quinta-feira, 2 de junho de 2011

A base é pra revelar !!!

Imagem: First Sports


O projeto Craques do Futuro foi criado por volta de abril de 2006 com o intuito de trabalhar as categorias de base do Uberlândia Esporte Clube, em parceria com a Universidade Federal de Uberlândia e com a Futel, que cederia os poliesportivos para as escolinhas e os professores de educação física. O mais importante, porém e obviamente,  que fosse - no mínimo -  fonte de jogadores para o time profissional do Verdão.

Após 05 anos de existência, apesar de cumprir e bem sua função social, tirando inúmeros jovens da rua e colocando-os na prática esportiva, não podemos ainda dizer que o Craques do Futuro foi um projeto futebolístico de alta perfomanece, infelizmente.

Cada um tem sua opinião e democraticamente respeito a de todos. Porém, para mim, apenas Vertinho (volante) e Guma (atacante) foram revelações para o time profissional. Jogadores como Denner, Chiquinho, Pablo, Luiz Guilherme e Adãozinho, por exemplo, não passam de promessas. Está certo que não tiveram chances, mas este foi um erro do UEC em não deixá-los jogar. Mesmo assim, Vertinho e Guma não são craques. São apenas bons jogadores, com condições de titularidade, para se disputar um campeonato mineiro módulo II.

É triste hoje ver que vários ex-jogadores que estiveram nas categorias de base do Verdão migraram para o campeonato amador, com o é o caso de Mário Victor, Diego Ernandes, Bruno Bueno, Saymon, etc... Estão tendo chance no CAP, mas abraçados de corpo e alma com o forte futebol amador de Uberlândia.

Eu sei que não é fácil produzir um craque, que já tem que nascer com a estrela no peito. Mas estes são aqueles que se destacam e se candidatam a uma vaga na seleção brasileira. O que quero demonstrar é que não conseguimos revelar nem jogadores para disputar um módulo II de campeonato mineiro, que é de um nível técnico baixíssimo. Temos promessas, mas afirmar, com confiança, que estes jogadores serão capazes de vestir a camisa de titular do Verdão e segurar o rojão sem medo e com atitude de vencedores, tenho minha desconfiança.

Gostaria muito que a equipe profissional do Verdão fizesse igual o Santos e o Atlético Mineiro, que estão colocando os jogadores da base e estes estão mostrando um bom futebol. A função da base é revelar. Não precisamos de título de campeão disto ou daquilo da base. Os treinadores das categorias de base tem que pensar somente na revelação de atletas, porque senão basta montar um time bem retrancado na defesa, fechar o grupo com este time e ir até o final da competição com pouquíssimas alterações ou testes. Depois é levar estes jogadores para o profissional do Verdão e eles não virarem nada, porque na base era um grupo forte, mas individualmente com poucos valores.

Minha crítica é construtiva, no sentido de que temos que centralizar os esforços das categorias de base para a formação e capacitação de jogadores tecnicamente competentes e psicologicamente com espírito vencedor. Não estou sonhando com "neymares" e "gansos" formados nas categorias de base do Verdão. Quero apenas que o Verdão tenha sempre uns 08 a 10 jogadores oriundos da base com capacidade de serem titulares. O trabalho da base do Verdão no sentido de conquistas tem sido muito bom, mas conquistas apenas dentro da base. Temos que avançar no elo entre a base e o profissional.

Já seria um grande passo !!!

Blog CANAL UEC - www.canaluec.com.br  

4 comentários:

  1. Hoje o UEC tem estrutura e investe na base, porém a "safra" é ruim...10 anos atrás, a safra de jogadores nascidos em 83 a 87, era fantástica, porém era preciso pagar pra treinar,viajar,comer,ter uniforme próprio,pois o UEC não oferecia nada. Daí ngm vingou.
    Vejo alguns jogos da base, e nenhum chega aos pés da safra que tinha Guilhermin,Naninho,Tiagao Oliveira,Soro,Fabinho Rodovalho,Pablao,Diguinho,Frederico,Keyno,Biju,Leandrao,Fincao,Bruno Dias,Negrete,Cafe,Balu,Alberto,Danilinho,Mario Vitor,Ere,Cafu,Bozo,Bruno Almeida,Vinicius Bardauil,Germano,Rubinho,Eduardo,Saulinho,Soninho,Everton,Pandera,etc...desses,com as condiçoes de treinos e torneios atuais, sairiam uns 30 profissionais. Uma pena nascer a época errada.

    ResponderExcluir
  2. Muito bem lembrado Daniel, mas a safra era tao boa que voce ainda esqueceu de alguns como por ex:
    mancuso, diogo, rodriguinho, baron, cafuzinho, rafael tropesso, jaelson, andin,aender e por ai vai...

    ResponderExcluir
  3. o cara que posta este tipo de comentários não acompanha a base, tem muito garoto com condições de ser profissional e até fazer grande sucesso no futebol

    ResponderExcluir
  4. é por este tipo de torcedores que a garotada está indo embora, só lembrando o Murilinho que deixou a equipe a dois anos, é titular e capitão da equipe juvenil do Corinthians, o Gabriel ferrari é titular da ala direita do infantil da Portuguesa e já teve proposta até pra deixar o Brasil, o Arthurzinho e seu irmão Caio, que aliás foi mandado embora do Uberlandia, hoje são atlétas do Santos, é por isso que não se faz atléta, a torcida não acredita e os treinadores mandam embora

    ResponderExcluir

Não serão tolerados comentários que contiverem ofensas, calúnias, difamações, injúrias, denúncias infundadas (existe Ministério Público pra quem quer denunciar), palavras chulas e aqueles totalmente impertinentes à matéria. Siga estas regras e terá sua postagem publicada.

IMPORTANTE: Os comentários feitos não retratam o pensamento dos autores do blog.