terça-feira, 28 de dezembro de 2010

2010: Um ano perdido?

Chegamos ao fim de mais um ano de nossas vidas e da história do Uberlândia Esporte Clube, que completou 88 anos em novembro passado. Aproveitamos para fazer uma reflexão sobre o que se passou erros e acertos cometidos durante o ano.

Concentrando no nosso clube e aproveitando os números levantados pelo jornalista e blogueiro Wander Thomaz (wanderthomaz.blogspot.com), vou fazer uma análise, sob meu ponto de vista, do que foi bom e ruim em 2010.

O ano de 2010 começou com muita esperança para o torcedor, afinal estávamos no módulo I do campeonato mineiro, o trabalho havia se iniciado com bastante antecedência e tudo parecia estar no caminho certo. Para comandar a equipe foi contratado o treinador Luiz Carlos Cruz com grande experiência e títulos, principalmente no futebol nordestino. Desta região também vieram jogadores que disputaram a serie B do brasileiro (Emerson, Anderson Oliveira, Tita e Paulo Roberto), foram repatriados alguns (Marco Tulio, William de Mattia, Fabio Nunes e Maicon), alguns vieram do sul (Marcelo Regis e Flávio) e alguns ídolos da torcida retornaram (Michel e Guilherme). O grande problema se repetia, após boa disputa da Taça MG 2009, tudo partiria do zero no novo, pois não foi mantida a base do elenco. Após amistosos que mostraram falta de padrão e conjunto do grupo, a estreia estava marcada contra o melhor elenco do campeonato: Cruzeiro. O jogo inclusive foi antecipado para atender interesses do Cruzeiro e da Globo Minas e aí foi o inicio das trapalhadas. Por absoluta falta de competência e experiência em nosso campeonato, o gerente de futebol Vilmar Reinert não conseguiu registrar no BID vários jogadores para a primeira partida. Um time desestruturado e descontrolado em campo não poderia ter outro resultado goleada do Cruzeiro 6 a 0 sob muita chuva. Muito se disse sobre este inicio, desde jogador que recusou a ir na viagem para BH a jogador que recusou a atuar em outra posição, inclusive discutindo com o treinador no vestiário. Não poderia dar certo mesmo.

Na sequência do campeonato, se alternaram jogos regulares (contra América - BH, Uberaba, Ipatinga, Democrata e Atlético) e jogos ruins (contra Caldense, América - TO, Villa Nova, Ituiutaba e Tupi). Mesmo nos jogos que a atuação foi regular, a incapacidade de concretizar em gol as situações criadas levou a perda de pontos importantíssimos. O golpe final nas pretensões do clube foi a mudança de treinador no meio da competição, saindo o confuso Luiz Carlos Cruz e entrando o incompetente Evair Paulino. A derrota no jogo contra o Villa Nova em pleno Parque do Sabiá foi a pá de cal sobre o time. Na minha opinião, foi umas das piores atuações do time nos últimos anos. Nas últimas rodadas,  atuações críticas contra Ituiutaba e Tupi. Rebaixamento confirmado.

Após a tragédia, nova reformulação de elenco e comissão técnica. Com o aval do parceiro Bretas, foi contratada uma comissão técnica experiente e com bons trabalhos anteriores. Chegaram jogadores oriundos principalmente do futebol mineiro como Afonso, Caetano, Rodrigo Posso e Eber vindos do Ipatinga, Julio Cesar e Luiz Henrique do America TO, Celinho e Matheus do Democrata GV e alguns do futebol paulista como os atacante Miller e Lila e o meia Carlos Magno. O time começou a Taça MG sob muitas desconfianças dos torcedores e com razão, o vexame do campeonato mineiro ainda estava vivo em nossas memórias. O inicio foi dificil, foram apenas dois pontos nas três primeiras rodadas, depois o time engrenou e chegou no primeiro lugar na fase. Veio o confronto na semi final contra o Tricordiano, uma vitória e um empate selaram a classificação para a grande final e contra o nosso maior rival. A grande chance de salvar completamente o ano estava clara, porém, apesar do bom volume de jogo, falhas individuais e a contusão de jogadores importantes (Ademilson e Caio) determinaram a nossa derrota.

Terminada a Taça MG, foi feita uma depuração do elenco com a saída de jogadores que pouco ou nada contribuiram, tais como Yan, Miller e Eber. Porém também sairam jogadores importantes e que foram titulares na maior parte dos jogos como Felipe Sanchez, Juninho Cearense, Luiz Henrique e Matheus.

Para a disputa do módulo II 2011 chegaram jogadores experientes ou que vinham sendo observados pela comissão técnica como Marcelo Cruz, Eraldo, Daniel Gigante, Ceará, Danilo Goiano, Hugo Veloso, Peri e Thiago Azulão. Também tivemos um importante reforço fora das quatro linhas a contratação do diretor de futebol Marcelo Araxá que fornecerá o suporte necessário na contratação de jogadores e organização do departamento de futebol do clube. Ele chega com a experiência do trabalho bem sucedido no Uberaba e a capacidade de montar times competitivos sem grandes investimentos.

Assim, quando falamos de futebol no ano de 2010, o torcedor quer esquecer, mas avanços dentro deste aspecto foram conquistados e que não podem deixar de ser apontados. A contratação da comissão técnica, capitaneada por Moacir Júnior, um dos melhores técnicos de Minas Gerais e a do diretor de futebol Marcelo Araxá, significam a quebra de um paradigma na concepção de montagem de times da atual diretoria do Uberlândia Esporte Clube.

Se vamos ser vitoriosos ou não em 2011, é impossível prever. Mas a certeza que teremos um time extremamente competitivo, não temos dúvidas. É torcer fervorosamente para as coisas darem certo.

10 comentários:

  1. JESUS! se nao for agora ta dificil? ai pode amarrar a lata em todo mundo no verdao!!

    ResponderExcluir
  2. COMO VC TEM CORAGEM DE DIZER QUE É IMPOSSÍVEL PREVER SE EM 2011 SEREMOS VITORIOSOS.???

    NA POSTAGEM ANTERIOR TODOS NOS ESTAMOS ACHANDO Q VC VIROU VIDENTE., PAI DE SANTO.,

    ResponderExcluir
  3. humildade, humildade, humildade, bastante trabalho vamos largar de achar que somos melhores do que os outros. principalmente por uma certa pessoa que em entrevistas fala o que nao deve! deus ajuda os mais humildes, nao somos melhores que ninguem viu gente?assim vamos ser bem sucedidos...

    ResponderExcluir
  4. PRA QUEM FICOU O ANO DE 2010 CUSPINDO PREPOTENCIA, VOMITANDO ARROGANCIA! A MENSAGEM DO SENHOR NAO SERIA OUTRA!OU SERIA??

    ResponderExcluir
  5. marcos alves! o rena ta negociando com o atletico de sorocaba??

    ResponderExcluir
  6. BOLA DE CRISTAL!! O VERDAO VAI SER CAMPEAO DA SEGUNDA EM 2011?? HUM, HUM, HUUUMM, HUM, PRA SABER SO FINAL DO CAMPEONATO!!!

    ResponderExcluir
  7. em 2011 seremos o horacio? personagem de historia em quadrinhos!!

    ResponderExcluir
  8. Já está na hora de mandar o Rena procurar outro time. Chega de badalação com este jogador.
    Se fosse tão bom como falam, porque está no Verdão que não ganha nada?
    Pessoal não se enganem, enquanto o Everton continuar arrotando ignorância e prepotência não vamos a lugar nenhum.
    Vander por favor me responda.
    Qual foi o último título do Verdão?

    ResponderExcluir
  9. Para quem acha que estrutura não vale nada, ficam zoando aqui que jogador vem pela estrutura. Leiam a reportagem a seguir e vejam como a falta dela está dificultando a vida de outro clube http://www.jmonline.com.br/novo/?noticias,4,ESPORTE,39321

    ResponderExcluir
  10. ESTRANHO QUE ESTE CLUBE QUE VC SE REFERE, AINDA GANHA DO VERDAO.

    ResponderExcluir

Não serão tolerados comentários que contiverem ofensas, calúnias, difamações, injúrias, denúncias infundadas (existe Ministério Público pra quem quer denunciar), palavras chulas e aqueles totalmente impertinentes à matéria. Siga estas regras e terá sua postagem publicada.

IMPORTANTE: Os comentários feitos não retratam o pensamento dos autores do blog.