quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Por onda anda? Orciano !!!

Orciano na década de 70 no UEC


O blog CANAL UEC tem o prazer de trazer no tópico "Por onde anda?" o ex-atacante Orciano (foto acima), que nos concedeu uma entrevista relembrando os momentos em que jogou no Uberlândia Esporte Clube na década de 70. 


Nome Completo: 
Orciano José de Campos Neto

Idade: 
51 anos

Cidade Natal: Uberlândia/MG
Clubes que jogou: Uberlândia Esporte Clube; Juventus; Catanduva;Nacional de Itumbiara; Independente de Limeira ; Anápolis e XV de Novembro de Uberlândia (qdo este subiu para a primeira divisão)
Período que jogou no UEC:1976 a 1979


Orciano atualmente é empresário em Uberlândia/MG

Como aconteceu de jogar no Uberlândia Esporte Clube?
A Liga Uberlandense realizou um campeonato juvenil até então inédito na cidade, convidando inclusive equipes de fora. O sucesso deste campeonato motivou o UEC a montar uma equipe juvenil. O clube, até então, mantinha apenas uma amadora. Eu havia acabado de retornar de um período de testes na categoria de base do Santos e jogava pelo Ipiranga. Foi formado então uma espécie de seleção dos jogadores que atuavam neste campeonato. E foi assim que juntamente com Luis Alberto, Maurinho, Mairon César e outros que, com muito orgulho, cheguei ao UEC.

Quais jogos você tem boas recordações?
São muitos, mas nenhum como a estréia contra o Atlético de Três Corações com apenas 16 anos, marcando dois gols e ouvindo a torcida gritar meu nome até então estranho e desconhecido.

Quais jogos você não tem boas lembranças?
Apenas um. Contra o Vasco da Gama, eu estava sendo negociado com o Santos e em uma jogada desleal de um jogador do Vasco fui arremessado contra o alambrado do Juca Ribeiro, que era muito perto e fiquei um bom tempo parado, prejudicando a negociação e também minha condição de titular na equipe.

Como era a estrutura de treinamento na época?
Nos 3 anos que passei no UEC, a estrutura era dentro das possibilidades de abnegados diretores como Mário Borges e José Aparecido Martins, mas foi no ano de 1979 que eu presenciei uma mudança muito grande com a formação de uma equipe que colaborou e muito no ranking do UEC na CBF e culminou com meu empréstimo e, posteriormente, minha venda para uma equipe, na época de expressão, que é o Juventus de S.P

Quais foram seus treinadores no UEC?
Nossa, foram vários mas alguns tenho além da admiração um agradecimento profundo pelo que representaram em minha vida.O Jeovane Macedo, meu treinador no Juvenil, Humberto Ferraciolli que me lançou no profissional, Aderbal Lana a quem devo muito, Renganeschi e muitos outros.

Quais escalações de times você lembra ter atuado no UEC?
Foram muitas e algumas delas já estão registradas neste site na sessão de fotos históricas. Clique aqui.

Quais campeonatos disputou pelo UEC?
Acho que 3 mineiros, 1 brasileiro e alguns torneios.

O que tem feito ultimamente?
Sou formado em Direito, mas não exerço. Tenho uma empresa chamada Prosolda, que atua no ramo de solda há 27 anos. Faço 28 anos de casado este ano e tenho um maravilhoso casal de filhos.

Você ainda acompanha os jogos do Verdão? De que forma?
Raramente vou ao campo. É uma grande falha minha, pois sou torcedor de coração. Mas acompanho todos os noticiários e quando passa algum jogo na televisão, não perco de forma alguma. A partir de agora por este site. 

Como vê a atual situação do Uberlândia Esporte Clube e o que você entende que possa ser feito para melhorá-la? 
Uma luta constante de bravos dirigentes. Mas na minha opinião o UEC vive sempre o presente se esquecendo do passado e não se preparando para o futuro. Temos experientes ex-jogadores na cidade, alguns heróis da conquista de 1984, que poderiam muito bem servir de alguma forma ao clube. Com relação ao futuro, sabemos que hoje qualquer garoto tem muita facilidade para ir aos grandes centros e tentar a sorte sem passar pelo UEC, mas um planejamento forte , um grande investimento a longo prazo poderíamos daqui a algum tempo ter uma grande equipe de futebol com garotos daqui e da região que sabemos, é um grande celeiro de craques. Temos exemplos disto no passado.

Considerações finais:
Agradeço muito pelo espaço. Como disse anteriormente, o UEC não se preocupa com o passado e iniciativas como esta muito nos honra e nos ajuda a encontrar amigos que tivemos e jogamos no passado. O site limeiraesportes.com, cidade onde joguei apenas um campeonato me proporcionou esta mesma oportunidade e com isto recebi vários e-mails resgatando minha própria história. Parabéns pelo maravilhoso site, muito obrigado e conte sempre comigo.Serei leitor assíduo do site para me atualizar e quem sabe encontrar amigos que fizeram parte de minha vida.

5 comentários:

  1. Tive a oportunidade de jogar com o ORCIANO no Rio Branco da Vila Saraiva e convivemos no mesmo movimento na igreja católica. Além de ser um cara exemplar também jogou muita bola, fico feliz em ver o site resgatando esse e outros jogadores que fizeram parte da história do UEC.

    ResponderExcluir
  2. Excelente entrevista! Sempre é muito bom registrar e conhecer um pouco mais da história do Verde, especialmente de épocas mais gloriosas.
    Parabéns ao Blog e pelo Blog!

    FORÇA, VERDE!

    ResponderExcluir
  3. viu Renio, o blog sabe ser serio também. Parabéns Orciano por sua contribuição histórica para com o nosso Verdão.

    ResponderExcluir
  4. Otima iniciativa de trazer alguns personagens que fizeram a historia do verdao. Estes dias estava lembrando de um jogador que era pau pra toda obra, chamado Tiaozinho , alguem sabe se ele ainda mora em Udi. Tambem tem o Gil (volante), Euripao , etc

    ResponderExcluir
  5. AMIGO MÁRIO SÉRGIO - tiaozinho, meu amigo até hoje, mora em uma cidade chamada JARAGUÁ, estado de goiás, a 100 kilometros de goiânia, falo com ele direto, ele esteve morando nos estados unidos por 4 anos, e retornou agora. ele deve vir a uberlandia no meio do ano/2012. toninho da medicina (me localize no facebook)

    ResponderExcluir

Não serão tolerados comentários que contiverem ofensas, calúnias, difamações, injúrias, denúncias infundadas (existe Ministério Público pra quem quer denunciar), palavras chulas e aqueles totalmente impertinentes à matéria. Siga estas regras e terá sua postagem publicada.

IMPORTANTE: Os comentários feitos não retratam o pensamento dos autores do blog.