quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Elogiado em todos os outros jogos, Jonathan fez sua pior partida


A torcida do Uberlândia Esporte Clube sempre teve uma confiança muito grande no goleiro Jonathan, que assumiu a vaga de André quando este pediu para se afastar por uma semana e acabou tendo seu contrato rescindido. As boas atuações nas partidas da primeira fase da Taça Minas Gerais o credenciaram como uma grande promessa, pois é um jovem goleiro (21 anos). Nas bolas aéreas, Jonathan era arrasador, segurando firme todas ou pelo menos dando um toco, livrando-nos dos perigos que certamente serão uma constante no módulo II de 2013.

Mas na partida deste domingo contra o Villa Nova, a atuação do goleiro Jonathan foi irreconhecível, causando até suspeita de alguns torcedores de que ele entregou o jogo, o que, definitivamente, não acredito. Na verdade, penso que o jovem goleiro sentiu o peso da semifinal e de jogar num estádio Parque do Sabiá com torcida e acabou não tendo uma boa apresentação.

Nas boas aéreas, que sempre foi o seu forte, ele simplesmente não se deslocou do lugar, acreditando talvez que a zaga do Verdão conseguisse livrar as chances dos atacantes adversários. Acabou que dois dos três gols do Villa Nova foram em jogadas de bolas que passaram perto do goleiro, sem falar do segundo gol que passou por debaixo de suas pernas, mas isto acontece com qualquer goleiro.

Ainda acho Jonathan um bom nome para a disputa do módulo II de 2013. Ele veio emprestado pelo Nacional-AM e espero que seja aproveitado. Mas que fique a lição para o garoto que é nos momentos decisivos é que são conhecidos os grandes jogadores.

9 comentários:

  1. O fator psicológico no futebol pesa muito. No dia de um jogo decisivo, muitas vezes um atleta pode não estar tão bem psicologicamente quanto nos outros jogos, e a ansiedade é um dos grandes vilões. Penso que ao falhar no primeiro lance, que quase culminou com o gol do Villa, o goleiro perdeu a confiança.

    Todos foram unânimes ao longo da Taça MG em dizer que nosso goleiro foi o salvador desse time em vários jogos. Não teríamos chegado até as semi-finais se não fosse suas brilhantes atuações, que por várias vezes salvaram o verdão.

    Mas penso que a derrota não foi somente por culpa das falhas do goleiro. Naquele dia, houve um apagão geral, a zaga nao marcava bem, os laterais não apoiavam, o ataque insistia em bolas pelo meio. Os chutes passavam metros acima do travessão.

    Talvez, de agora em diante, o UEC deva realizar um trabalho psicológico especial para os jogos decisivos no Parque do Sabiá. Infelizmente, a torcida do UEC é uma torcida agressiva para com o seu próprio time. Não digo apenas uma torcida que cobra raça e empenho dos jogadores, mas há torcedores que são incisivos em depreciar os atletas do próprio clube de maneira veemente quando o mesmo erra ou demonstra insegurança. Isso tudo só tende a pressionar os jogadores e o resultado é a desestabilização do time.

    O resultado no esporte é alcançado pela motivação, pelo incentivo. E nesse ponto, grande parte da torcida do verdão não é inteligente. Depreciar um jogador durante a partida só tende a piorar as coisas, o ideal é que enquanto houver jogo, que a torcida incentive até o final. No jogo de domingo, um gol nos serviria, mas o que vimos foi torcedores revoltados, xingando a todos, sendo que ainda havia tempo para empatar a partida. Os jogadores que estavam em campo receberam as má vibrações pelos resultados ruins de todos os times que os sucederam, e agora entendem o quanto é difícil jogar no Uberlândia Esporte Clube.

    Não tiro a razão do torcedor em ficar chateado com a atuação do time, que ano a ano tem visto o Verdão ficar sempre no "quase". Mas não concordo com os protestos durante o jogo, ainda mais quando há tempo para se conseguir o resultado favorável. Quando terminar o jogo, aí sim, se for o caso, deve-se organizar protestos, cobrar da diretoria, escrever nos sites e blogs especializados toda a insatisfação com aqueles que forem os responsáveis pelo não alcance do objetivo.

    Se alguém da Diretoria do UEC por acaso ler estas linhas, fica a minha sugestão: Trabalhem o lado psicológico do jogador em jogos que tendem a receber um público maior no Parque do Sabiá. Nossa torcida ainda não sabe torcer!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema é a grande maioria dos presentes em jogos do time, sobretudo naqueles que são mais importantes e decisivos, são apenas simpatizantes e não acompanham a trajetória do time. Basta olhar a quantidade de presentes portando camisas de outras equipes de projeção nacional. São esses que começam a vaiar, sem conhecer a dificuldade do dia-a-dia de se colocar um time profissional para disputar um torneio deficitário. São esses que no próximo certame não acompanharão os jogos da equipe e irão em jogos decisivos com suas camisas do Flamengo, São Paulo, Corinthians, Cruzeiro e outros achando que verão um time de série A em campo. No primeiro erro de um jogador do UEC, as vaias começarão e isso influenciará negativamente o comportamento da equipe em campo. Tem 20 anos que eu vejo isso e acho difícil isso mudar. Simpatizantes sempre haverá, enquanto a verdadeira torcida do time fica menor a cada dia.

      Excluir
    2. Rafael, é a realidade do futebol brasileiro. Muita gente só simpatiza com o time, às vezes não tem nem tempo nem saco para torcer e ficar acompanhando o time. E acabam que viram torcedores "por tabela", por ser da cidade, morar na cidade, ou por influência dos amigos, parentes e tudo mais.

      Isso pode acontecer com qualquer time e não justifica nada. Vaias também pode ser uma forma de motivar a pessoa ir lá e fazer o trem direito. Tem que vaiar mesmo. Passar a mão na cabeça é a mesma coisa de mimar seu filho!

      Olha só o público do jogo contra o Vila Nova. Quantas pessoas foram? Se só fosses torcedores de verdade? Uberlândia ganharia? Qual seria o público!

      Já tá na hora de parar de responsabilizar os torcedores simpatizantes pela situação atual do Uberlândia. Quando não responsabilizão, tratam-nos com desdém!

      Excluir
  2. Concordo com o Marco Oliveira,a ultima frase é cirúrgica!
    A torcida do UEC nao sabe torcer,vaiar os jogadores durante o jogo é um erro grande,tem que se apoiar o time até o fim do jogo,na hora que acabar o jogo se for o caso tem que se protestar,mais durante o jogo tem que se apoiar o time.Nesse ponto,muitos falam mal da inferno verde,mais no domingo eles cantaram quase que o jogo inteiro,porém que esta do lado tem vergonha de cantar tambem,no modulo 2 vamos passar por essa situaçao,todos jogos que formos jogar,a torcida adversaria vai apoiar a equipe deles até o fim,mesmo que o jogador do time dele esteja mal no jogo.
    Mais outra coisa tambem é bom ressaltar,a culpa da derrota nao pode ser atribuida aos torcedores.Na minha opiniao o time subestimou o vila,o time ja tava pensando na final,esqueceram que tinham que jogar um jogo antes ainda,o time entrou de salto alto,e foi atropelado nos primeiros 30 minutos,depois que acordou,infelizmente era tarde.
    Falando do jonathan,nao tem explicaçao oq aconteceu domingo,ele parecia um juvenil,tava com as pernas tremendo.E nos jogos anteriores ele foi muito bem,por isso a minha suspeita de que ele se vendeu,fez corpo mole,até pq dizem que ele tem contrato com o nacional/am.
    NO MODULO 2,O UBERLANDIA NAO PODE ERRAR MAIS!!!

    ResponderExcluir
  3. Que venha 2013 e a velha história de sempre

    SOMOS GRANDES, SÓ NÃO ESTAMOS NA SÉRIE A DO BRASILEIRO PQ CRUZEIRO E ATLÉTICO TEM MEDO DE PERDER A SOBERANIA EM MINAS E COMPRAM A FMF, VAMOS ATROPELAR TODOS COM NOSSA CAMISA FORTE E IMPONENTE, NOSSO ESTÁDIO DE PRIMEIRO MUNDO, 3ª MÉDIA DE PÚBLICO EM MINAS, NOSSO CT INVEJADO PELOS GRANDES CLUBES DO BRASIL COMPARADO A GIGANTES COMO O ATLÉTICO SOROCABA.

    Como todo clube, não dá pra vencer todos os jogos, mas o UEC na sua HUMILDADE não se abate, coloca a culpa nos árbitros, na FMF, na tabela, na gripe suina, na torcida (que serve pra ir no jogo, mas não deve falar nada quando o time estiver perdendo de 2 x 0 em casa para um time inferior), no empresariado local que não dá dinheiro (mesmo o time perdendo acesso tendo o maior investimento), no prefeito que vai, no que vai ficar, no deputado FEDERAL (palavra auto explicativa) que apóia outra cidade (que por coincidência fica nesta mesma FEDERAÇÃO).
    Agora a culpa é TODA sua Jonathan, por ter sido escalado pelo treinador, por ter assumido a bronca quando o outro goleiro quis fazer compra na Europa, por não ter sido pior que o outro goleiro, a culpa é sua por ter comemorado o empate e Nova Lima e saído com a certeza que iria atropelar o timinho (campeão da segunda divisão como o UEC, bi da Taça Minas como o UEC, mais de um século de existência, 1ª divisão do mineiro, e campeão mineiro).

    A cada dia fica mais clara a queda de público nos jogos do UEC, não é má campanha, afinal tem time muito melhor nos ultimos tempos que não leva 500 no estádio. A questão aqui é o amor a camisa, quando a culpa é do jogador, ele é demitido, como não se pode proibir a entrada de torcedores, ele tem a consciência de que não devem atrapalhar, e não vão.
    Talvez o dia que ninguém for ao estádio o clube volte as grandes conquistas, ou então passe a enxegar o verdadeiro culpado pelos fracassos, isso se não falar que é falta de apoio, pq dentro do clube é tudo perfeito.
    Inclusive nos comentário rola uma campanha "No módulo II não pode errar mais"
    Engraçado, o UEC que acompanho nos últimos anos nunca erra, quem erra são os outros, esses ingratos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Danilo, muito legal o seu irônico comentário. Parabéns.

      Excluir
  4. Na questao da torcida reclamar,mesmo o time perdendo de 2x0 dentro de casa,mais ocm o jogo aos 25 minutos do primeiro tempo,eu sou contra SIM.A torcida tem que apoiar o time,enquanto estiver um fio de esperança,quando acabar o jogo,se for o caso,aí sim,tem que chingar,protestar etc...
    Mais é todo jogo do UEC,que a torcida comparece,no primeiro erro de passe,já se começa a falar assim "Nossa,como que eu tive coragem de pagar ingresso pra ver um time desse jogar",ou entao assim "Uma cidade desse tamanho,com um time ruim desse jeito".E mais,é raro ver o torcedor incentivando o time com cânticos,mesmo quando estamos ganhando o jogo,a maioria nao tem coragem de cantar junto com a inferno verde,que ela sim,mostra que sabe torcer,nesse ultimo jogo foi um marco,apoiaram a todo momento.
    Agora na questao da arbitragem,eu já to cansado dessa historia,todo técnico que passa aqui na coletiva fala que o juiz interferiu ali,atrapalhou o time e tal,nessa taça MG diminuiu bastante,mais antes era até chato,o time nunca perdia pq jogava mal,mais sim pq o juiz errava,o marco foi contra o mamoré esse ano em patos,o time fez a pior apresentaçao que eu ja vi o time do UEC fazer,e no fim o Fajardo falou que o UEC foi roubado.É fato que o gol do mamoré estava impedido,e o gol do UEC nao estava,porém durante o jogo o time foi massacrado pelo mamoré,e muitos defenderam o Fajardo,mais pra mim a culpa de nao nos classificarmos foi grande parte dele.Ele nao mexia no time de jeito nenhum,mesmo dando errado ele manteve os titulares absolutos.Isso é só pra citar um exemplo,pq teve outros varios.
    Os arbitros erram sim,mais erram pra todos os times,se tem uma desculpa que nao podemos aceitar é de que o time nao subiu por causa do juiz.
    Falando do jonathan,a culpa da nossa eliminaçao foi dele sim,o goleiro é a principal peça do time,se o goleiro ta inseguro,deixa o time inteiro inseguro tambem.
    E acho que a torcida deveria começar uma campanha:
    NO MODULO 2,O UBERLANDIA NAO PODE ERRAR MAIS.
    Dentro do clube,dentro da casa dos jogadores,tem que ter essa frase escrita.Pq nao da pra aguentar mais o UEC nesse campeonato,temos que sair desse inferno ano que vem.

    ResponderExcluir
  5. Jogador que quer que a torcida não reclame, que não quer sentir pressão, tem que escolher outra coisa pra fazer, pois futebol é um esporte que sempre vai ter pressão. E o Danilo disse tudo, sempre arrumam um culpado pelos constantes fracassos do UEC e nunca assumem os erros na direção da equipe, montagem de elenco e etc. Talvez devam fazer uma campanha agora para o UEC jogar com portões fechados, pois agora a culpa é da torcida que vaia o time, então joguem com portões vazios, talvez nosso UEC suba ano que vem.

    ResponderExcluir

Não serão tolerados comentários que contiverem ofensas, calúnias, difamações, injúrias, denúncias infundadas (existe Ministério Público pra quem quer denunciar), palavras chulas e aqueles totalmente impertinentes à matéria. Siga estas regras e terá sua postagem publicada.

IMPORTANTE: Os comentários feitos não retratam o pensamento dos autores do blog.