A avaliação das capacidades técnicas e do talento de um jogador deve ser feita por técnicos profissionais, capacitados para observar detalhes, positivos ou negativos, que um torcedor qualquer, por mais experiência e por mais futebol que tenha visto, nunca chegará a intuir.
Para um torcedor, ver uma partida de futebol ao lado de um técnico profissional é uma experiência muito interessante. O foco da observação nem sempre será o mesmo: enquanto os torcedores tendem a seguir sempre a bola com o olhar, o técnico pode estar olhando a posição no campo ou os movimentos sem bola, muito longe de onde esta se encontra.
Tampouco coincidirão sempre as apreciações ou avaliações: enquanto o público aplaude entusiasmado um defensor que deu um pique de 40 metros para roubar a bola de um atacante contrário, o técnico pode estar se queixando da razão pela qual ele deixou sua posição e teve de fazer um movimento de alto risco e desgaste para recuperá-la.
Ver um jogador com vídeos não é suficiente; é preciso ver o jogador ao vivo para saber qual é o seu comportamento durante toda a partida e quando a bola está com a bola nos pés ou a jogada se desenvolve longe de sua zona de influência.
Texto copiado das páginas 126 e 167 do livro "A bola não entra por acaso", de Ferran Soriano (ex-presidente do Barcelona) - livro que eu recomendo a todos que gostam de futebol
Muito bom este texto. Contratar com vídeo é de doer, mas tem gente que faz isto demais. Adivinhem quem é?
ResponderExcluir