quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Categorias de base: o que é preciso pra revelar?

Desde 2006 o Uberlândia Esporte Clube vem trabalhando forte com as categorais de base, em um projeto chamado "Craques do Futuro", que tem parceria com a Futel e a Universidade Federal de Uberlândia.

A falta de experiência e também de dinheiro fizeram com que até agora apenas um jogador fosse vendido pelo clube e pela importância mínima de apenas 50 mil reais.

Confesso que não sou especialista em futebol e tenho este esporte apenas como um hobby. Mas como a internet democratiza as opiniões, quero expressar a minha a respeito das categorias de base. Não sou dono da razão e aceito as opiniões divergentes com imensa satisfação.

Na minha opinião, em que pese termos times que estão indo bem nos campeonatos de base que disputam, está faltando um trabalho fisiológico forte nas bases do clube. Quem já assistiu jogos dos times da base do UEC contra Cruzeiro, Atlético, São Paulo, Flamengo, etc... percebeu uma nítida diferença entre os jogadores destes times e os que jogam pelo UEC.

Enquantos os jogadores do UEC são franzinos, os jogadores dos clubes acima citados são mais fortes, dando-lhes vantagem nas disputas de bola corpo-a-corpo e nas corridas.

Tecnicamente não vejo nada destoando em relação aos jogadores do UEC com os demais times, mas no que toca à parte física, isto chega a ser óbvio. Basta ver quando jogadores da base conseguem se "promover" para o profissional e lá não conseguem dividir uma bola com os demais, sofrendo com a falta do trabalho físico que deveria ter sido promovido já antes.

Não estou apresentando aqui a solução, mas entendo que falta ao UEC que trabalhe mais a parte de alimentação, academia e suplementos alimentares para os jogadores dos times da base. Conciliado ao fato do trabalho técnico estar sendo excelente, acho que teremos condições de revelar bons jogadores para servir ao profissional e serem fonte de renda para o clube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão tolerados comentários que contiverem ofensas, calúnias, difamações, injúrias, denúncias infundadas (existe Ministério Público pra quem quer denunciar), palavras chulas e aqueles totalmente impertinentes à matéria. Siga estas regras e terá sua postagem publicada.

IMPORTANTE: Os comentários feitos não retratam o pensamento dos autores do blog.