terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Excesso de confiança frustrou muitos torcedores

Torcedores não esperavam o que viram em campo
Por Renato Rodrigues

Mais uma vez a sofrida torcida alviverde levantou do sofá quente e foi rumo ao Parque do Sabiá apoiar o Verdão em mais uma tentativa de se livrar do estigma perdedor dos últimos anos. Antes do jogo, tudo parecia muito bem aos olhos do torcedor, que torceu para que o time pegasse exatamente o Villa Nova, porque o Boa, na cabeça do torcedor, a gente tinha que ganhar deles na final. Era um conto de fadas!

A tragédia, não preciso nem falar, todos viram no último domingo. Muita gente foi no estádio com a certeza de que o Verdão daria um baile na equipe de Nova Lima. As rádios, antes do jogo, escutavam os torcedores e todos falavam 2 a 0, 3 a 1, 5 a 0 em prol do Verdão. Nenhum louco quis palpitar empate,que era o resultado que servia para o clube, porque o sentimento era de que o Villa realmente seria atropelado.

Aqueles que foram com este pensamento se frustaram. Não sei exatamente quem criou esta expectativa para o torcedor de que o Verdão com um equipe de 50 mil reais mensais iria atropelar todo mundo na semifinal, como fez na primeira fase. Primeiro, foi a própria equipe que fez isto mesmo. Depois a imprensa, no afã de vender publicidade para seus programas e até que o torcedor fosse mais no estádio, acabou criando este clima de ufanismo.

Ao final, o que vi e ouvi foram torcedores que nunca haviam assistido a um jogo sequer da Taça Minas Gerais, saindo do estádio dizendo "não volto nunca mais aqui", esquecendo - ou até nem sabendo - das alegrias e emoções que esta mesma equipe proporcionou durante a competição.

Este excesso de confiança foi usado pelo Villa Nova que buscou o gol rápido, pois sabia que o torcedor do Uberlândia, conforme dizia muito o técnico Moacir Júnior em sua passagem pelo Verdão em 2010/2011, é muito exigente e cobra quando a equipe não está bem em campo. 

Não estou culpando a torcida de nada. Ela é consumidora deste time e ela foi apoiá-lo no último domingo. Só levaram uma crença errada e eles não tem culpa disto. O Uberlândia Esporte Clube, que deve muito torcedor, tem que pagar esta conta rápido. O torcedor não aguenta mais tanta decepção, apesar de que faço questão de frisar: TORCEDOR DE VERDADE NUNCA ABANDONA O TIME.

8 comentários:

  1. Tenho a receita para o sucesso do verdão,uma nova diretoria,(obs)que não sejam amadora como esta,e uma parceria com um grande clube,pode ser o cruzeiro,inclusive só não o fez porque esta diretoria é amadora,depois de feito esta parceria e o verdão ter voltado para a elite mineira e estar disputando a serie c do brasileiro,ai sim temos estrutura e torcida para seguir andando com as próprias pernas.alexandre giaretta

    ResponderExcluir
  2. Renato, é da natureza humana hiper estimar as expectativas , principalmente com relação as suas paixões e quem é torcedor é um eterno apaixonado pelo seu clube, quando ele se frusta a maioria tem a reação de dizer que não volta mais, mas basta o clube dar um motivo (o inicio de uma boa campanha) e lá estará ele de volta com suas novas e apaixonadas expectativas. O papel da imprensa é sempre MOTIVAR os torcedores, afinal nenhum patrocinador que colocar a sua imagem a quem SÓ aponta defeitos.
    Agora é esfriar a cabeça e PLANEJAR o proximo ano.

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que o presidente do UEC tinha que ter um pouco mais de humildade(coisa que o ultimo presidente Everton Magalhaes Siqueira nao teve),tem que tentar fazer uma parceria com o cruzeiro ou atletico sim!Veja o nacional de nova serrana/patos de minas,tava na terceira divisao,aí fez parceria já ta na primeira do mineiro,quase subiu pra serie C esse ano,e isso em menos de 3 anos.
    Todos falam que isso é pedir esmola,é humilhaçao,mais a nossa torcida nao aguenta mais tanto sofrimento,é só desgraça que acontece com esse time,já vem mais de 10 anos esse inferno.
    Eu nunca abandonarei esse clube que amo,mais to percebendo que cada campeonato que se passa,nossa media só diminui.É muito triste ver isso.
    A diretoria tinha que rever seus conceitos...
    NO MODULO 2,O UBERLANDIA NAO PODE ERRAR MAIS!!!

    ResponderExcluir
  4. "Só levaram uma crença errada e eles não tem culpa disto" .... como assim meu amigo?????

    O time é o primeiro colocado na fase de grupo, empata a partida na casa do adversário, precisando fazer um empate em casa ... ai te perguntou, qual outra "crença" que o torcedor ia levar?

    O torcedor na verdade em um mata-mata não importa com o placar, não se importa se o time vai atropelar o adversário, nem mesmo se o time vai jogar bonito, a expectativa do torcedor na verdade era ver o time classificado mesmo com um 0 a 0 feio (que serviria nesse caso).

    qual outra "crença" que o torcedor ia levar?

    ResponderExcluir
  5. BELO TEXTO!!!

    Só ressalto q o q levou o torcedor a criar esta expectativa foi a liderança na 1ª Fase. E a má fase do vila.

    ResponderExcluir
  6. so me faltava essa,agora nois que somos culpados da imcopetencia desses dirigentes,durma com barulho desses!!!

    ResponderExcluir
  7. KKKKKKKKKKKK,olha o comentario do entendedor kkkkkkkkkkkkkkkk.
    Ou ele é burro ou nao leu a materia,ta de sacanagem mesmo...

    ResponderExcluir
  8. a minha tristeza e de saber que existe pessoas como vc ,e um pais emergente como nosso,ditador,intolerante e alem de tudo,sabichão,e uma pena que vc ainda não caiu na real,ninguem e obrigado a pensar com vc;meu colega nos não somos prototicos seus,temos liberdade de expressão,eu ja ti disse .faça um blog pra vc,eu prometo que nem na porta eu passo,mais como este a ti não pertence ,pouco ligo pelo o que pensa,vai ocupar a sua mene em vez de perseguir as pessoas contraria as suas opinioes ,ditador!!!!

    ResponderExcluir

Não serão tolerados comentários que contiverem ofensas, calúnias, difamações, injúrias, denúncias infundadas (existe Ministério Público pra quem quer denunciar), palavras chulas e aqueles totalmente impertinentes à matéria. Siga estas regras e terá sua postagem publicada.

IMPORTANTE: Os comentários feitos não retratam o pensamento dos autores do blog.