quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Por onde anda: Cento e Nove !!!

O jornal Correio, edição de 10/10/2010, fez uma excelente entrevista com Vicente Lage, o Cento e Nove, que foi campeão pelo Uberlândia Esporte Clube no seu maior título, a Taça de Prata de 1984, equivalente ao campeonato brasileiro da série B.

Cento e Nove em pé à esquerda junto com o time campeão de 1984


A matéria foi escrita pelo meu amigo Éder Soares e fiz questão de compartilhar no blog pela sua importância.

Vicente Lage conta hoje com 77 anos e mora em Belo Horizonte. Foi diretor do América/MG até 2007 e depois se aposentou. 

Confira a entrevista com o Cento e Nove:


Como você chegou ao Uberlândia Esporte?
Eu vim do Valério, de Itabira, no mesmo ano do título para substituir o Bug, que era o treinador. Era um desafio que eu sabia que não seria fácil, mas que existiam bons jogadores e algo de bom poderia ser feito.

Você esperava ser campeão?
Eu não esperava, porque o time não tinha muitos recursos financeiros para contratar. Mas os jogadores eram muito identificados com a cidade e o clube, além de tecnicamente serem muito bons. E isso foi demonstrado durante o andamento do campeonato.

Qual a maior virtude daquele time?
Além de a maioria ser da cidade, era um time muito rápido. Geraldo Touro na ponta direita, Vivinho no centro e Zé Carlos na ponta esquerda, era um ataque mortal para qualquer time. Tanto que a maioria deste time acabou, mais tarde, indo para grandes clubes do Brasil.

A Taça de Prata é o maior título da sua carreira?
Sem dúvida. No Uberlândia eu passei a ser reconhecido nacionalmente. Foi uma época inesquecível. A gente viajava para todo o país como um clube muito respeitado. Todos sabiam o poder ofensivo que tinha o Uberlândia. Nunca vou me esquecer do que vivi no Verdão.

Como foi a partida contra o Remo em Belém do Pará?
Sofremos pressão desde a chegada ao aeroporto até o último minuto do jogo, foi incrível. Só quem esteve lá para saber o que aconteceu. Mas acho que fizemos um grande jogo e poderíamos até ter saído vencedores lá dentro, porque sofremos pressão, mas também tivemos portunidades de gol. 

Você acha que Uberlândia reconhece a sua história no clube?
Às vezes acho que se esqueceram de mim. Certa vez, uma rádio me ligou para saber como eu estava, mas foi só. Fico muito feliz por ser lembrado, e gostaria muito de ir a Uberlândia para rever grandes amigos.

Você ainda acompanha o Verdão?
Eu acompanho pelo Campeonato Mineiro. E há muitos anos vejo o time ser rebaixo e em seguida subir. Este ano, novamente aconteceu. Acho que o Uberlândia tem o direito de estar disputando título porque é um time muito grande e que tem uma torcida muito grande. A cidade precisa se organizar para que o Verdão volte a ser forte.

Perfil de Vicente Lage:

Nome: Vicente de Paulo Lage (Cento e Nove)
Idade: 77 anos
Cidade Natal: Itabira/MG
Clube como jogador: Valério Doce (Itabira/MG)
Clubes como técnico: Uberlândia Esporte, Valério Doce, América(MG), Atlético de Três Corações, Democrata-SL, Democrata-GV, Nacional (AM), Cruzeiro e Atlético(MG)
Títulos: Campeão do Norte Nordeste pelo Nacional-AM (1981), Campeão da Super Copa Sul-Americana pelo Cruzeiro (1981, 1982 e 1983), Campeão Mineiro pelo Cruzeiro (1983), Campeão Mineiro pelo Atlético (1984) e Campeão Brasileiro da 2ª divisão pelo Uberlândia Esporte clube (1984).

4 comentários:

  1. Parabéns o UEC precisa reviver sua história!!
    o clube precisa trabalhar a sua marca, nós nao temos mais torcedores jovens o clube não tem mais o mesmo entusiasmo nenhuma campanha forte de marketing é feita!! Apesar de não ser cruzeirense fiquei com inveja do clube quando entrou dezenas de crianças com a bandeira do clube na mão! Precisamos mudar a situação e não aceita-la!!

    ResponderExcluir
  2. SOU TORCEDOR FIEL ACOMPANHO SEMPRE O TIME NOS BONS E MAUS MOMENTOS,MAS GOSTARIA MIUTO DE VER MEU TIME CAMPEAO MINEIRO!!!!!
    GOSTARIA TBM DE PARABENIZAR A DIRETORIA HOJE SE PENSA COM EMPRESA SE ADMINISTRA COMO EMPRESA NAO TEM MIAS ESPACO PARA ADMINSTRACAO AMADORA.
    ESTAMOS NO CAMINHO.

    ResponderExcluir
  3. "Mas os jogadores eram muito identificados com a cidade e o clube, além de tecnicamente serem muito bons."

    Tae a receita do sucesso!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela Entrevista com o meu Tio... grande orgulho da familia

    ResponderExcluir

Não serão tolerados comentários que contiverem ofensas, calúnias, difamações, injúrias, denúncias infundadas (existe Ministério Público pra quem quer denunciar), palavras chulas e aqueles totalmente impertinentes à matéria. Siga estas regras e terá sua postagem publicada.

IMPORTANTE: Os comentários feitos não retratam o pensamento dos autores do blog.