segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Grandes torcidas fazem grandes campeões !!!

O Uberlândia Esporte Clube, enfim, tem o seu departamento de marketing e este será coordenado pelo Dr. Fernando Luís Pereira Lima, que tem pós graduação nesta área e já acompanhou trabalhos neste sentido de clubes do Rio Grande do Sul e de São Paulo.

Além disto, o Verdão tem parceria com a APP (Associação dos Profissionais de Propaganda) e a agência  de publicidade Ares Comunicação por seus prepostas Fabiana Barcelos, Amanda Célio, Érica Goulart e Priscilla Rocha, que irão movimentar o trabalho de comunicação e marketing do clube no intuito de resgatar o torcedor do Uberlândia para o estádio.

Vejo este trabalho como uma semente a ser plantada e que precisa do apoio de todos os torcedores do manto alviverde. A cidade de Uberlândia, pela qual moro há 20 anos, me acolheu bem e por isto tenho um amor imenso por ela e por seu time de futebol. Aliás, não consigo torcer contra nada do que é daqui. Só que existe uma legião de pessoas que moram aqui, usufruem do que é daqui e gostam, tem até o prazer, de desdenhar, principalmente do seu clube de futebol.

Acostumados a assistirem e torcerem para times alienígenas pela televisão, criam uma utopia de que o time local tem que ser igual ao que eles vêem na tela da TV, mas não fazem nada por isto, pelo contrário, esculacham o time local, que leva o nome da cidade de Uberlândia, de estar num módulo II de campeonato mineiro. Isto ajuda?

O lema do marketing é bem incisivo: "Grandes torcidas fazem grandes campeões". O que vemos em Uberlândia é igual aquela pessoa que não joga na mega sena, mas espera ganhar o prêmio. Ora, vamos ajudar primeiro, indo ao estádio, convidando os amigos a irem juntos, sem aquela expectativa de ver um jogo igual o da TV, mas de ver o time da sua cidade jogar, do prazer de ter um time que leva o nome de Uberlândia.

Querem um time campeão, um time vencedor e que seja competitivo, façam a sua parte também. Este projeto de marketing depende demais da torcida e é claro de bons resultados em campo. Mas, torcedor não pode ficar esperando o time deslanchar pra depois torcer não. Isto não é ser torcedor.

Conheço vários uberlandinos que amam o Verdão mais do que muito uberlandense e isto é vergonhoso para os uberlandeses natos que desprezam o time local. Sejam igual eu e muitos que conheço que, com orgulho, falam: "Torço para o Uberlândia com muito orgulho".

Grandes torcidas fazem grandes campeões. Pensem !!!

4 comentários:

  1. Nasci em Uberlândia e nunca me mudei daqui.
    Aprendi desde pequeno a torcer pelo Verdão, independente de ganahr ou perder, afinal, é meu time de coração.
    O Verdão vai ser sempre o meu primeiro time, o resto? Bom, depois vem o resto.
    Vou mentir não, mas sou UEC no par-ou-ímpar, ou em competição de corrida de sapo...
    Amo o meu Glorioso da Mogiana.

    ResponderExcluir
  2. Não entendo como pode uma pessoa nascer em uma cidade, viver e trabalhar nela, criar raízes onde vive e ainda assim torcer contra a instituição que leva o nome desta terra.

    Não nasci em Uberlãndia, mudei para essa cidade quando tinha dez anos, vivi aí por dezessete anos, mas, aprendi a amar e admirar tudo o que essa majestosa metrópole possui. Vivi os melhores anos de minha vida em Uberlândia. Hoje estou com cinquenta e um anos de idade, moro em Uberaba há vinte um anos, todavia, meu coração é uberlandense, assim como Uberlãndia me recebeu de braços aberto no inicio dos anos setenta, eu também abracei essa cidade com todo meu amor. Hoje já não a conheço como antes, pois, cresceu muito rápido, no entanto, continua bela e majestosa.

    E o Verdão, esse é um caso à parte, também aprendi a amar esse time, tenho ele em meu coração, não porque ele seja um grande time, ou por possuir muitos títulos, é grandioso, porém, com poucas glórias de âmbito nacional. Apesar de ter tido muitas alegrias no velho Juca, depois no atual Parque do Sabiá, também me decepcionei por diversas vezes, porém, minha paixão por esse time independe de títulos e resultados, gosto dele como ele é e pronto.

    Hoje morando em Uberaba, sou criticado de mais por torcer pro Verde, entendo os uberabenses em me criticar, não poderia ser de outra maneira, vivo aqui há mais de vinte, dependo daqui para ganhar meu sustento, tenho filhos que nasceram aqui, eles não entendem meu amor pelo alvi-verde. Sabe o que me entristece? Vou falar, quando morava em Uberlãndia os torcedores do Verdão eram criticados pelos próprios cidadãos nascidos nessa cidade, isso sim é constrangedor, triste e deprimente. Ser criticado pelos torcedores arquivais nos motiva, porém ser criticado pelos da nossa casa é muito triste.

    Concluído, vejo que isso ainda é fato em Uberlãndia, uberlandenses criticar a equipe da casa. Penso que essa equipe de market terá muito trabalho pela frente, mudar esse paradigma. Acredito que o foco deve ser as crianças nas escolas da cidade, ações tipo levar convite às escolas para as crianças conhecerem o CT Ninho do Piriquito, Nos dias de jogos flanquear a entrada dessas crianças, se possível deixa-las entrar com a equipe em campo, claro que, somente as que estiverem devidamente uniformizadas com as cores do Verde. Claro que existem muitas ações a ser desenvolvidas e, essa capacitada equipe irá, certamente, encontrar o melhor caminha para divulgar e fazer esse time e essa grande marca que é UBERLÃNDIA ESPORTE CLUBE ser amados pelos residentes dessa cidade.

    Grande abraço, Onofre Borges

    ResponderExcluir
  3. Renato, Parabens...voce tem tocado nos pontos criticos do Uberlandia Esporte Clube.
    Futebol e paixao e tem a ver com o envolvimento que se tem com o Clube nos diversos momentos da sua vida. Acompanho o Verde desde 1978 nos alambrados do Juca Ribeiro e sou do tempo em que a torcida agia como torcida de cidade pequena, comparecia , empurrava o time e lotava o estadio.
    Temos que ter humildade para voltar as glorias do passado...E o ponto central foi levantado pelo Onofre : temos que formar uma nova torcida, distribuir premios na escolas, premiar os alunos com ingressos dos jogos, etc...
    E assim que vamos ver o time do Uberlandia renascer, sem os corneteiros que todo dia aparecem no nosso blog, mas ao contrario ,vendo a formacao de uma nova torcida, incentivando, participando do dia a dia do nosso Verdao.

    ResponderExcluir
  4. Que belo texto, Sr. Onofre. O seu texto reflete muito bem a realidade que é vivida em Uberlândia, onde seus concidadãos torcem contra o time da cidade.

    Tarcísio, vamos esperar as ações de marketing, que produzam resultados a longo prazo. A curto prazo, sinceramente, não espero grandes alterações, porque o marketing dos contra é de muito tempo e bem maior.

    ResponderExcluir

Não serão tolerados comentários que contiverem ofensas, calúnias, difamações, injúrias, denúncias infundadas (existe Ministério Público pra quem quer denunciar), palavras chulas e aqueles totalmente impertinentes à matéria. Siga estas regras e terá sua postagem publicada.

IMPORTANTE: Os comentários feitos não retratam o pensamento dos autores do blog.