segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Editorial: Jogos do Verdão às 10h30

Mais uma vez a diretoria do Uberlândia Esporte Clube solicitou à Federação Mineira de Futebol para que marcasse seus jogos no horário das 10h30 aos domingos.

Lamentável sob todos os aspectos a marcação dos jogos neste horário, pois estes vão terminar quase uma da tarde, pegando o sol mais forte do dia. A começar pelos jogadores que tem que se submeter a jogar num calor insuportável, com risco sério para a saúde. Recentemente foram noticiadas partidas de futebol onde jogadores caíram exaustos no meio do campo por causa do horário em que foram marcados os jogos. Um dos jogadores do América, de Teófilo Otoni, neste campeonato mineiro de 2010, passou por esta mesma situação.

Não entendo como o preparador físico do Verdão tenha aceitado a marcação dos jogos neste horário. Ou ele realmente não é consultado sobre isto ou atendeu (cedeu) à pretensão da diretoria, que acredita que neste horário poderá criar condições favoráveis ao clube (exatamente não sei quais são até hoje) e que costuma ter um bom público neste horário.

Ora, esta tática de utilizar o fator calor como um ponto favorável à equipe é extremamente controverso, pois as duas equipes sofrem dos benefícios e das vantagens (se é que estas últimas existem). Quanto a torcida comparecer, ouso discordar, porque a torcida do Verdão quer é que sejam montados times que dêem alegrias. Se montar um time que vença e convença, não será o horário que levará o torcedor ao campo.

Aliás, quanto à torcida, fica claro que o torcedor que deseja ver os jogos do Verdão neste horário das 10h30, acaba ficando boa parte nas arquibancadas comuns, na parte mais alta possível, para fugir do sol, ficando cada vez mais longe do campo, o que faz tornar o Estádio João Havelange, cada vez mais, um campo neutro.

No ano passado, vários jogos do campeonato brasileiro foram remarcados das 16 para as 17 horas justamente por causa do calor excessivo decorrente do horário de verão. Horário das 10h30 para marcação de jogos jamais seriam cogitados no Brasileirão.

Eu sei que os jogos da Taça Minas Gerais já estão marcados para estes horários, mas fica aqui meu veemente protesto !!! O torcedor, a imprensa que cobre a partida e os jogadores merecem mais consideração !!!

3 comentários:

  1. Este editorial mereceria ia pro "Correio" como um protesto. Não há dúvidas que a grande maioria dos torcedores do Verdão tem esta mesma opinião sobre estes horários ridículos!!

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo Renato,
    Excelente editorial! As partidas no horário das 10h30 são disputadas sob condições subhumanas. Não há como suportar tamanho calor! A diretoria poderia olhar para essa questão com mais carinho. A competição com os horários de jogos do Brasileirão (sábado ou domingo às 16h) não é motivo de inquietação. O torcedor sempre acompanhou o Verdão no campo e o Brasileirão pelo velho e bom radinho de pilha... É emoção garantida para o fim de semana.
    Abraços,
    Cid

    ResponderExcluir
  3. Meus caros amigos, infelizmente existe uma teoria de que neste horário dá mais público. Esquecem que quem leva público é o time bom e não o horário. Fazer o que? Enquanto torcedores estaremos lá apoiando o clube, mesmo que torcida, imprensa, jogadores e comissão técnica sejam obrigados a suportar estas condições.

    ResponderExcluir

Não serão tolerados comentários que contiverem ofensas, calúnias, difamações, injúrias, denúncias infundadas (existe Ministério Público pra quem quer denunciar), palavras chulas e aqueles totalmente impertinentes à matéria. Siga estas regras e terá sua postagem publicada.

IMPORTANTE: Os comentários feitos não retratam o pensamento dos autores do blog.