sábado, 31 de dezembro de 2011

Retrospectiva 2011



O ano de 2011 começou para o Uberlândia Esporte Clube com a mesma meta de garantir o acesso ao módulo I do Campeonato Mineiro. Mas o sonho de retornar a elite do mineiro ficou para o ano seguinte. Entretanto, há uma luz no fim do túnel. Desta vez, por trás do novo time apresentando para a temporada 2012, tem também uma nova diretoria no comando.

A única competição que o UEC participou este ano foi o módulo II do Campeonato Mineiro. Segundo o presidente do clube, Everton Magalhães, o Verdão só participaria da Taça Minas em 2011 se a competição oferecesse ao campeão uma vaga na Série D do Brasileiro de 2012. Como a Federação Mineira de Futebol (FMF) não aceitou a proposta e só garantiria ao campeão uma vaga na Copa do Brasil de 2012, o Verdão optou por não participar.

A participação do Uberlândia Esporte no Módulo II de 2011, deu uma gota de esperança aos torcedores que acreditavam no acesso. Até o fim da primeira fase tudo corria bem. Comandado pelo técnico Moacir Júnior, o Uberlândia, que estava na 'Chave A', jogando com a Patrocinense, U.R.T, Ituiutaba, Mamoré e Fluminense, terminou a fase de classificação em primeiro lugar com 25 pontos. Dos 10 jogos, conquistou oito vitórias e teve uma derrota e um empate.

Mas os encontros com o Tombense e o Tricordiano, na segunda fase da competição, mudou os rumos do UEC. Com duas vitórias, duas derrotas e dois empates o Uberlândia ficou em terceiro lugar na fase final e deu adeus, mais uma vez, à elite do Mineiro. O técnico Moacir Júnior deixou a equipe faltando um jogo para o fim do campeonato. Além dele, 15 jogadores foram dispensados.

Mesmo sem a vaga, Everton Magalhães, avalia o ano como positivo tanto dentro quanto fora de campo.

– Na parte administrativa foi ótimo, conseguimos nos estruturar e deixar as contas em dia para a nova gestão. Em relação ao time, fizemos a melhor campanha da competição, mas infelizmente não deu. Não por causa da equipe, mas por outros fatores – explicou Everton.

Eleição

Fora dos campos desde abril, o clube voltou a se movimentar no segundo semestre. Porém, as notícias que tomaram conta do Uberlândia Esporte envolviam outro tipo de disputa: a da nova diretoria para o triênio 2012-2014. Três chapas se mostraram dispostas a entrar na briga: uma de situação e duas de oposição. De um lado, Guto Braga, como presidente defendendo a atual administração, do outro, as chapas do Eduardo Anchieta e Elmo Siles.

Entre discussões e acusações, apenas a chapa da situação estava apta a participar das eleições. Dos 312 que compareceram do dia 19 de novembro, 306 votaram em Guto, três pessoas anularam o voto e três votaram em branco. Como proposta para a nova gestão o presidente eleito disse que daria sequência à administração do Clube, tendo como metas o acesso e quitar a dívida do Clube até o fim de 2012.

Novos Caminhos

Pensando em 2012 e seguindo a proposta de mudar o time e tentar mais uma vez retornar a elite, a diretoria do UEC anunciou no início de dezembro a equipe para a próxima temporada, que será comandada por Eugênio Carlos. Entre os 25 jogadores anunciados, nomes já conhecidos pela torcida como Dudu Araxá, Felipe Sanchez, Rafael Ipuã, Guma e Gustavo Moura.

O Módulo II do Campeonato Mineiro 2012 começa no dia 12 de fevereiro, antes disso a torcida pode ver a equipe atuando nos amistosos. O . O primeiro foi fora de casa contra o CRAC de Catalão ,com empate em 0 a 0. Os próximos serão em casa, no Parque do Sabiá. No dia 11 de janeiro, às 20h, novamente contra o CRAC. No dia 14, às 16h, o Uberlândia enfrenta o Uberaba.

Fonte: Globo Esporte Triângulo Mineiro - repórter Hismênia Keller

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão tolerados comentários que contiverem ofensas, calúnias, difamações, injúrias, denúncias infundadas (existe Ministério Público pra quem quer denunciar), palavras chulas e aqueles totalmente impertinentes à matéria. Siga estas regras e terá sua postagem publicada.

IMPORTANTE: Os comentários feitos não retratam o pensamento dos autores do blog.