O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, anunciou quinta-feira passada (01/12/11) mudanças no formato da Copa do Brasil a partir de 2013. A duração do torneio será ampliada de cinco para nove meses, o que possibilitará a volta dos times que disputam a Libertadores. Desde 2001, quem participa da competição continental fica fora da nacional, pois ambas acontecem no primeiro semestre.
O número de participantes passará dos atuais 64 para 86. Na primeira fase, em março, serão 80 times. Após três etapas eliminatórias, restarão 10, que se juntarão aos seis que disputaram a Libertadores nas oitavas de final. A decisão será em novembro.
A ideia da CBF é valorizar a Copa do Brasil, incluindo todos os melhores times do país. E evitar punir times por "sucesso", caso do Corinthians em 2011. Eliminado na Pré-Libertadores, o Timão não teve chance de disputar nem a Copa do Brasil nem a Sul-Americana, ao contrário de outros times que tiveram colocações piores no Brasileirão 2010.
Outra novidade é que o Brasil diminuirá seu número de vagas na Copa Sulamericana de 2013, de oito para quatro. Quatro times eliminados na 3a Fase da competição serão direcionados para a Copa Sulamericana. O critério será através da classificação no Campeonato Brasileiro da temporada anterior.
Em 2012, a Copa do Brasil ainda terá o seu velho formato.
Em 2012, a Copa do Brasil ainda terá o seu velho formato.
Eu achei interessante a nova formula de disputa, sendo mais justa com os melhores times. Porém ela será muito pior para os times pequenos, que a medida em que passarem de fase, terão que prorrogar os contratos de seus jogadores. (Claro que, times que ja possuem calendário para o ano todo não sofrerão tanto).
Agora resta saber como a CBF dividirá as 16 vagas que estão sendo criadas e fica nossa torcida para que Minas Gerais tenha mais uma vaga.
Torcer para ganhar um vaga é pouco,isso é papel de torcerdor, a diretoria tem obrigração de ir até a CBF e solicitar a vaga do Uberlândia na competição, observa-se times de menor expressão e até sem estádio disputando a copa do Brasil,o Verdão ficar de fora é uma vergonha. Parem de pensar pequeno, o UEC é muito maior do que vocês pensam!
ResponderExcluirLuiz Fernando Greco
Luiz Fernando, você ta viajando na maionese. Não existe isso do Uberlândia solicitar a sua vaga na Copa do Brasil. A competição tem o objetivo de incluir representantes de todos os estados, e são adotados critérios técnicos para incluir os times na competição, e não por "grandeza dos times". Atualmente entram na competição os 10 clubes melhores ranqueados no Ranking de Clubes. As outras 54 vagas são distribuidas pelos estados de acordo com o Ranking de Federeações. Ai cada Federação escolhe o seus critérios técnicos para indicar os times que disputarão o torneio. Nesse ano jogaram Atlético Mineiro(Campeão Estadual 2010) Ipatinga(Vice Campeão Eatadual) e Uberaba(Campeão Taça Minas Gerais 2010). Alias o Uberaba ganhou a Taça Minas Gerais 2010 batendo o Verdão na final. Ou seja não jogamos a Copa do Brasil esse ano porque perdemos a decisão da Taça Minas Gerais de 2010, ok? E ano que vem não jogaremos também pois esse ano a diretoria do Verdão optou por não jogar a Taça Minas Gerais e jogamos a segunda divisão do mineiro esse ano ok? Mesmo se nosso estado ganhar mais uma vaga para 2013, como em 2012 continuamos na segundona do mineiro, a única chance de jogarmos a Copa do Brasil em 2013 é disputar e ganhar a Taça Minas Gerais de 2012. Ou seja precimos ganhar a vaga em campo e não solicitando a vaga a CBF.
ResponderExcluir