Encerrando seu mandado como presidente do Uberlândia Esporte Clube no dia 31 de dezembro de 2011, após ter assumido o clube em 01 de janeiro de 2006, Everton Magalhães Siqueira concedeu entrevista ao CANAL UEC, falando de como encontrou o UEC, como está entregando para seu sucessor Guto Braga e como espera o futuro do clube. Confira:
CANAL UEC: Qual a situação que você encontrou o Uberlândia Esporte em 2006?
Everton: Quebrado, falido, sem nada, sem nenhuma condição de tocar o time. Não tinha nem papel higiênico. O patrimônio estava todo penhorado, tanto o Juca (Ribeiro) como a Vila (Olímpica). 84 processos trabalhistas, 35 cíveis e problemas atrás de problemas.
Como está entregando o Verdão ao seu sucessor Guto Braga?
Clube todo saneado, com os processos trabalhistas pagos, e os cíveis pagos e alguns já negociados e sendo quitados. Ex: DMAE. Time montado, com toda estrutura para um time de futebol. A melhor estrutura do interior do país, que muitos times grandes não possuem.
Quais foram as conquistas da sua gestão que você tem mais orgulho?
Sanear a instituição, salvando um patrimônio da nossa cidade. A negociação com o Bretas, que vai ficar marcado na historia do UEC e da cidade de Uberlândia. A construção do CT e o ciclo de amizades que conquistei através do UEC.
O que você não conseguiu fazer nestes 06 anos que te deixou frustrado?
A regularização dos sócios patrimoniais, porque ninguém sabe quem são e quantos são. O UEC com o patrimônio que tem hoje é de suma importância regularizar essa situação.
Por que dentro de campo não conseguiu os resultados esperados?
Para mim, conseguimos muitos resultados expressivos, chegamos a duas finais da taça minas, fomos campeões do modulo II em 2008 e fomos roubados no tapetão pelo América. Agora, a realidade é que o povo de Uberlândia e os torcedores acham que o UEC é muito grande, que tem que ganhar todos os campeonatos. Na verdade nós somos um time pequeno, que não tem apoio da sociedade e não tem patrocínios. Vivemos esses 6 anos com o pires na mão, pedindo esmolas e na hora de ajudar ninguém ajuda. Mas cobrar todo mundo cobra. E o futebol hoje ele é uma realidade, e não mais ficção, basta olhar o Corinthians com o Ronaldo com mais dinheiro onde chegou, e olha os times que perderam dinheiro, como o Goiás, onde está agora...
Como 2º vice-presidente, como será sua participação na administração de Guto Braga?
Minha participação será a mesma, ajudando da maneira que sempre ajudei, como o Guto, o Roque e o jurídico sempre ajudaram. Vocês e a maioria não sabem como é o UEC no dia a dia. Todo mundo precisa de todo mundo. Não vai ser o Guto ou nem o Everton que vai salvar ou fazer o Verdão campeão sozinho. É uma equipe que trabalha e trabalha muito, sem apoio, com pouco dinheiro e tendo que montar time caro e campeão, como lhe falei na outra resposta, porque a cidade é grande, a torcida é grande!
Aqui nessa cidade, tem a turma do amendoim, que não colabora, só atrapalha e faz uma tempestade em copo d’água. Sempre querem crucificar alguém, ontem foi o Everton, agora vai ser o Guto, no futuro vai ser o Zé, o Mané e etc... Tem que parar com isso, se nós quisermos um time grande e campeão, a primeira coisa é acabar com essas pessoas, isso é um câncer que o UEC tem.
Vocês que são formadores de opinião, tem a obrigação de combater esses caras, não é dar apoio a esses cretinos, hipócritas e medíocres, porque só fazem o mal.
Uma vez no nosso programa RESENHA você disse que o time faz um gol ninguém lembra do presidente, mas quando este sofre um gol todos se viram na arquibancada para ele. Como foi viver o cargo de presidente do UEC onde envolve esta questão da paixão?
Isso é normal, o torcedor, incluindo eu, somos todos irracionais dentro de campo, isso nunca me incomodou, no futebol presidente e treinador, vai do céu ao inferno em dois segundos.
O que irrita é hipocrisia, falsidade, como tem cara que escreve nos comentários do seu blog, que me dá tapinha nas costas, me chama de melhor presidente da historia, e sai falando mal, inventando histórias, isso que deixa a gente com a dúvida. Será que vale a pena?
Você tem mágoa ou ressentimento de torcedores ou membros da imprensa por críticas injustas ou maldosas?
As criticas sejam construtivas ou não, foram sempre bem aceitas. É por isso que a gente tem dois ouvidos, um para entrar e o outro para sair. O ruim, é que tem gente que não entende nada de futebol, que nunca jogou, que nunca foi atleta, nunca participou de diretoria e te critica sem saber da matéria. A gente tem que ignorar, porque rebaixar a esse manto de ignorância é perder tempo.
Seis anos sob o comando do UEC valeram a pena?
Acho que sim, eu sou um Everton antes e outro depois do UEC.
O UEC faz parte da minha vida. Amo de paixão, defendo com unhas e dentes, passo por cima de quem quer acabar ou prejudicar essa instituição, fiz minha parte, a historia vai dizer. E como diz meu pai: nada melhor do que um dia depois do outro.
Por fim, qual foi seu maior aprendizado e que você deixa de legado para Guto Braga?
Ser honesto, não dar ouvidos aos cretinos, hipócritas e medíocres. Ouvir quem lhe ajuda e tem boas intenções, respeitar quem te respeita. E passar por cima de quem quer lhe f(...).
No futebol não tem essa de bonzinho não, não tem essa de ser educado não. Tem que ser dente por dente e olho por olho, porque se não, vai voltar o que era antes. Agora está todo mundo querendo o UEC, porque agora ele se transformou numa mulher bonita, cheirosa e gostosa. Ninguém quer pegar mulher feia, catinguda e brucutu.
Renato, para finalizar, quero pedir desculpas se um dia eu ofendi alguém, magoei alguém, e que eu não tinha motivos para isso. Sou um ser humano normal, pai de família e que carreguei durante 6 anos uma carga que poucos conseguem carregar, e tem hora que a gente estoura. Tenho certeza de quem merecia carinho, respeito eu dei, e vou continuar dando.
Apoiem o Guto, apoiem esse time, defendam com unhas e dentes. Façam como você mesmo já vivenciou, viajando acompanhando nosso time principalmente nas cidades pequenas, que a população abraça o time, não divide a torcida, só assim nos vamos fazer dessa instituição campeã, respeitada e principalmente nos dando alegrias e satisfação de torcer por ela.
Fiquem com Deus, tenham um 2012, muito melhor que foi 2011. Um grande abraço!
vá com deus e por favor não passe nem na porta do verdão,o que a torcida mais queria vc não nos deu,títulos e acessos,um time que em noventa anos tinha caido duas vezes,vc conseguiu derrubar duas vezes em seis anos,e ainda quer que a torcida te aplaudi,te enxerga cara.vc nunca vai fazer falta pode crer
ResponderExcluir