quarta-feira, 6 de junho de 2012

Jogadores que vivem do passado, fiquem por lá. Não venham para o Verdão !!!

Frustração de acreditar em ex-craques
Estou escrevendo hoje para falar sobre o assunto Ronaldinho Gaúcho. Se todos os blogs de futebol falam, porque não o nosso? Brincadeiras à parte, o assunto do dentuço que abandonou o Flamengo, entrou com uma ação de 40 milhões de reais e no outro dia estava assinando com um outro clube, me faz lembrar muito o nosso glorioso Uberlândia Esporte Clube.

Calma, não estou louco. Ronaldinho, Flamengo e Atlético não tem nada a ver com o Verdão. As coincidências são os fatos sobre seus aspectos intrínsecos, principalmente quando se trata de contratações realizadas pelo alviverde. Todos se recordam do lendário Viola, que veio para ser atração circense e por isto não resolveu o problema do UEC em 2007. Outra frustração foi o Rena, que falaram que foi artilheiro do Fortaleza na série A do Brasileiro, mas não mostrou o futebol que era esperado dele e muito menos conseguiu um título sequer para a sofrida torcida do Verdão nos quatro anos que vestiu o manto sagrado.

Dois casos mais recentes foram as contratações de Diego Silva e André Neles, o ex-balada. Diego Silva foi (isto mesmo, foi) jogador do Flamengo na série A, campeão mineiro pelo Ipatinga e  artilheiro do módulo II pelo Nacional. Veio pra cá de mala e cuia com o seu passado e serviu ao UEC apenas para mostrar que temos excelentes nutricionistas e preparadores físicos. 

No caso do André Neles, o ex-balada, este realmente veio com a fama de ser o artilheiro matador de outros tempos. Aliás, fama  esta que ele fez quando tinha a outra fama também de baladeiro e da noitada. No Uberlândia não jogou absolutamente nada e se irritava com as críticas porque era cobrado. Ora, era cobrado porque já tinha feito um papel melhor em outros times, mas no UEC, infelizmente, produziu pouco. Fez apenas um gol em 7 jogos e não ajudou o Verdão sequer a se classificar para a próxima fase do mineiro.

Assim como as frustrações que Flamengo teve com Ronaldinho e o Uberlândia teve com Viola, Rena, André e Diego Silva, entre outros, o que se conclui é a necessidade de mudança no foco em suas contratações. Respeito as opiniões em contrário, mas está na hora - aliás, já passou - das próximas contratações serem convertidas naqueles que querem um lugar ao sol e não aqueles que já torraram nele.

Lógico que um time tem que ter jogadores experientes no elenco, até para suportar momentos difíceis numa partida ou fase ruim em uma competição. Mas é diferente jogador experiente de jogador que não aspira mais nada em sua carreira, senão o salário (que normalmente são altos). 

O Uberlândia tem que aprender com seus erros, atentar-se aos erros dos outros e melhorar esta questão do futebol, que é o cerne de todas atenções. Ninguém estaria cornetando o UEC hoje se ele estivesse em uma série D, C ou B do futebol brasileiro. Mas pra isto tem que buscar jogadores com perfis diferentes de ex-craques.

Sai da fila, Verdão !!!


3 comentários:

  1. Acho que essa colocação foi generalizada e portanto infeliz.

    Pois existem jogadores que jah calaram críticas e ofensas generalizadas, (similares à essa que foi escrita na matéria de que todos eles eram ex-craques, que já não aspiravam nada na carreira, que eram velhos, e blá-blá-blá) como por exemplo o Petkovic que levou o Flamengo ao hexa em 2009 quando tinha 37 anos de idade; o Romário que foi artilheiro do campeonato brasileiro às vésperas de completar 40 anos de idade; o Zidane que voltou da aposentadoria da seleção da França e foi fundamental para classificação pra Copa de 2006 e pra chegar até a final da copa; o Veron que era desacreditado por muitos e foi imprescindível pro ultimo título Olímpico da Argentina e pra Libertadores que o Estudiantes foi campeão; a lista é extensa e poderiam ser citados diversos jogadores que atuam no futebol europeu com enorme sucesso, como Ryan Giggs, Javier Zanetti, e tantos outros.

    O jogador deve ser julgado pelo futebol que é apresentado em campo e não simplesmente já ir supondo que o jogador vai jogar mal levando em conta só o critério da idade.

    ResponderExcluir
  2. em partes concordo com voce,mas no caso do rena,discordo,vc culpa o rena pelo fracasso da equipe durante a sua estadia aqui,mas acho um pouco de exagero de sua parte,pois rena fez gols pelo uberlandia,uma andorinha sozinha não faz verão.infelismente o time não era a altura dele,então não culpe so um atleta ,mais sim o conjunto .vida que se segue

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, anônimo. Que bom que leu a matéria, mas tenho três coisas a pontuar sobre o que você escreveu:

    1ª) não falei que jogador velho não presta, inclusive até escrevi que é preciso ter jogadores experientes o elenco. O problema são os jogadores que vivem do passado, cobram caro para jogar por isto e não fazem nada em campo mais.

    2ª) toda regra tem exceção.

    3ª) respeito sua opinião.

    ResponderExcluir

Não serão tolerados comentários que contiverem ofensas, calúnias, difamações, injúrias, denúncias infundadas (existe Ministério Público pra quem quer denunciar), palavras chulas e aqueles totalmente impertinentes à matéria. Siga estas regras e terá sua postagem publicada.

IMPORTANTE: Os comentários feitos não retratam o pensamento dos autores do blog.