terça-feira, 28 de agosto de 2012

Verdão tem que mudar a forma de jogar para encarar o Villa Nova



Renato Rodrigues (editor CANAL UEC)

Passou a estreia, vencemos os chifrudos e agora a preocupação é o jogo contra o Villa Nova no próximo domingo (02 de setembro), às 16 horas, no estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima/MG. 

Jogando no Parque do Sabiá, o Uberlândia mostrou que é um time rápido, que vira o jogo e com muito toque de bola. Mas para encarar o Villa, entendo que o Verdão tem que fazer algumas mudanças em sua formação.

O 4-4-2 adotado pelo técnico João Carlos Cavalo funcionou muito bem no Parque do Sabiá, mas penso que em Nova Lima ele terá que passar para uma espécie de um 3-5-2, uma vez que o campo é de pequena dimensão e, nestas condições, é toda hora bola chovendo na área. 

Para colocar três zagueiros, Cavalo manteria Martony e Galego e acrescentaria um dos novos zagueiros, seja Preto Marabá ou Murilo. Pra isto, teria que sair um jogador e como o jogo será de muita marcação, penso que o meia Glauber perderia a condição de titular para este jogo, uma vez que Ferraz mostrou um futebol que agradou a todos na partida contra o Uberaba. No meio de campo, ainda deixaria o volante Alvaro um pouco mais recuado, quase fixo no meio de campos e o Thiago Mariano marcando forte e saindo mais para o jogo.

No ataque, outra mudança teria que ser feita. Como já foi falado em outra matéria, o experiente atacante Paulão já conhece o Castor Cifuentes e é um jogador tipicamente de área, por isto entendo que ele deveria ocupar o lugar do Felipe Gouveia.

Assim, minha sugestão ao João Carlos Cavalo seria um Uberlândia com André, Martony, Galego e Preto Marabá, Edvan, Alvaro, Thiago Mariano e Pedro Henrique, Ferraz, Leonardo e Paulão. Se ele vai adotar esta tática, eu não sei, até mesmo porque ele entende de futebol mil vezes mais do que eu, mas espero que ele coloque um time forte defensivamente e arrasador no ataque, conforme o que propus.

De qualquer forma, acredito que o Verdão tem condição de buscar um bom resultado em Nova Lima, uma vez que o Villa Nova precisará da vitória a qualquer custo e isto pode nos ajudar.

3 comentários:

  1. nao sei q jogo vc viu mais ferraz nao teve uma boa atuaçao! parecia q tava amarrado. espero q se jogar no proximo jogo mostre um futebol melhor q sabado.

    ResponderExcluir
  2. Pedro, discordo de você, ele jogou bem sim....Ele é meia cadenciador e não meia atacante. Até pela estatura, o forte dele não é velocidade. O negocio dele é dar assistências, mas para isto tem que ter entrosamente perfeito com os outros jogadores e isto é só com o tempo.
    Viu o "tapa" que deu na bola no segundo tempo para o Leo cabecear para fora?
    Tem quanto tempo não vemos um meia cadenciador no time e ainda mais canhoto? Torço para que evolua, pois é novo e pode nos ajudar bastante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é realmente acho q ele pode evoluir mais com o passar dos jogos,e torço por isso. força verdão!!

      Excluir

Não serão tolerados comentários que contiverem ofensas, calúnias, difamações, injúrias, denúncias infundadas (existe Ministério Público pra quem quer denunciar), palavras chulas e aqueles totalmente impertinentes à matéria. Siga estas regras e terá sua postagem publicada.

IMPORTANTE: Os comentários feitos não retratam o pensamento dos autores do blog.