Para um garoto de futebol virar craque, ele tem que necessariamente já nascer com um mínimo de talento. Isto é básico. Porém, o mais primordial é que seja um apaixonado pelo futebol e que, principalmente, seja um amigo da bola.
Parece óbvio, mas não é o que vejo dos jogadores hoje em dia. Uma vez perguntaram para ao jogador de basquete Oscar Schimidt porque ele tinha o apelido de "mão santa", ele fez questão de corrigir e dizer que era "mão treinada", pois acaba os treinamentos da equipe, ele ficava sozinho e por horas treinamento arremessos. O goleiro Rogério Ceni (São Paulo) não é um excelente batedor de falta à toa. São horas e horas de treinamento após o treino da equipe.
Isto faz a diferença. Outro detalhe que me lembro é dos ex-jogadores Romário, Edmundo e Renato Gaúcho. Enquanto a maioria dos jogadores após os treinos iam para suas casas, shoppings ou outros tipos de diversão, eles iam para a praia jogar futevôlei, o que, além de divertido, aprimorava cada vez mais a técnica e o domínio de bola deles.
O meu recado vai para os nossos garotos da categoria de base do Uberlândia, que já vi que tem alguns que tem muito talento e não podem ser desperdiçados. Façam da bola a sua amiga. Treinem com diversão e até a exaustão para serem grandes. Cada vez mais vejo jogadores medianos se destacando e conseguindo subir na carreira, imagina se estes caras "comessem" a bola.
A bola, definitivamente, não pode ser a dificuldade do jogador de futebol. Mas o que vejo hoje até em grandes equipes são erros bobos de passes, falta de domínio da bola, escanteios e faltas muito mal cobrados, lançamentos que matam a torcida de raiva... A prioridade das equipes tem sido o condicionamento físico e posicionamento tático e, por isto, os poucos jogadores habilidosos tem conseguido cada vez mais destacar no meio destes pernas-de-paus.
Aquele jogador Kerlon, o Foquinha (ex-Cruzeiro) foi parar no Internazionele (Milão) porque sabia correr com a bola dominada na cabeça. Só sabia fazer isto e foi destaque no mundo inteiro. Não foi para frente no futebol por causa das lesões que atrapalharam sua carreira.
Pensem nisto !!!
CANAL UEC - www.canaluec.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não serão tolerados comentários que contiverem ofensas, calúnias, difamações, injúrias, denúncias infundadas (existe Ministério Público pra quem quer denunciar), palavras chulas e aqueles totalmente impertinentes à matéria. Siga estas regras e terá sua postagem publicada.
IMPORTANTE: Os comentários feitos não retratam o pensamento dos autores do blog.