alexandre giaretta se quizer não divulgue este email
ResponderExcluirEstá na hora dos times do Triângulo e Alto Paranaíba se unirem e negociar junto e forte com a FMF, a forçar a barra mesmo se não houver atrativo montar uma liga paralela, etc.
ResponderExcluirMarcelo Justus.
Alexandre, obrigado por expor sua opinião. Se dependesse de mim, a antecipação das eleições já teria sido votada. Eu até propus isto na última reunião de conselho, o que foi debatido por parte da imprensa de Uberlândia, mas infelizmente isto não vai acontecer, por mais que eu "bote a boca no trombone".
ResponderExcluirAgora, quanto ajudar o Verdão, ajudo do jeito que posso e deixam eu ajudar. Infelizmente, as portões lá dentro estão fechadas para ajuda em virtude do regime "monárquico" adotado no UEC.
Quem sabe, na próxima diretoria, seja da situação ou oposição, eu possa novamente colaborar, como fazia com o site do Verdão. Abração!