terça-feira, 8 de novembro de 2011

Somos CONTRA a SUSPENSÃO das eleições


O pré-candidato à presidência do Conselho Deliberativo Odomires Mendes de Paula, que integra a chapa do também pré-candidato à presidente do UEC, Elmo Siles, manifestou hoje na rádio Vitoriosa que ajuizará uma ação até amanhã pedindo uma liminar para suspender as eleições da próxima diretoria para o triênio 2012/2014 que estão marcadas para o dia 19 de novembro na Vila Olímpica.

Conforme matéria feita ontem, Odomires alega que o estatuto do UEC não é claro sobre como deva ser formada a chapa para a candidatura, não informando quantos vice-presidentes e nem a forma como devem ser colocados os conselheiros para apresentação desta chapa.

Realizamos ontem o RESENHA CANAL UEC (reprise aqui) e manifestamos nossa contrariedade à suspensão das eleições do Uberlândia Esporte Clube, pelos seguintes motivos:

1º) em 2006 o UEC foi imensamente prejudicado pelo atraso nas eleições no final de 2005 e a demora para entrega do clube, sendo que a diretoria eleita, na época por Everton Magalhães Siqueira, assumiu o Verdão faltando 10 dias para o início do campeonato mineiro módulo I, sem um time, o que foi determinante para a queda para o módulo II;

2º) não concordamos que o estatuto do UEC esteja confuso ou com dificuldades para apresentação da chapa. Vamos conferir o estatuto (clique aqui). O § 4º do art. 12 é bem claro que a cédula de votação deverá constar a chapa completa com o nome do candidato à presidente e dos dois vice-presidentes, além da relação dos candidatos a membros efetivos e suplentes do conselho. Além disto, o inciso III do art. 16 é claro que o conselho deliberativo é composto de 50 membros efetivos e 25 suplentes. Assim, para se candidatar basta apresentar uma chapa com a diretoria executiva composta de um presidente, 1º e 2º vice-presidentes e conselho deliberativo com 50 efetivos e 25 suplentes. A eleição do conselho fiscal é realizada pelo Conselho Deliberativo eleito (art. 21). Logo, não entendemos a dúvida que a chapa encabeçada por Elmo Siles está tendo para apresentação de sua candidatura.

3º) o estatuto do Uberlândia Esporte Clube foi aprovado em 02 de março de 2007 e alterado em 22 de dezembro de 2008. Por que só agora, na bacia das almas, faltando um ou dois dias para protocolar a chapa da candidatura, a dúvida na formação desta? Pelo que Odomires Mendes de Paula nos falou ontem ao vivo no RESENHA CANAL UEC, a suspensão será pedida por 20 dias. Pergunto: em 20 dias irão reformular o estatuto para torná-lo mais claro? Lógico que não, mesmo porque isto depende de convocação de assembleia geral, onde tem que haver publicação em imprensa e prazo para que todos possam ter conhecimento. 

Só no blog CANAL UEC, o estatuto está divulgado desde o ano passado. Acreditamos que uma ação judicial neste momento nada mais é do que uma tentativa de conseguir mais prazo para a formação da chapa com todos os conselheiros necessários. Só que esta forma de agir prejudica o clube. Estamos desde o fim do módulo II falando sobre eleições e sobre os possíveis candidatos. Não é possível que ninguém leu este estatuto antes. Deixaram para a última hora? Não cremos.

Concluindo, esperamos que nenhum dos candidatos tenham esperado a última hora para tomar qualquer medida que prejudique o clube. Se querem ser candidatos, devem ser, no mínimo, torcedores e para isto não podem querer prejudicar o clube do coração. As eleições já deveriam ter sido adiantadas para setembro ou outubro para que a próxima diretoria possa, com mais tranquilidade, montar a equipe que tentará o acesso em 2012. Mas isto o atual presidente do Conselho Deliberativo, que não quis sequer marcar uma assembleia para decidir, optou por manter a atual data. Agora,  falar em suspensão (o que significa adiamento), com atitude de última hora, desculpem-nos quem pensa o contrário: é ato de desespero e prejudicial ao nosso Verdão, razão pela qual repudiamos com veemência.

6 comentários:

  1. Está claro que o blog tem lado e interesses maiores que o próprio UEC. Se for de direito de candidato A ou B que seja feito como a lei determina. Quem decide é a autoridade competente.

    ResponderExcluir
  2. Mais uma vez estão brincando com o UBERLANDIA ESPORTE CLUBE. Se por um lado dar continuidade a saga EM no comando do clube é temeroso, tentar LANÇAR uma candidatura como as que tem aparecido é mais temeroso ainda, praticamente uma volta a estaca zero. Uma coisa é certa, a atual diretoria tem mais " canxa " do que as outras duas chapas que " apareceram " até agora. Montar chapa confiando em JUAN FIGER ? Não, isso não dá certo, não dará certo e no passado já foi feito e não deu em nada. Estou antipatizado com a atual gestão de futebol do clube, mais daí a concordar com uma palhaçada destas ? Deixa o UBERLÂNDIA ESPORTE CLUBE em paz, se não pode ajudar pelo menos não atrapalha. MELHOR O GUTO COMO PRESIDENTE DO QUE AS DUAS ATUAIS CHAPAS QUE " APARECERAM " ATÉ AGORA .É assim que eu penso !!! Rênio Carlos Garcia - Ex conselheiro suplente do UEC.

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente quer o poder a qualquer custo, só não falou o motivo. Espero que este pedido caia na mão de juiz que use o bom senso e rejeite o pedido.

    ResponderExcluir
  4. O Estatuto da entidade é soberano. Foi aprovado em Assembléia Geral especificamente convocada para esta finalidade. Está registrado no Cartório de Registro de Títulos e Documentos de Uberlândia. Nele consta tudo que o candidato precisa saber para se candidatar. Se não consegue interpretá-lo, que contrate um advogado para lhe dizer. Não é ficar indo tumultuar processo na Justiça. Até pq a legislação pátria diz que estando tudo de acordo com o Estatuto, a decisão é soberana, e a tendência é o indeferimento do pedido. Mas acabam de confirmar aqui na rádio cultura que o Sr. Elmo Siles conseguiu montar sua chapa e vai inscrevê-la amanhã. Que vença a melhor proposta para o Uberlândia, lembrando apenas ao Sr. Elmo que o futebol mudou nos últimos 27 anos e ele mesmo teve esta experiência, pois chamado a ajudar o Verdão em 2006, pelo Prefeito Odelmo, trouxe os piores jogadores de toda a gestão do Everton para atuar aqui em Uberlândia. Cuidado com as armadilhas sócio do UEC. Às vezes a gente quer melhorar um cenário que é ruim, e piora ele.

    ResponderExcluir
  5. Que Direito que nada, o kra é sacana mesmo. Se ele é o metido a querer se candidatar pq ele não tem peito pra fechar os 75 conselheiros em + de 1 mês.

    Isso demonstra a fraqueza dele, se fosse sério e competente já teria a chapa há 2 meses ou +.

    O JUÍZ TEM ASSUNTOS + IMPORTANTES PARA TRATAR DO QUE ELEIÇÃO DO UEC!!! ALIÁS, É POR AÇÕES MEDÍOCRES COMO ESSA QUE A JUSTIÇA É LENTÍSSIMA!

    ResponderExcluir
  6. COM TODO RESPEITO AO FUTEBOL AMADOR DE UBERLANDIA, MAS NESTE SEGMENTO EXISTEM PESSOAS MAIS CAPACITADAS QUE ESTES SRS. ODOMIRES E ELMER.
    ELES ESTÃO ULTRAPASSADOS E MAL ASSESSORADOS. NÃO SABEM NEM INTREPRETAR O ESTATUTO DO CLUBE, IMAGINEM ADMINISTRÁ-LO.
    O FUTEBOL MUDOU,DEVE SER TRATRADO COMO UMA EMPRESA, COISA Q ELES JÁ DEMONSTRARAM QUE SÃO INCOMPETENTES PARA ADMINISTRAR.
    SE ESTÁ RUIM A SITUAÇÃO, VOLTAR AO TEM PERÍODO DE PENÚRIA SERIA MUITO PIOR.

    ResponderExcluir

Não serão tolerados comentários que contiverem ofensas, calúnias, difamações, injúrias, denúncias infundadas (existe Ministério Público pra quem quer denunciar), palavras chulas e aqueles totalmente impertinentes à matéria. Siga estas regras e terá sua postagem publicada.

IMPORTANTE: Os comentários feitos não retratam o pensamento dos autores do blog.