domingo, 12 de dezembro de 2010

E ele beijou o escudo

"Vale destacar que torcedor – e, aqui, não importa se criança, mulher, velho, jovem, rico ou pobre – nunca será igual ao ‘consumidor’, embora este, muitas das vezes, tente ser aquele”

É fato que existe um movimento no sentido de dar à magia do futebol a dicotomia consumidor x espetáculo. O binômio torcedor x futebol já vem se esvaindo, há tempos... Para os desavisados, melhor incentivar o filho a ‘torcer’ pelo São Paulo (time da moda) ou pelo Flamengo ou Fluminense, por terem bonitas cores. Ah!, e lembrando: mesmo sendo a criança filha de Uberlândia. Está, pois, em curso um processo, ao que parece sem volta (lamentavelmente!), que vem criando uma nova relação entre os clubes e seus aficionados, que não serão mais os tradicionais torcedores, mas serão os futuros consumidores, seja do espetáculo, seja dos produtos dos clubes de futebol.

Como bem observa o sociólogo paulista Ademir Castellari, esta elitização do futebol teve início na Inglaterra, quando a população daquele país, endinheirando-se mais e mais a cada dia, acabou empurrando os pobres ou os ‘inconvenientes’ para freqüentarem o ‘espetáculo’ rumo às suas casas, subjugados ao pay-per-view ou aos mixos jogos na TV aberta (alguma semelhança com o que vem acontecendo aqui, no Brasil?).

Vale destacar que torcedor – e, aqui, não importa se criança, mulher, velho, jovem, rico ou pobre – nunca será igual ao ‘consumidor’, embora este, muitas das vezes, tente ser aquele. O torcedor de verdade não liga para a qualidade do espetáculo. Ele torce, simplesmente torce – e muito – para o seu time. O ‘consumidor’ exige um bom produto, coisas que o eufemismo qualifica como ‘mercado’, ‘espetáculo’ etc. Difícil imaginar como uma pessoa pobre ou de poucas posses poderá pagar por uma sala climatizada, serviço ‘a la carte’ e telões com replay nos jogos de seu clube...

A poucos dias do 86º aniversário do nosso Uberlândia Esporte Clube, me vêm à mente aqueles bons tempos, quando, levado pelo meu amado pai e grudado no alambrado do Estádio Juca Ribeiro, comia pipoca e assistia aos jogos do meu querido Verdão. E os pais levavam suas crianças. E a criança crescia torcendo, também loucamente tal qual o pai, pelo Verdão. Nada parecido com o que vemos hoje quando ‘melhor é torcer para quem está ganhando’, comportamento típico de quem só pensa em ganhar, assim como todo e qualquer bom consumidor.

Domingos atrás tivemos o jogos contra o nosso maior rival: Uberaba Sport. Meu filhinho, Luiz Gustavo, de 4 anos apenas, não pôde ir. Vetado pela mãe, em razão de uma gripe que parecia vir... Mas não teve problema: antes de minha saída para o estádio, ainda sentado no sofá de minha casa e já vestido com o manto verde e branco, Luiz Gustavo pulou em cima de mim, me disse tchau papai e, não perdendo a oportunidade, agarrou minha camisa e beijou o escudo do Uberlândia Esporte.

Parabéns, Verdão! Você é tradição, amor e força! E continue firme no seu caminho de conquistas e glórias!!!

Luiz Martins Netto
Advogado
Uberlândia (MG)"

Fonte: Jornal Correio - Edição de 28.10.2008

14 comentários:

  1. Belo texto. Parabéns Luiz Martins Netto!!!

    Carlos A. Souza

    ResponderExcluir
  2. Gostei demais.Parabéns Luiz Martins (PROXIMO PRESIDENTE DO VERDÃO)...

    ResponderExcluir
  3. BRUNO= ANONIMO= ANONIMO=ANONIMO= ANONIMO= ANONIMO= ANONIMO= SETE PARTICIPANTES.

    ResponderExcluir
  4. BRILHANTE SR: LUIS MARTINS, E SEMPRE BOM COMENTARIOS DE PESSOAS COMO VOSSA SENHORIA. ISTO DEMOSTRA SEU PROFUNDO CONHECIMEMENTO DA REALIDADE DO CIDADAO. JA DIZIA O ANCIAO; DEPOIS QUE CONSTRUIU O SABIA NUNCA VI UM TIME DO UBERLANDIA A ALTURA DESTE MAJESTOSO ESTADIO.ISTO SO VEM ABILHANTAR A VITORIA DOS GLORIOSOS TIMES DE PATOS DE MINAS, SOBRE O COMBALIDO PIRIQUITO...

    ResponderExcluir
  5. Opa, Renato!
    muito obrigado!
    É muito gratificante saber que um texto escrito há mais de 02 anos ainda seja lembrado!
    agradeço a consideração e atesto-lhe mais uma vez a minha audiência diária no blog.
    valeu!
    abraços verdes,
    luiz martins.

    ResponderExcluir
  6. Luiz Presidente do verdão...Abraços, Rui

    ResponderExcluir
  7. Gostei demais.Parabéns Luiz Martins...

    mais esse torcedor do marmore é chato em

    ResponderExcluir
  8. mamore e urt, seu dias estao contados, prepara o fogo e a panela que vai ter chocolate....
    sai pra la seus olho gordo

    ResponderExcluir
  9. Antes tarde do que nunca...Demorei a encontrar mas li. parabéns pela dissertação! Como sempre muito sábio...

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Grande Luiz, em 2010 quando você escreveu este artigo citou São Paulo, Flamengo e Fluminense, hoje em 2020 as coisas estão tão diferentes que os garotos torcem pra PSG, Manchester City, se não torciam para os times da cidade hoje nem do país mais andam torcendo.
    #redbull #verdao #paulonobre

    ResponderExcluir

Não serão tolerados comentários que contiverem ofensas, calúnias, difamações, injúrias, denúncias infundadas (existe Ministério Público pra quem quer denunciar), palavras chulas e aqueles totalmente impertinentes à matéria. Siga estas regras e terá sua postagem publicada.

IMPORTANTE: Os comentários feitos não retratam o pensamento dos autores do blog.