domingo, 4 de dezembro de 2011

Um gesto, apenas um gesto !!!


Hoje completou 219 dias que aconteceu o último jogo do Uberlândia Esporte Clube de 2011. Foi naquela triste sexta-feira do dia 29 de abril, às 10 horas da manhã, no estádio Parque do Sabiá, quando o Verdão e Tombense realizaram um jogo sem graça, morno, com times reservas, uma vez que já não tinham mais chance de classificação para o módulo I.

Um empate em 1 a 1 que nem faz diferença lembrar. Aliás, melhor nem lembrar. O que eu quero falar é bastante relacionado à isto. Ontem passei por uma moça, por sinal muito simpática, vestindo aquela bela camisa combat do UEC. Sem muita timidez, interrompi o seu andar e disse-lhe: "Fico muito feliz em ver alguém com a camisa do Verdão. É o time da cidade e é legal ver uma e outra pessoa com orgulho do time, independente dele estar parado, se está bem ou mal. Parabéns". Ela me agradeceu e disse que torce muito pelo Uberlândia Esporte Clube. Despedi feliz da vida.

Torcedor é assim mesmo, ama o time independente da fase em que ele esteja. Tem alguns que pensam que usar a camisa do Uberlândia Esporte é apoiar esta fase ruim que o clube passa. Não tem nada a ver. Nunca torci para o Verdão porque ele foi campeão em 1984, mesmo porque eu nem vi ele ganhando este título. A minha paixão pelo time veio de um empenho muito legal de meus amigos, os advogados Luiz Martins Netto e José Ricardo Rocha Guerra que me levavam aos jogos do Verdão nas quartas à noite lá pelos idos de 1994/1995. Eles cantavam o hino do time na ida, durante o jogo e na volta, perdendo ou ganhando. O orgulho era torcer para o time, o time da cidade. Eu me deliciava com isto.

Mas, infelizmente, falta respeito a muitos uberlandenses e uberlandinos (termo criado por Luiz Quirino e pelo qual me enquadro) com o time que leva o nome da cidade. Fazer chacota de um time que está em péssima fase é fácil e ficar esperando ele voltar a brilhar para aí então voltar usar a camisa e se dizer torcedor, me desculpem, é uma atitude muito medíocre. É livre o direito de cada um fazer o que quiser, assim como eu pensar da forma como eu quiser e penso que se você não pode falar bem do time da cidade que você mora ou nasceu, pelo menos não fique por aí denegrindo, querendo tirar uma de entendido de futebol e desqualificando o Verdão. Com isto, sinceramente, você não está ajudando. 

Essa mania de muitos em Uberlândia em querer diminuir o time não ajuda em nada. Não estou querendo afirmar que vocês tem que ficar elogiando, apenas tenham orgulho em dizer que torcem por este clube. Às vezes nem precisam palavras. O simples gesto daquela simpática moça que encontrei ontem, de usar a camisa do Verdão, diz tudo.

Bom domingo a todos !!!

Um comentário:

  1. Renato, a sua bondade é a verdadeira motivação não só da crônica, como de tudo que dela consta.


    Obrigado pelas palavras, mas, na verdade, o presente é nosso, verdadeiros torcedeores do Verdão que temos no seu canal de comunicação, por intermédio da sua honesta, séria e responsável pessoa as informações e a possibilidade de dar vazão às nossas opiniões.

    Muito obrigado, sempre!

    luiz martins netto

    ResponderExcluir

Não serão tolerados comentários que contiverem ofensas, calúnias, difamações, injúrias, denúncias infundadas (existe Ministério Público pra quem quer denunciar), palavras chulas e aqueles totalmente impertinentes à matéria. Siga estas regras e terá sua postagem publicada.

IMPORTANTE: Os comentários feitos não retratam o pensamento dos autores do blog.