Através do twitter, Danilo Lima me questionou sobre o que eu pensava sobre o fato do Clube Atlético Portal de Uberlândia tomar alguns jogadores que estão jogando o campeonato amador de Uberlândia. Danilo alega que está faltando profissionalismo à diretoria do CAP, que deveria pelo menos entrar em contato com os dirigentes do time que está sendo tomado os jogadores.
Em alguns casos, como dos jogadores Diego Ernandes, Charles, Bruno Bueno e Neto, estes já vinham jogando com o CAP a copa AMVAP e provavelmente os dirigentes dos times amadores que tinham estes atletas já sabiam que iriam acabar indo para o futebol profissional, visando uma disputa de um campeonato mineiro.
Mas parece-me que nesta semana o CAP tirou um jogador de um time amador e o dirigente ficou revoltado porque havia pago a reversão do jogador e agora ficou no prejuízo. Não sei qual jogador e nem qual time, porque não acompanho futebol amador, apenas ouvi falar. Posso até apurar mais tarde esta informação e repassar aqui para vocês.
O ponto central desta discussão é: o CAP está sendo antiético, antiprofissional ou errado em fazer isto? Penso que não. Ele está reforçando seu time. O contato é feito com o jogador e é este quem resolve sua vida. Alguns jogadores, como Mário Victor (ex zagueiro do UEC e agora jogando no Rio Branco), não quiseram largar o time amador. É opção de cada um.
Se o jogador quis largar o time amador, pensando em se profissionalizar, não pode ser atribuído ao CAP a atitude dos atletas. O CAP quer o melhor para o seu time e os jogadores buscam um horizonte um pouco melhor do que simplesmente disputar um campeonato amador. O amador de Uberlândia é forte, mas os jogos são apenas em Uberlândia, enquanto a segunda divisão do mineiro abre a possibilidade de se abrir novas portas para aqueles jogadores que querem viver jogando futebol.
Não estou aqui defendendo o CAP e nem cheguei a ouvir o presidente Gilson Batata, que pode até ter outra explicação para isto. Tudo não passa de uma disputa comercial. Se o time amador quer manter o jogador em seus domínios, tem que oferecer mais. Eraldo saiu do Verdão no início do ano porque o Prudente pagou a multa. O UEC não teve o que argumentar.
Capitalismo selvagem !!!
Renato, a questão é a falta de vergonha na cara de alguns jogadores mesmo, isso prova que o CAP está n caminho errado, pois se o jogador pega dinheiro no amador, como é o caso do Diego Hernandes, para jogar o campeonato inteiro e sai sem nem falar com a diretoria é porque ele não tem muita moral. Portanto, o CAP está começando errado, pegando jogadores que não tem o mínimo de consciencia e respeito ao próximo. Time nasceu para fracassar. Ainda em tempo, Mario Vitor é do América, não do Rio Branco. Renio Carlos Garcia
ResponderExcluirDiscordo de vc Reino, jogador de futebol tem uma "vida util" muito curta no futebol, no maximo 25 anos, diferente de outras proffissoes, entao acho sim q jogador tem q ir onde paga mais, vc acha q o conca algum dia sonhou em jogar na china???? foi din din!!!!!!!
ResponderExcluirA questão...se o futebol é amador...não deveria nem receber nada....pra começo de conversa!
ResponderExcluirE quando o vejo alguem tentar alguma coisa aqui em Uberlândia a inveja reina, pois o ciúme da maioria incopetente...não quer ninguem com sucesso.....
Vejo alguns comentários idiotas em algumas postagens em seu blog...que me pergunto se é de fato de torcedores...ou de pessoas que acompanham alguma coisa!!!!!
As reclamações do Uberlandia tem fundamentos? Deixa em casa quaisquer um de nós estiver endividados e nossa família pedir um carro novo, uma casa melhor ou até mesmo uma viagem.....alguns tolos fornecem isso....mas depois passam fome...e foi isto que aconteceu durante muitos anos no Uberlândia, pois somente tinhamos madames de luxo para cuidar....
Agora temos uma casa mais digna, não temos atrasos em contas....
Onde estão os que ajudam....aqueles que criticam...digam se são tão bons assim, quais são as soluções...
Ajudem ao CAP e ao UBERLANDIA..... dêm aplausos aos que tentam alguma coisa...deixem de criticar...
E ha muito tempo não temos futebol amador em Uberlandia...temos pessoas que recebem para jogar...e se não recebem não jogam....e quando muitos deles ficam em bares,....baladas e no domingo não jogam como deveriam...porque vocês não cobram desses "jogadores"....
Renato Borges
Diego Hernandes, é um puta de um Atleta, mais um que o Uberlandia não soube aproveitar.
ResponderExcluirSó que agora ele vai brilhar no CAP.
CAP CAP CAP CAP CAP CAP CAP CAP CAP CAP CAP CAP
pra você ver, Rênio, o tanto que eu acompanho amador. Que bom vocês aí expondo suas opiniões. Mas a verdade é que futebol amador, de amador mesmo não tem nada, acontecendo até de times amadores de Uberlândia tirando jogadores de times profissionais, porque pagam mais.
ResponderExcluirSe o time amador quer manter o jogador em seus domínios, tem que oferecer mais. Renato engano seu , os jogadores do amador recebe bem mais q o salario minimo q os atletas do CAP vao receber , nao tem q lavar os uniformes q eles jogam , nao e questao de dinheiro e sim de bom censo , vc citou o caso do jogador Eraldo , o clube pagou a recisao e levou , mais o CAP nao esta pagando , pra vc ver tamanho AMADORISMO DO CAP , o jogador BETINHO irmao do VERTINHO que estava no amador pelo RODA VIVA E na amvap pelo CAP , machucou o joelho em jogo da amvap e nao teve nenhum respaudo da diretoria do CAP quem esta tratando ele e a diretoria do RODA VIVA . O jogador que eu citei no twitter e o MARCOS (gamarra) . PRA QUEM NAO ME CONHECE SOU PRESIDENTE DO RODA VIVA.
ResponderExcluirrealamente o cap esta agindo com falta de etica na contrataçao dos jogadores do amador , pois bem o time do voluntarios fez um amistoso com o cap no inicio do ano e contratou varios jogadores de qualidades que jogam no amadador e tambem no profissional , sendo que foi paga a transferencia de um goleiro que jogava no vasco da gama do rio de janeiro e alem do gasto com a reversao ainda houve o gasto com o atleta e de maneira antietica o cap retirou do voluntarios 5 jogadores e venderam ilusao para a maioria deles , alegando que iria leva-los para o profissional , desfalcando o time do voluntarios em varias rodadas , sendo que recentemente eles fecharam acordo com o goleiro do voluntarios e estao ameaçando os demais jogadores que antes foram selecionados a nao jogar o amador pelo o voluntarios e terminarem de disputar a amvap e falando para os demais e irao incorporalos ao elenco profissional , certo é que esse time do CAP , ja começou errado pois agiu de ma fé com o time do voluntarios retirando 5 jogadores que inclusive ja haviam sido pagos com antecedencia . A mesma coisa fez com o America e os demais times do amador . e agora CAP que vai pagar o prejuiso desses times amadores . Nao começem errado pois o futebol nao é fetio de trairagem .
ResponderExcluirse fosse vc tira-se o dinheiro do seu bolso dava para um atleta e ele fizesse isso que vc faria???
ResponderExcluirSe o Futebol é amador porque há premiação ou salário para os jogadores? Se existe gente lucrando com algo amador o errado é o futebol amador, que deve se profissionalizar, com todas as obrigações que um time profissional deve cumprir.
ResponderExcluirO Futebol amador desse jeito que ocorre em Uberlândia é muito prejudicial para a cidade pois não forma atletas e não há garantias que as pessoas que trabalhem com futebol sejam capacitadas para tais funções.