segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Quem avisa, amigo foi !!!

Nosso glorioso Uberlândia Esporte Clube perdeu sua primeira partida na Taça Minas Gerais diante do Villa Nova, jogando no campo do Castor Cifuentes, local que, por conhecer o Airton Borges, me recuso a chamar de estádio. Além disto, viu a liderança da Taça Minas Gerais ser ocupada pelo adversário, um time com um punhado de jogadores juniores.

O técnico João Carlos Cavalo estava sabendo de tudo que iria acontecer no jogo em Nova Lima. Sabia das dimensões do gramado e da forma que o Villa Nova iria atuar, alçando bolas na área e que o forte da equipe era a bola aérea. Mesmo assim, o Verdão acabando sendo surpreendido e a responsabilidade foi toda do treinador. Explico.

Sabendo das condições de jogo que iria enfrentar contra o Villa, Cavalo deveria ter mudado o esquema de jogo, fortalecendo o sistema defensivo e colocando um atacante de área para tentar finalizar.  Mesmo sabendo disto, deixou para fazer as alterações somente com o decorrer da partida. Curioso que, tendo jogado mal contra o Uberaba, condição suficiente para vencer os chifrudos, o treinador entendeu que deveria manter uma base para melhorar o entrosamento dos jogadores titulares. Não era jogo para somente dois zagueiros e sim uma formação com três zagueiros e pelo menos um volante fixo no meio de campo, sem permissão de sair para o jogo.

Ao deixar a defesa desprotegida para o jogo aéreo, Cavalo fez o time do Verdão correr um risco desnecessário. Não se pode jogar com um time no Parque do Sabiá, que tem as maiores dimensões e um gramado que parece um tapete e aplicar o mesmo num Castor Cifuentes, que é o menor permitido legalmente e a grama cheia de areia.

Estas lições estão sendo aprendidas e o Uberlândia tem que ter sim um esquema de jogo para o Parque do Sabiá e outro para jogar fora. Eu avisei semana passada que em Nova Lima não se podia manter a mesma equipe. Deu no que deu. Só me falta agora ele mudar tudo para encarar o Boa. Para quinta-feira penso que tem manter a mesma equipe ou pelo menos a mesma formação tática contra os Chifrudos, com alteração de uma ou duas peças que falarei depois pra não transformar esta matéria num testamento.

Vai Verdão, eu acredito sempre em você !!!

3 comentários:

  1. O pesadelo começou de novo,no modulo 2 desse ano foi assim,o time jogava mal e vencia em casa,e jogava RIDICULARMENTE e perdia fora.Eu nao vi o jogo contra o vila,mais pelos lances que pude ver,o time é a mesma coisa do modulo 2,é triste o time nao conseguir pontuar fora de casa,assim a pressao fica muito grande para vencer em casa,oq atrapalha muito.
    O Cavalo deveria ter mudado o time para jogar em nova lima,parece que todos treinadores que vem para o UEC sao iniciantes,nunca aprendem que fora de casa nao da pra jogar como se joga aqui no parque,o unico campo decente que o UEC joga é no sabiá,enquanto tivermos na foça da modulo 2 e nessa taça MG que nao vale nada,só jogaremos fora de casa em gramados ridiculos.
    ACORDA UEC!!!

    ResponderExcluir
  2. pergunto-lhes uma coisa: será que os membros da comissão técnica, jogadores acompanham este blog? pq realmente foi deixado a dica......

    ResponderExcluir
  3. ta precisando de volante olhe um dos juniores o yan pra e um menino serio que joga pro time nao aparece pra torcida joga pro time no esquema que o tecnico quiser .fiquei sabendo que foi muito bem na taça bh porque nao testar omenino quem sabe da certo??????????????????

    ResponderExcluir

Não serão tolerados comentários que contiverem ofensas, calúnias, difamações, injúrias, denúncias infundadas (existe Ministério Público pra quem quer denunciar), palavras chulas e aqueles totalmente impertinentes à matéria. Siga estas regras e terá sua postagem publicada.

IMPORTANTE: Os comentários feitos não retratam o pensamento dos autores do blog.