Em 27 de maio de 1982, foi inaugurado pelo prefeito Virgílio Galassi, o monumental estádio Parque do Sabiá, que até hoje continua sendo um dos grandes estádios de nosso país. Em 1995, o então vereador Leonídio Bouças deu uma sugestão para que o estádio se chamasse João Havelange, em homenagem ao então presidente da Fifa (1974-1998).
Acontece que este senhor João Havelange nunca veio na cidade de Uberlândia/MG, nem mesmo para agradecer a homenagem. E para piorar, foi criado outro estádio no Rio de Janeiro com o nome Estádio Olímpico João Havelange, que todos fazem questão de chamá-lo de Engenhão. Será por que?
Seria muito interessante ter o nome do estádio com o do ex-presidente da Fifa e atualmente sogro de Ricardo Teixeira, presidente da CBF, se estes realmente se importassem com o estádio e fizessem alguma coisa para que tívessemos sempre grandes jogos por aqui. Mas, faz quanto tempo que a seleção brasileira não vem em Uberlândia?
Recentemente, o João Havelange e Ricardo Teixeira tiveram que confessar suborno perante um tribunal suíço e, inclusive, tiveram que devolver o dinheiro.
O fato é que o estádio Parque do Sabiá, nome que eu sempre gosto de referir, não merece ter seu nome ligado ao senhor João Havelange. Se ele ao menos tivesse nos dado a honra de vir na inauguração, em algum jogo, mas nunca veio aqui. Além de estar envolvido em escândalos no futebol, a CBF teve o despeito de permitir a criação de outro estádio com outro nome. Basta !!!
Está na hora dos políticos de Uberlândia fazerem um projeto para alteração do nome do estádio, e fazer a homenagem mais justa, para o seu criador, o ex-prefeito Virgílio Galassi (foto), que fez das tripas coração para a construção do estádio. Fiz uma enquete e conto com a opinião de vocês.
Nossa ciddade não pode continuar a ter o nome de alguém que já foi condenado pelo Tribunal Suiço em subornos, escandalos, propinas e roubalheira.
ResponderExcluirSou a favor de mudar o nome do estadio para Virgilio Galassi.
Não podemos nos Uberlandenses aceitar que nosso estádio leve o nome de uma pessoa que é considerada persona non grata no mundo futebolistico.
Abaixo transcrevo comentário do Juca Kfuri:
O programa de TV “Panorama”, da BBC de Londres, afirmou ontem à noite que a Fifa está impedindo a divulgação de um documento que revela a identidade de dois dirigentes da Fifa que foram forçados a devolver dinheiro de propinas em um acordo para encerrar uma investigação criminal na Suíça no ano passado.
Um desses dirigentes é Ricardo Teixeira, do Comitê Executivo da Fifa, presidente da CBF e do Comitê Organizador da Copa do Mundo no Brasil.
O acordo encerrou uma investigação sobre propinas na casa dos 100 milhões de dólares pagas a altos dirigentes da Fifa na década de 1990 por uma empresa de marketing esportivo, a falida ISL.
Além de Ricardo Teixeira, a investigação do Panorama cita o ex-presidente da Fifa João Havelange.
Só Teixeira, segundo o programa da BBC, recebeu 9 milhões e meio de dólares.
Tanto ele quanto Havelange se recusaram a responder as perguntas do programa.
Como Teixeira viaja hoje para Suíça é possível que lá ele se manifeste depois de conversar com Joseph Blatter, que tenta evitar a divulgação dos detalhes do caso, como já determinou um juiz da cidade suíça de Zug, para não ver atrapalhado o seu plano de reeleição na presidência da Fifa na semana que vem.
Juca Kfouri para o Jornal da CBN desta terça-feira, 24 de maio de 2011.
Estou de pleno acordo, a primeira e última vez que esta pessoa veio a Uberlândia foi na inauguração do Estádio, que infelizmente leva o seu nome.
ResponderExcluirVAMOS MUDAR PARA ESTÁDIO VIRGILIO GALASSI, ele realmente merece por tudo que fez por nós Uberlandenses e Uberlandinos.
Tudo nessa cidade tem que ter o nome do VIRGILIO GALASSI ? Que idolatria é esta ? Ele já tem o nome no centro administrativo, ele NÃO FEZ das tripas o coração para construir o estádio, esse estádio foi construído na ditadura militar, inclusive estive na inauguração do gramado e do próprio estádio com a presença do então presidente Figueiredo. Fiquemos atentos com essa idolatria ao Sr. Virgilio, que foi um excelente prefeito, mas é tão político qto Ricardo Teixeira e Joao Havelange.
ResponderExcluirSe tem alguém que merece o nome naquele estádio esse alguém é o Sr. Jose Flamengo que deu a vida pelo estádio desde o lançamento da pedra fundamental. Renio Carlos Garcia
Zé flamengo? c tá de gozação kkkkkkkkkkkk
ResponderExcluirO anonimo depois intitulado como Renio Carlos certamente não é Uberlândense. Comparar o Sr. Virgílio Galassi com os corruptos Ricardo Teixeira e João Havelange demonstra que não conhece a nossa história, pura ignorância.
ResponderExcluirTem mais, o Estádio foi construido graças a doação de 1.000 lotes naquele local doados por uma Imobiliária, bem como recursos financeiros da prefeitura. Foi construido sim no governo João Figueiredo.
Uberlândia é esta cidade maravilhosa e dinâmica que oferece oportunidades para nossos có-irmãos Uberlandinos porque seu povo é trabalhador e seus políticos, salvo alguns,trabalham pensando no futuro. Exemplo o nosso grande prefeito Odelmo e como foram também. Renato de Freitas, Tubal Vilela, Afrânio Rodrigues, Paulo Ferola e Deputados, Rondon Pacheco,foi Governador de Minas, Mario Pacheco, Homero Santos,Luiz Humberto, João Pedro Gustim etc.
Sr. anonimo procure saber realmente quem foram nossos homens públicos para não ficar dizendo asneiras e falta de conhecimento.
o mais importante não é o nome do estádio.
ResponderExcluiro mais importante é tirar o nome q hj ali se encontra...
MOVIMENTO MUDA O NOME DO ESTADIO
Uberlândia não merece ter o estadio no nome de um dos maiores corruptos do futebol mundiaL...
ResponderExcluirMUDA O NOME DESTE JH (CORRUPTO DO FUTEBOL)
Pode mudar o nome, mas o estádio continuará sendo chamado no Brasil inteiro de "Parque do Sabiá", que, na minha opinião, é o melhor nome.
ResponderExcluirTem que mudar o nome mesmo, o nosso estádio não pode ter nome de um dos maiores corruptos da história do futebol brasileiro.
ResponderExcluirSugestao: estadio Rena ou wevertom magalhaes!!!
ResponderExcluir