Nunca um time de basquete terá uma torcida assim |
O time de basquete de Uberlândia após mais uma vitória ontem manteve-se no topo da tabela do NBB (Novo Basquete Brasil), uma espécie de série A do campeonato brasileiro de futebol. Não há dúvida que é uma situação digna de aplauso, porque existem grandes equipes disputando esta competição.
Mas um fato que não fico alheio é que a cidade de Uberlândia não se empolga com este tipo de situação e não é por falta de divulgação, porque o jornal Correio fala quase todo dia, as emissoras de televisão e de rádio dão destaque todos os dias e mesmo assim não há euforia, senão para aqueles poucos apaixonados por esta modalidade esportiva.
Eu sei que estes poucos amantes do basquete não vão gostar do que vou escrever, mas a verdade é que todo este alto investimento, por mais que consiga trazer um título brasileiro ou até um sulamericano, jamais conseguirá cair, com força, nas graças do uberlandense. E não é culpa do time, de A ou d B. Acontece que futebol é o esporte que a massa gosta.
Vejam que o time de Uberlândia de basquete, líder no Brasil, está jogando no ginásio do UTC e nem sempre lota com suas quase duas mil ocupações, se é que chega a isto. Se fosse jogar no ginásio do Sabiazinho o público continuaria o mesmo. O nosso glorioso Uberlândia Esporte Clube, que vai disputar este ridículo campeonato mineiro módulo II e é um time que os moradores da cidade, alguns abestados diga-se de passagem, gostam de fazer xacota, levará muito mais público do que isto em seu primeiro jogo se vencer o Araxá na primeira rodada.
O futebol é o esporte que o povo gosta e por mais que seja emocionante uma linda cesta de três pontos ou uma enterrada, nada, mais nada se compara a um gol, a uma defesa difícil de nosso goleiro, a uma bola explodindo no travessão, um drible desconcertante, uma jogada ensaiada, uma cobrança de falta com precisão e por aí vai. O time de futebol pode jogar mal uma partida inteira e no fim do jogo deixar a torcida eufórica com aquele gol achado aos 48 minutos do segundo tempo. Aliás, uma partida pode terminar 0 a 0 e a torcida sair comentando que o time mostrou muita raça e determinação e que, infelizmente, perdeu alguns belas chances de gol.
Antes que algum incauto me questione, fico orgulhoso sim que Uberlândia tenha uma grande equipe de basquete, por mais que ele nunca será, pelo menos no Brasil, um esporte de massa. O que eu acho lamentável é o fato da universidade que banca este time de basquete invista horrores nisto e não invista um centavo sequer no nosso Verdão. Erro crasso se a intenção for marketing, pelo menos na minha opinião.
Se o Verdão estivesse em condição semelhante ao do time de basquete, disputando um campeonato brasileiro que seja série B, na cidade de Uberlândia não se falaria em outro assunto, porque futebol é a paixão da massa. Reflitam !!!
Na verdade eu acredito que falta a equipe de basquete uma maior identificação com a cidade, pois depende muito do humor do proprietário da faculdade, que pode resolver levar a equipe embora quando quer, parece o BOA com os seus irmãos, se fosse o time de basquete do Uberlândia Esporte clube tenho certeza que teria muito mais torcida. A mesma situação aconteceu qdo inventaram de criar uma nova equipe de futebol na cidade, não existia identificação com a cidade, na época conversei com alguns amigos, se tivessem profissionalizado alguma equipe amadora tradicional da cidade. Ex: LUIZOTE, GUARANI, FLORESTA,etc, tenho certeza que esta equipe poderia ainda estar no profissional, mas não há planejamento , tudo é resultado da vontade do EX-SENADOR.
ResponderExcluirO basquete de Uberlândia já foi campeão brasileiro e sulamericano!
ResponderExcluirSem um orçamento de R$ 200.000.000,00 por ano um clube de futebol não consegue um feito semelhante!
Mas não custava nada à Unitri patrocinar também o Verdão, especialmente se a equipe conseguir o acesso ao Módulo I, onde há razoável publicidade, dada a cobertura da TV Globo!
ResponderExcluirSem duvida que o futebol empolga muito mais a torcida,apesar de gostar do basquete,vou em alguns jogos,tem jogos como este de ontem vc ja sabe o vencedor,é muito mais facil vc fazer um investimento no basquete no volei e no futsal,quando vc investe muito é quase certeza de sucesso e no futebol é diferente as vezes grandes times ou grandes investimentos naum é sinonimo de sucesso da equipe,o verdão quando começa com uma boa campanha a media de publico é acima de qualquer time do interior do brasil,e este ano a equipe montada no papel parece muito boa,vamos ver se da liga e a torcida possa comemorar a acesso ao modulo I.
ResponderExcluireu acho esse tipo de discussão inútil, sou uberlandense, meu esporte preferido é o futebol, mas torço tbm para qualquer modalidade q envolva o nome de Uberlândia, até uma competição de par ou impar
ResponderExcluirREALMENTE, UMA OCASIÃO É UDIA, OUTRA É ARAGUARI E ATE BRASILIA O SENADOR QUER É DIVULGAR SEU NOME E DE SUA UNIVERSIDADE RAZAO POLITICA E FINACEIRA.
ResponderExcluirFORÇA VERDE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
É, isso vai dar polêmica, mas o que acontece é o seguinte... Uberlandia Esporte Clube tem 89 anos de idade... o Basquete nao chega a 15... Eu sou amante de qualquer time esportivo da cidade, desde o futebol do nosso glorioso UEC até o time de futsal do Praia Clube. Eu gosto sim de basquete e acompanho todos os jogos, mas vem cá, nao tem comparação entre basquete e futebol, é tudo muito diferente e a ADMNISTRAÇÃO é diferente... WS sacaneou muito com a gte, mas hj tamos ai líderes do NBB. E a diretoria do UEC? nao tem credibilidade nenhuma de arrancar patrocinio nem do MARTINS. Lamentável, mas é o que acontece. Minha opiniao, nao tem que desmerecer ninguém... Nosso futebol há de ser grande novamente, fato que sou torcedor fanatico, tenho coleção de camisas do verdão e nao falto um jogo se quer, e ah, jogo toda semana na timemania. Grato
ResponderExcluir