sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

O menino surpresa (por Flávio Gomide)

Bruno Henrique, meia emprestado pelo Cruzeiro


Texto por Flávio Gomide (*)

Estive na última terça-feira no CT Ninho do periquito pra acompanhar o jogo treino dos reservas do Verde contra a equipe amadora do Guará e lá pude observar várias peculiaridades que norteiam o universo do Uberlândia Esporte Clube.

Como o jogo treino estava marcado para o último campo gramado do CT, foi preciso caminhar,  e caminhando, analisei novamente toda a estrutura e todas as pessoas que compõe essa estrutura no CT, o que me faz lembrar do antes e da revolucionária mudança na estrutura desse universo verde no durante, que deve refletir para dentro das quatro linhas em breve.

Das peculiaridades naquela terça-feira, desde a preparação para o amistoso, a conversa do técnico Eugênio com o grupo no círculo central do gramado, os abraços no reencontro de ex-jogadores do UEC, craques amadores da cidade, cones e bolas no cenário, alguns torcedores, distribuição dos jogos de camisa, e finalmente, com a bola rolando, aos poucos, eu fui me atentando para algo que merecia uma observação especial. Um rapaz que atuou no ataque do verde, que foi o “garoto surpresa” da tarde. No começo, quando ele fez o gol na sobra, eu até poderia contar como “sorte”, pois só empurrou pras redes sem “chamar a atenção”. Mas quando ele pegou a bola e partiu para o ataque na ponta direita, se livrou do zagueiro adversário, cortou pro meio e mandou um golaço no ângulo direito do ex-goleiro do UEC Roger em fração de segundos, eu já vi que o menino tinha bom trato com a bola. Depois disso, ele marcou outro tento de cabeça e fez outro gol tirando do goleiro a meia distância. Quatro gols do “menino surpresa”, dos nove que o verde marcou.

Na saída, o bom jogador amador Alencar, atacante do Guará, jogador amador de salão e campo, que joga muito bem nos dois pisos por sinal, disse: “Desses que estão aí, aquele menino alí é diferenciado”. Percebi então que não estava sozinho na minha análise  positiva. Alencar se tratava de Bruno Henrique (foto), atacante de 21 anos que veio de BH.

Bruno Henrique está em fase de adaptação ao profissionalismo, visto que foi destaque da Copa Itatiaia de futebol amador, e por esse motivo, fechou contrato com o Cruzeiro.

Não estou falando que existe nenhum novo Geraldo Touro no verde, nem que o menino veio para ser a esperança do UEC, pois não vejo as coisas dessa maneira imediatista. Porém, como membro do conselho deliberativo e sócio benemérito do nosso “mais querido e forte”, eu já adianto e aconselho: - Amarra esse menino aqui, e faz um contrato para uma parceria de benefícios em qualquer negociação futura. O Cruzeiro descobre, o Uberlândia Esporte faz a lapidação e revela, os dois ganham. Assim, caso vingue, o “menino surpresa” da tarde de terça-feira pode render dentro e fora das quatro linhas, Pois é rendendo que veremos um verdão forte, e ver no brasão que é tão amado, o amor o sangue (verde) e o valor da cidade!

Vai Verde !!!


(*) Flávio Gomide é sócio benemérito e membro vitalício do conselho deliberativo do UEC.

8 comentários:

  1. Esse Bruno joga muito , mas nao querem por pra jogar porque ele nao tem experiencia .Experiencia pra joga modulo 2 ? tem certeza? eu acho que habilidade e muito mais importante . Experiencia é preciso pra joga uma libertadores da america , nao modulo 2 do mineiro

    ResponderExcluir
  2. Olha, até concordo com nosso amigo Flávio Gomide, mas acho que igual ou melhor que esse menino de veio de BH, nós com certeza temos aqui na cidade. Eu acompanho sempre a base do Verdão, tem mto muleque bom ai, e tem uma meia dúzia no mínimo que foi dispensado de Novembro pra cá e são realmente bons jogadores mesmo.

    Então o que falta mais na base, é encarar a coisa pra veler com mta RESPONSSABILIDADE e PROFISSIONALISMO.

    ResponderExcluir
  3. Como pode um jogador de futebol, como qualquer outro profissional em qualquer área, adquirir experiência sem trabalhar,participar etc.
    No caso deste garoto, se não jogar não vai adquirir experiência, então porque está no Verdão?

    ResponderExcluir
  4. Desculpe o amigo Soaid mas ha muito tempo nao aparece nas bases do UEC um jogador do nivel desse Bruno Henrique. Quando vc o ver jogando vai verificar que pela idade ele e muito diferenciado dos outros jogadores que vieram dos juniores. O VERDAO tem que saber tirar proveito disso e pegar parte dos direitos federativos do garoto. Todo o treino ele esta arrebentando, segundo inclusive a imprensa que acompanha o dia a dia do Clube. Voce tem razao quando fala que as diretorias nao aproveitaram os jogadores da base, descartando-os muito facilmente, mas e impressionante como um projeto como o craques do futuro nao apresenta resultados depois de tanto tempo. E preciso apurar o motivo de nao aparecer destaques verdadeiros nas bases do verde. Basta olhar os resultados do ultimo mineiro. Na copa SP o time estava todo mudado , e por isso teve melhor sorte. Tem que ser trabalhado melhor a parte fisica, fisiologica, alimentar e dar mais suporte as bases. Essa diretoria precisa concentrar cartuchos ai, para que possamos criar bons jogadores em casa e depois negocia-los com retorno ao clube.
    Valeu !!!

    Tarcisio Guimaraes

    ResponderExcluir
  5. Sera que nessa cidade que respira futebol nao conseguimos formar craques?ê de si pensar melhor?precisa mudar entao a direção desse projeto,concorda rehato

    ResponderExcluir
  6. Entendedor, é ilusão acreditar que Uberlândia é celeiro de craques só porque tem 600 mil habitantes. Hà quantos anos ninguém é revelado como jogador de futebol de Uberlândia. No salão, temos hoje três jogadores, o Vinicius, Lenísio e o Neto, mas mesmo assim uberlandense é só o Neto.

    Também acho que o projeto da base tem que ser mudado, mas cansei de falar com as paredes !!!

    ResponderExcluir
  7. Pelo que dizem o projeto Craque do Futuro desenvolvido pelo Uberlândia Esporte Clube recebe uma grana boa das empresas envolvidas para ser aplicado no projeto. Vários jogadores são revelados, porém, por motivos que não sei explicar vão atuar em outros clubes espalhados pelo Brasil. Pergunto:
    Como é aplicado esta verba?
    Onde estão os jogadores revelados?
    O Guto merece a nossa confiança, está na hora de explicar com transparência o que acontece com este projeto.
    A diretoria passada não deu qualquer satisfação sobre o assunto, nem tampouco a negociação com o Bretas sobre a venda do Juca Ribeiro.
    Isto tudo contribui para apagar do nosso coração a chama que sempre tivemos pelo Verdão.

    ResponderExcluir
  8. E pensar que eu ja tinha avisado... fica o registro do aviso, o carinho prlo clube, e que novos Brunos Henriques possam surgir no Verde...

    Abs, Flavio Gomide

    ResponderExcluir

Não serão tolerados comentários que contiverem ofensas, calúnias, difamações, injúrias, denúncias infundadas (existe Ministério Público pra quem quer denunciar), palavras chulas e aqueles totalmente impertinentes à matéria. Siga estas regras e terá sua postagem publicada.

IMPORTANTE: Os comentários feitos não retratam o pensamento dos autores do blog.